melissa :) 04/05/2021
Um livro real
A Cidade do Sol é, com certeza, um dos melhores livros que já li. Cada página me fez querer saber ainda mais o que estava por acontecer.
Conta duas histórias de duas pessoas, ainda meninas, e como foi crescer no Afeganistão.
Mariam cresce apenas com sua mãe, e com um enorme amor por seu pai, que vive na cidade grande com suas outras esposas e filhos. Acontecimentos melancólicos acontecem e, depois de muito contar sobre os próximos anos de vida de Mariam, já com um marido (que a faz sair de casa apenas em sua companhia e com uso de burca), Khaled Hosseini mescla a história de outra menina.
Laila, uma menina cativante, com amor por aprender assim como seu pai, vive com muita maturidade em sua casa. Entende sobre o mundo e tem um amor, Tariq.
A partir daqui, paro de falar sobre sua história, pois seriam muitos spoilers ?. Mas ao ler sobre a vida de Laila, sabendo da vida de Mariam, as duas parecem muito diferentes. Porém, algo acontece, que as faz conviver uma com a outra junto de outros problemas para lidarem no ambiente machista que estavam inseridas.
A escrita de Khaled é maravilhosa, mostrando traços do passado das personagens e fazendo o leitor ter a personalidade com maior clareza. Nos mostra a vida real, sentimentos reais e quase tudo sobre como viver naquele ambiente. ?A cidade do sol? faz sentir tudo que Mariam e Laila sentem. A angústia, o medo, o suor e o grito preso na garganta. Desperta, realmente, muitas emoções. Vale demais a leitura e aprendizado.