A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini




Resenhas - A Cidade Do Sol


2012 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Maria.Farnochi 27/06/2023

Doloroso e lindo
Livro necessário. Li o livro na adolescência e nunca me esqueci dele. História marcante, que exige estômago e psicológico, gera revolta, desconforto e trás acontecimentos e uma realidade que a maioria de nós não conhece. Emociona, quem lê não se esquece de Miriam, Laila e Tariq.
comentários(0)comente



beatrizdepaula 06/07/2020

Delicado nas palavras e forte nos acontecimentos.
Não é uma história leve e com grandes momentos de felicidades. Na verdade, o livro é marcado por grandes tragédias e injustiças. Senti raiva, me emocionei e fiquei encantada com detalhes pequenos - tudo em um livro só. A Cidade do Sol retrata a história de duas mulheres no Afeganistão - Mariam e Laila. Entendemos a narrativa a partir da visão e dos sentimentos delas. E, muito mais do que isso, o autor apresenta a cultura, o comportamento e o contexto histórico das pessoas daquele lugar e naquela época - de 1970etc a 2003. Muito marcado por guerras e um forte machismo, que me fez odiar tudo aquilo. Triste saber que foi e ainda é a realidade de muitas mulheres. Até o momento, é o meu livro favorito. Khaled tem uma delicadeza impressionante ao escrever de assuntos tão difíceis. Muito muito bom!
comentários(0)comente



Damm 26/08/2022

Tudo que eu li, não há palavras suficientes para descrever os sentimentos que vibram nesse livro. Eu acompanhei a luta de duas grandes mulheres com lágrimas nos olhos, implorando aos céus um final feliz, que tivesse pelo menos uma ponta de felicidade, para esquecer o sofrimento de tanta guerra e mortes. É um livro repleto de gatilhos, mas com muitos ensinamentos dentro de uma amizade, um romance, amor materno. Foram vidas destruídas no Afeganistão, e o autor nos fazer imaginar e sentir a dor desta guerra.
comentários(0)comente



KauA.Souza 20/04/2022

esse foi o primeiro livro físico que eu li inteiro. e não me arrependo de ler nenhuma página. muito pelo contrário esse foi um dos livros que mais me marcaram. foi uma experiência muito gostosa e avassaladora mergulhar na história daquelas duas mulheres afegãs. quero muito muito reler um dia só que físico também.
comentários(0)comente



Luh 08/06/2020

Maravilhoso
Há muito tempo atrás eu li o caçador de pipas... e aquele livro me tocou tanto, quebrou meu coração e acabou com meus sentimentos.. decidi que não conseguiria ler mais nada do autor, pois não tinha mais lágrimas e condições emocionais pra suportar. Há alguns dias decidi dar uma oportunidade a esse livro maravilhoso, que conta a historia de duas mulheres afegãs, mas que poderia muito bem ser a historia de milhões, não que hoje tudo seja ainda exatamente igual por lá, é sei que são outros costumes e religiões que temos que respeitar, mesmo assim, não me vejo vivendo e sobrevivendo ao que as personagens desse livro sobreviveram. Apesar de ser um romance fictício, já muito de realidade na história, basta ver a sequência cronológica das guerras que se estabeleceram sobre aquele povo.
É um livro marcante, sobre sofrimento, bondade e esperança. Sobretudo esperança.
Sandra 08/06/2020minha estante
iniciei o livro ontem, mas lendo sua resenha parecia ter sido eu a escrevê-la.... também li O Caçador de Pipas e tive os mesmos sentimentos... Este livro estava parado na minha estante por muito tempo, mas dei-lhe uma chance. Vamos ver o que me espera!!




Leh :) 22/02/2023

A cidade do sol
Cara... O que dizer desse livro?! São tantas coisas... Porque é uma história tão rica, tão completa e tão surpreendente que é difícil selecionar os adjetivos corretos para descrevê-la.

É um enredo extremamente intenso, que envolve o leitor desde o início, tem alguns momentos mais descritivos, tem outros mais surpreendentes (inclusive me surpreendeu do início ao fim, algumas coisas eu nunca imaginaria que iria acontecer).

Apesar de ser uma história triste, que às vezes me deixou angustiada, com sede de justiça. Até que gostei da forma que tudo se encaminhou, foi muito chocante como tudo aconteceu, mas acho que fez sentido dentro do contexto/cenário em que ela estava passando.

Estou impactada com a força dessas mulheres e como elas foram resistentes. Mariam então... Nem se fale! Que mulher corajosa e de fé, que mesmo diante de tanto horror conseguiu se manter firme, decidida, com os pés no chão.

Enfim, eu amei. Ler esse livro é uma experiência única. Já tinha lido "O caçador de pipas", mas acho que "A cidade do sol" o supera. Os dois são grandes obras, mas este me tocou de uma maneira indescritível. Por fim, leiam! ??
Cristiane 23/02/2023minha estante
Esse livro acabou comigo no ensino fundamental. Depois, o reli e ele me destruiu novamente...
Mas confesso que gostaria de relê-los mais uma vez, enquanto adulta.


Leh :) 23/02/2023minha estante
Sim, é uma leitura que deixa a gente sem chão kk. Precisei, em alguns momentos, dar uma pausa para respirar e continuar kk. Porque algumas cenas são muito fortes!

E é sempre bom reler algum livro em diferentes fases, né?! A gente cria outras perspectivas/outra visão.


Cristiane 23/02/2023minha estante
Exatamente! É sempre bom revisitar certos mundos!?




@livrosdecabeceira 08/06/2020

A cidade do sol - resenha
Há algum tempo meu objetivo era ler mais sobre culturas distantes da minha e ampliar meus conhecimentos históricos e geográficos. A cidade do sol me apareceu de maneira totalmente aleatória e, no entanto, atendeu a todos os requisitos e ainda trouxe muito mais do que eu esperava.

O livro se passa no Afeganistão desde a década de 60 até o início dos anos 2mil. Na primeira parte, somos introduzidos à vida de Marian, uma menina que mora com sua mãe em uma casa humilde e isolada da cidade, e que recebe toda semana visitas do seu querido pai. Por ser jovem, inexperiente e inocente, Marian não entende porque deve viver tão afastada do povoado, nem porque sua mãe trata seu pai e inclusive Marian de maneira tão rude. Ela ama seu pai e sonha em poder viver com ele. No entanto, uma sucessão de acontecimentos ruins faz com que sua vida seja resumida a casar, ter filhos e cuidar da casa, tão isolada quanto antes.

A segunda parte fala de Laila, uma jovem ambiciosa, cujo pai é professor e a incentiva a estudar e pensar grande. As guerras no Afeganistão, no entanto, tornarão sua jornada muito mais longa e cheia de obstáculos e, em certo momento, seu caminho e o de Marian se cruzarão. Uma mudará o destino da outra.

Essa história é cativante, comovente, triste mas esperançosa, e fala principalmente sobre os desastres da guerra, a opressão das mulheres no oriente médio, a violência e o preconceito. Fala também sobre amor, perdão, família e sonhos. Foi um dos livros mais emocionantes que eu já li e, por isso recomendo muito, pois agrega demais a bagagem do leitor.
Brena Lima 08/06/2020minha estante
Amei demais esse livro. É muito forte




Ju 21/06/2022

Abaladissima com esse livro. Devorei praticamente em dois dias. Não sei nem como descreve-lo. Apenas leiam.
comentários(0)comente



Mari.Vasconcelos 06/10/2020

Forte ao extremo
Um livro que te deixa de coração apertado do início ao fim.
Não é a história real de Mariam e Laila, mas é a a história sobre a realidade de um país, de homens e principalmente de mulheres que vivem sobre as regras impostas à eles.
O livro impressiona pq serpenteia à sua narração fatos históricos e reais que aconteceram no período, enquanto tenta dar ao leitor a imagem do que acontecia paralelamente à guerra; nas famílias destroçadas, na submissão extrema em que as mulheres eram impostas e consequentemente na violência e descaso que eram direcionados a elas.
É de dar um bolo na garganta qnd vc lembra que isso não era um fato meramente fictício.

O que fazer para que autores como Khaled Hosseini do nosso tempo, possam escrever tão magnificamente histórias do "Nosso Agora" com finais reais felizes?
comentários(0)comente



amandaox 04/03/2023

Creio que essa temática história seja uma das minhas favoritas dentro da literatura, sempre um misto de emoções ver mulheres tão fortes passarem por provações tão terríveis e ainda assim seguirem firmes e com tanta fé. Mariam e Laila, eternas
comentários(0)comente



Danielle.Arruda 28/02/2023

Segunda vez e ainda me emociona
Leitura escolhida pelo grupo de LC, terminei no último dia do mês de fevereiro, e como me emociona essa história! Já havia lido há alguns anos, mas os detalhes acabaram se perdendo na memória. Ser mulher nesse mundo é desafiador, mas gozamos de liberdades que em algumas culturas são inadmissíveis. Mulheres são tratadas como objeto, lixo, coisa, propriedade, saco de pancada.. vemos que agressão psicológica, verbal e física podem destruir um ser humano, mas podem torná-lo ainda mais forte, não por si mesmo, mas por aqueles que se ama. Mariam é o retrato da mulher rocha firme, excelente esposa que teve o azar de ser dada em casamento a um lixo de homem. Rashid é desprezível em todos os sentidos. Impossível salvar alguma característica dele.. Laila e Tariq são o casal perfeito, par ideal mesmo nos infortúnios.. Vale a pena ler/ sofrer a cada página! Um dos meus livros favoritos da vida!??
comentários(0)comente



Sandra 17/06/2020

outra cultura
Nossa, eu estava meio receosa de ler A Cidade do Sol, principalmente depois de ter lido O Caçador de Pipas do mesmo autor (foi um choque de cultura e um revolta tão grande que na época nem quis terminar de ler o livro, mas acabei finalizado)
Este livro trata da vida de duas mulheres com certa diferença de idade, criação e ideais, mas que acabam sendo esposas do mesmo homem. A historia transcorre num período de umas 4 décadas no Afeganistão.
Fiquei realmente chocada com a cultura local, com o menosprezo pelas mulheres, pelo sofrimento no período de guerra. Uma época onde os casamentos eram arranjados, as mulheres espancadas pelos maridos, a cultura - musica, livros, arte - desprezada.
Mas também como há solidariedade entre as pessoas, a fé realmente é a ultima que morre e a esperança de dias melhores vive dentro de cada um.
Recomendo a leitura
comentários(0)comente



Bicalho 02/06/2022

Excelente
Livro excelente e emocionante,retrata a vida de duas mulheres afegãs e o seu sofrimento em um país onde as mulheres não são valorizadas. Livro triste em muitos momentos mas tem uma história q nos prende e nos deixa curiosos para saber o desfecho
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Thata lendo 23/06/2023minha estante
Esse livro é lindo!




sabren 23/06/2020

meu livro preferido, até o momento. é surpreendente do começo ao fim, tem tristezas e felicidades. é indescritível.
comentários(0)comente



2012 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR