O Bhagavad-Gita

O Bhagavad-Gita Georg Feuerstein...




Resenhas - O BHAGAVAD-GITA


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Regis2020 01/09/2023

Curiosidade saciada
O Bhagavad-Gîtâ, o Canto Divino, assim chamado por conter as palavras de Krishna, a divindade encarnada, contém setecentos versículos que vêm servindo de orientação para os que buscam a libertação por meio de uma vida de conhecimento, devoção e ação.

Fiz essa leitura para saciar minha curiosidade do livro mais importante da literatura védica, sobre o grande diálogo ético de Krishna e Arjuna que aparece no livro VI do Mahabharata... também porque ouço fragmentos da Bhagavad Gita na cultura pop a todo momento e sempre tive curiosidade de conhecer essa grande obra.
A filosofia contida nesse livro é de fácil entendimento e de certa forma maravilhosa de se ler. Identifiquei e marquei cada uma das partes que já havia escutado ou lido em algum lugar durante a vida.

A Bhagavad Gita nessa edição é uma grande aula para o entendimento da história da religião Hindu. Além do diálogo ético de Krishna e Arjuna, dividido em 18 capítulos, o livro também possui vários ensaios de apoio com contexto histórico da religião, filosofia, cultura e tradição indiana. O autor é um grande estudioso de sânscrito e decidiu traduzir o diálogo de forma literal, com meticulosa fidelidade à língua original, para que o texto fosse compreendido sem interpretações errôneas e deturpações da língua nativa e do entendimento do próprio tradutor.
Para entender o contexto da Bhagavad Gita, considere ler antes o Mahabharata. É muito importante ter em mente toda a história de onde e como se passa o grande diálogo ético de Krishna e Arjuna.

Gostei muito de fazer essa leitura e entender um pouco mais da religião e filosofia desse povo que possui enorme riqueza cultural. Recomendo.
HenryClerval 04/09/2023minha estante
Resenha maravilhosa!!! Sua curiosidade é instigante, Régis. ?


Matheus.Azevedo 04/09/2023minha estante
Mesmo eu não tendo religião, o Mahabharata foi uma das minhas últimas leituras favoritas. Em breve, pretendo continuar a ler os vedas pelo Gita. Suas resenhas e seleção de leituras são incríveis!


Regis2020 04/09/2023minha estante
Obrigada, Matheus. Sua seleção de leituras também é incrível! Têm muitos livros que você já leu que estão na minha lista.
Minha próxima leitura do cânon Hindu é O Ramayana, Krishna cita Rama no Mahabharata como sendo um dos avatares de Vishnu, assim como ele.


Renato Américo 05/09/2023minha estante
A literatura Hindu é fascinante! Principalmente o Ramayana, foi uma das melhores experiências literárias que tive. Recomendo demais!


Regis2020 06/09/2023minha estante
Estou ansiosa para conhecer O Ramayana, Renato. ??




Forest 23/07/2022

Sobre Deus, cada versículo, impregnado da Verdade.
O Bhagavad Gita dispensa apresentações, e dispensa tbm comentários. Até porque a princípio, assim como a Bíblia, a Imitação de Cristo ou o Caibalion, as verdades aqui contidas tendem ao infinito, sempre há novas lições, novas transformações, novas e mais aprofundadas formas de se relacionar com Deus. Não é a toa que são tradições milenares, e ainda hoje absolutamente vivas, e transformadoras para milhões de novas almas.
Esta edição talvez seja a mais indicada para quem está começando, por possuir diversos textos de apoio.
O livro é dividido em 3 partes: Parte um, ensaios introdutórios - são 76 páginas acerca da tradição, cultura e filosofia Hindu, como eles vêem o tempo, sobre o contexto histórico/Religioso do Gita etc. Parte dois, o Bhagavad Gita em si mesmo divido em 18 capítulos, com 45, 55 versículos cada um, iniciando na página 77 e indo até a página 325, e não tenho cacique pra comentar. É uma experiência de comunhão com Deus. Uma leitura realmente transformadora. E da página 325 até o final na Parte três, temos a tradução palavra por palavra, cada termo, cada conceito, explicado pelo autor e tradutor, que é um grande estudioso do sânscrito.
Bônus para quem realmente quer se aprofundar na língua, o livro é formatado da seguinte maneira: toda página da esquerda possui o texto original em sânscrito, em sânscrito mesmo! Com a transliteração e pronuncia logo em baixo. E toda página da direita possui a tradução (Belíssima) com notas de rodapé absolutamente essenciais e extremamente úteis. Então é uma leitura relativamente rápida porque a cada dez páginas do livro, se lê cinco do texto em si (é claro, o Bhagavad Gita assim como a Bíblia é o tipo de leitura que sempre tem que se fazer, porque o negócio vai longe!).
Recomendo muitíssimo essa edição.
Ps: Esse livro será um deleite ainda maior, ou diferenciado pra quem é Junguiano. Entendedores entenderão.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR