Ogaiht 04/04/2023
História da Diplomacia Brasileira
Ao obter sua independência em 1822, o recém formado estado brasileiro necessitava resolver diversas questões internas e externas. Por ser uma monarquia rodeada de repúblicas, nosso país sempre era visto com desconfiança por nossos vizinhos, que temiam as ambições expansionistas do Império do Brasil.
A diplomacia foi essencial na formação do território brasileiro, seja tentando evitar um conflito que se acreditava inevitável com a Argentina, seja na demarcação das fronteiras com os países limítrofes.
Após o golpe que derrubou a monarquia, o Brasil procurou se aproximar mais de seus vizinhos e dos Estados Unidos, país sempre cortejado por boa parte dos governos brasileiros, mas nem sempre havendo reciprocidade nessas relações. Ao começar a se industrializar, o país procurou fazer um política externa independente, nem sempre sendo bem sucedido nisso, mas que influenciaria nossa política externa até os dias de hoje.
É fato que ao longo de sua história o Brasil, teve bastante sucesso considerando sua importância e influência no mundo, com alguns picos de ambições muito altas, como o desejo do país ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Mesmo assim, não deixa de ser um exemplo de país que procura exercer sua influência por meio do soft power, defendendo os direitos humanos e a autodeterminação dos povos. Este é o último livro da coleção e, sem dúvida, o melhor e serve como um bom resumo e introdução ao tema.