A Maior Flor do Mundo

A Maior Flor do Mundo José Saramago




Resenhas - A Maior Flor do Mundo


38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Portal JuLund 17/05/2017

A maior flor do mundo @CiaDasLetras
Longe de ser um livro infantil, o título A maior flor do mundo é “Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ 2001, categoria criança”, e arrebata o leitor pequeno ou não.
A história fofa e delicada de Jose Saramago (O imortal!) traz em sua narrativa lúdica um pouco de melancolia e muita esperança. Nela, um senhor muito simpático conta o que um dia desejou escrever para crianças… é realmente encantadora e inovadora, já que ao mesmo tempo nos faz crer que é algo que já aconteceu.
Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?…

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-maior-flor-do-mundo-ciadasletras
Maciel Brognoli 18/11/2017minha estante
undefined




Palola 08/05/2009

Promessa é dívida
Em a Bagagem do Viajante, o autor, supondo não saber escrever para crianças, conta como escreveria para o público infantil.
Aqui, com imagens, propõe uma conversa com o leitor, sugere que, caso seja necessário, peça ajuda para o professor, é a história de um menino herói que salva a maior flor do mundo, no final há um desafio para os pequenos leitores
comentários(0)comente



Mari 09/01/2010

A maior flor do mundo - José Saramago
A Maior Flor do Mundo é um conto infantil escrito por José Saramago, onde, transformando-se em personagem, o autor conta que teve a idéia de um livro infantil, mas que não tinha capacidade para tanto. Seria uma história sobre um menino que ajuda a crescer a maior flor do mundo; se o autor tivesse as qualidades necessárias para faze-lo, essa história "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...". Eis aí a grandiosidade do conto, a magia da brincadeira, típica de Saramago: os leitores são envolvidos na história não como algo acabado, mas como o esboço de algo que seria a melhor história do mundo se o escritor soubesse escrever livros para crianças.


Ao final da belíssima história que conta, Saramago chama os pequeninos a reescreverem a história de sua maneira, e diz que talvez um dia os lerá, muito melhor do que ele, que não sabe contar histórias infantis. “E essa é a moral da história”: incentivar os pequenos a entrar no belo mundo do literário. De fato, muitas escolas já utilizaram o livro e o exercício de reescrita proposto por Saramago, com resultados maravilhosos.


Posteriormente, Juan Pablo Etcheverry fez um curta-metragem de animação baseado no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador.


comentários(0)comente



Tito 17/12/2010

O resumo de uma possível bela história.
comentários(0)comente



raquellruiz 30/03/2011

Futuros escritores
Só um gênio para escrever um livro infantil tão simples e tão mágico a ponto de incentivar as crianças a escrever!
comentários(0)comente



uiliandalpiaz 15/08/2011

Do errante ato de escrever aos pequenos
A história de Saramago tem todos os aspectos para deixar as crianças (e não só elas) tristes, esperançosas, desesperadas, emocionadas. "A maior flor do mundo" talvez se transcreva na grande vontade do autor em tentar conquistar o público dos pequenos, lhes fazer um afago, eis que no reconhecimento da difícil arte de dirigir-lhes, Saramago expõe com toda sua inocência e sinceridade da sua imprecisa arte de escrever para as crianças (sabemos da sua inquestionável qualidade como autor).

Ainda assim, mesmo parecendo inacabada, constrói uma bonita história, demonstrando a simplicidade e força de vontade do menino protagonista que é capaz de transpor a todos esforços, limitações e dificuldades para ajudar a uma pequena e agonizante flor...ele lhe trouxe novamente a vida, frente a toda desesperança.
comentários(0)comente



deh 01/11/2012

PRO QUE TINHA MUITA CRIANÇA QUE NÃO GOSTAM DE PALAVAS QUE FALA QUE ELES
comentários(0)comente



Bê09 26/01/2013

Sensível e extraordinariamente lindo!
"E se as histórias para crianças passassem a ser leitura obrigatória para adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andando a ensinar?" José Saramago.

Um livro de uma sensibilidade, delicadeza e simplicidade incríveis!
Olhar de uma criança ao seu redor, é tão simples e encantador, e olhar isso através de Saramago é incrível!
Um dos melhores livros que já li.
comentários(0)comente



Francieli.Tonello 28/11/2013

O que é simples, não é realmente simples se for escrito por Saramago. 'Transborda subjetividade.'
comentários(0)comente



Tainá 16/08/2019

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
José Saramago é conhecido, reconhecido e admirado no mundo inteiro, tanto pelas suas histórias quanto pela escrita – um tanto subversiva – como elas são contadas. É de se admirar que inicie “A maior flor do mundo” lamentando não saber escrever histórias para crianças, pois elas pedem palavras descomplicadas e uma maneira certa de contar. E paciência. Mas ele tem uma linda história que inventou a ser contada, então ele conta como seria essa história se soubesse escrevê-la. E, assim, conta a história de um menino da aldeia que, no mundo possibilitado pela infinitude da infância, sai pelos fundos do quintal, passa de árvore em árvore, desce rio abaixo, ultrapassa os limites das terras onde se aventurava sozinho. Dali, segue adiante para o planeta Marte, corta à direita pelos campos até chegar à colina redonda como uma tigela voltada e encontrar a flor tão murcha. Então ele desce a montanha, chega ao rio Nilo, recolhe suas águas com o côncavo da mão e dá gotas à flor. Vinte vezes cá e lá. O menino adormece debaixo da flor, as horas passam, os pais preocupam-se e todos vão à sua procura. Até que, quase no pôr do sol, veem ao longe a flor enorme nunca antes notada. E o menino foi levado para casa, rodeado de todo o respeito, como obra de um milagre, por todas aquelas pessoas que nunca antes haviam visto a flor. “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?”. Talvez a flor não tivesse ficado tão murcha.
comentários(0)comente



Paula 07/02/2020

conto simples e cheio de ilustrações lindas! muito alegre de encontrar esse tesourinho na Biblioteca.
comentários(0)comente



Jhones 15/02/2020

Saramago para crianças
Primeira leitura do ano!
Li esse livrinho "infantil" do Saramago por um acaso. Trabalho com crianças em acolhimento e elas recebem doações de livros de vez em quando. Encontrei por lá e resolvi lê-lo.
A história do livro é super simples mas com uma linguagem adulta, já que o próprio Saramago diz no livro que não sabe escrever para crianças. Nela temos um garoto que sai em busca de aventuras, encontra uma flor quase morrendo e resolve fazê-la reviver.
comentários(0)comente



Thér (@gatonaestante) 10/03/2020

Ah Saramago
Foi uma boa tentativa de livro para crianças, a melhor parte é que a verdadeira vontade desse livro é provocar o leitor a escrever em cima de sua própria história

Bora lá, então
comentários(0)comente



Erick 07/06/2020

É aquilo, por ser do Jose Saramago e apesar de ser um livro infantil eu o abri esperando me impressionar mais com sua pequena história - a reflexão final do livro, já mencionada aqui em outros comentários, e as bonitas ilustrações são boas ideias que presenciei, mas de resto preferiria não ter gasto o que gastei com a sua compra...
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR