A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini




Resenhas - A Cidade Do Sol


2012 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


folkabe 19/09/2023

Vamos falar sobre 'A Cidade do Sol'
Esse livro é, sem dúvidas, um dos melhores que eu já li na minha vida.
Foi a primeira vez que experenciei a escrita e as ideias de Khaled Hosseini (aliás, obrigada tia, pela recomendação) e, confesso, em certos momentos pensei em deixar o livro de lado e voltar a ler depois, mas que bom que não fiz, porque esse livro é sensacional. A escrita é leve, muitos dos capítulos são curtos (o que me agrada muito), a história parece tão realista e o escritor consegue nos deixar tão imersos nas histórias que isso me deixou encantada.
'A Cidade do Sol' é um livro sofrido, angustiante e cheio de reviravoltas. Mariam que foi maltratada de muitas vezes sem o menor dos motivos, e Laila, tão corajosa e também rodeada de tragédias. Quando as duas se juntaram, tive a esperança de que tudo ia ficar muito, muito bem, já que desde o começo Mariam cuidou de Laila, mas aí acontece uma coisa, e mais outra, e o que temos a partir do capítulo 48 é uma bola de problemas gigante, que no final vai se amenizando, de um jeito ruim ou não.
Detestei Rashid, e ele infelizmente é uma representação de muitas pessoas que existem soltas no mundo por aí; Amei Laila, Mariam, Aziza, Tariq e, mesmo Zalmai sendo um pouco incoerente, eu o amei também, ele é só uma criança.
Khaled foi brilhante nessa produção, sem dúvidas merece mais reconhecimento.
brasiliyear 23/09/2023minha estante
Se gostou desse, recomendo "O caçador de pipas" do mesmo autor. As nuances entre amor e ódio do livro foram incríveis, a história é muito intensa e emocionante também!!




Julia Manjko 19/09/2023

Tristemente inspirador
Tive pouco contato com a história e cultura do Afeganistão e por isso fiquei muito feliz de ter lido esse livro pois ele me ensinou muito.

É uma história muito triste , com relatos gráficos que não serão suavizados em nenhum momento, escrita de forma muito clara mas de maneira respeitosa. Gostei muito da escrita do autor, esse foi o primeiro livro dele que li e fiquei muito satisfeita de ver como todas as camadas se conectam e como o autor ensina sobre a história do Afeganistão de forma abrangente mas sem dar palestras.

Foi um livro q me inspirou a sempre procurar a minha volta coisas q me fazem sentir grata, independente das circunstâncias.

Recomendo muito o livro.
comentários(0)comente



Isabelle.Salles 16/09/2023

Sem palavras...
Esse livro me deixou sem palavras, o final não é como a gente espera. Não é um final feliz e nem triste. É desconcertante...
Sofri junto com a Mariam e Laila a cada capítulo, até sonhei com essas personagens...
Uma realidade muito difícil, desumana, o livro retrata o Afeganistão, no momento da guerra, a invasão dos Talibãs...
Elas não tiveram o mesmo fim. Não irei dar spoiler, leiam! O livro a escrita é surpreendente, fluida, fiquei com muita sede de ler! Me fez mergulhar na história a ponto de sonhar com ele!
Amo esse autor! Não é primeiro livro que li desse autor, e já quero ler outros!
comentários(0)comente



gabriela nagel 13/09/2023

Doloroso demais!
É dilacerante acompanhar a sequência de sofrimentos, sem qualquer esperança de mudança, na vida destas mulheres.
comentários(0)comente



Wellington 10/09/2023

Luta
Uma das leituras mais intrigantes sobre o oriente médio que já li, a luta por independência e respeito ao longo de todo um percurso!
comentários(0)comente



Carol.Camargo 10/09/2023

Sem palavras
É realmente muito interessante como o livro aborda temas tão pertinentes, é como se pudéssemos sentir cada pequena luta das personagens, isso traz mais reflexões ainda sobre o que vem acontecendo atualmente lá.
comentários(0)comente



jio! 10/09/2023

4.5
Fznd uma resenha meses dps de ler so pq precisa de resenha pra contar no desafio ? mas eu amei e ja to com saudade
comentários(0)comente



Samy3 08/09/2023

MEU DEUS?
Nunca chorei tanto lendo um livro, não existe palavras para descrever o quanto eu fiquei pensativa lendo isso.
Sem dúvidas um livro INCRÍVEL para quem gosta de chorar e ficar horas pensando no que acabou de ler.
comentários(0)comente



Camila 07/09/2023

O livro é espetacular mas extremamente triste, to sem palavras. Virou um favorito da vida.
Recomendo demais a leitura.
comentários(0)comente



RobertaAdoletras 06/09/2023

Esperançar
Início: 28/08/23
Finalizado: 05/09/23

Que livro, já aviso de antemão que esse livro contém gatilhos violência física e psicológica, é forte e brutal.
A cidade do sol conta a história de Mariam e Laila, jovens mulheres que vivem no Afeganistão e que passam por guerras destruidoras, que mexe com a vida e o direito das mulheres afegãs, o autor relata o casamento de duas jovens em momentos diferentes de suas vidas com um homem mais velho, o quanto a mulher é um acessório e como o destino pode ser tão cruel a ponto de minar a existência das mulheres, porém a sensação que tive quando terminar de ler esse livro, apesar de todo sofrimento foi de esperança, mesmo diante de tanta adversidade Mariam transmite um cuidado, empatia, amor e ESPERANÇA, que é difícil não sentir ao final do livro.
É impossível não chorar e nem se revoltar no decorrer da leitura, assim como é impossível não ter esperança.
Ao terminar de ler senti uma angústia, uma necessidade louca de colocar Mariam no colo e dizer que tudo poderia ficar bem... enfim é emocionante, triste, sufocante, reflexivo e esperançoso.
comentários(0)comente



Giovanna.Guimell 05/09/2023

Leia!
Um dos melhores livros que já li.
comecei por causa do Paulo Ratz e me envolvi demais na história. uma escrita super fácil, fluida e profunda, o autor traz uma realidade cruel que você não consegue parar de ler. eu já tinha conhecimento sobre a cultura e a luta das mulheres afegãs e ter feito essa leitura só me deu mais tristeza e revolta. acredito que não seja um livro fácil pra muitas pessoas (até pq tem gatilhos) mas deveria ser um livro obrigatório pra vida.




chorei muito e nunca vou digerir o final da M jo!
comentários(0)comente



Celeste Lino 05/09/2023

As mulheres afegãs
O livro conta a história de duas mulheres afegãs, com sonhos e experiências diferentes, que tiveram suas vidas marcadas pela violência dentro do casamento. A história se desenrola no decorrer de várias décadas, sendo três delas marcadas pelo cenário da Gerra no Afeganistão, período esse e, evento esse que afeta diretamente a vida destas duas mulheres, assim com a de diversos outros sujeitos afegãos.
comentários(0)comente



Um livro de prosa 05/09/2023

Se esse livro não te fizer chorar, vc já morreu por dentro
Sou suspeita pra resenhar esse autor pois sou verdadeira fã de sua escrita.

A história se passa no Afeganistão, onde as mulheres são demasiadamente desvalorizadas, e na história esbarramos com duas mulheres distintas, Mariam, criada a mãos de ferro por sua mãe que sempre a diminui e a faz pensar não ter um futuro pródigo por ser pobre e bastarda. E mais adiante, conhecemos Lila, criada por pais mais ?liberais? encorajada a sonhar alto.

Por força do destino, as duas personas acabarão se cruzando de forma árdua e juntas sentirão na pele os desafios de serem mulheres numa cultura extremamente misógina e violenta.

O livro retrata o modus operandi de um dos grupos mais sangrentos do oriente: o talibã.

O que torna a história ainda mais envolvente (e absurdamente triste) é o fato de tomarmos consciência em meio a leitura, de que aquilo que está sendo exposto não tem nada de ficcional, é real.
Por diversas vezes as lágrimas vem aos olhos e é impossível não ceder e se emocionar diante de tamanha barbárie. Nos faz refletir se a humanidade realmente ?deu certo?.

Quando li esse livro, (alguns anos atrás) em meio a tanta indignação tive um fio de esperança em saber que aquilo havia mudado. Até que em 2021 tivemos aquele retrocesso lamentável (o talibã retomou o poder após a retirada das tropas militares dos estados unidos ) e eu só me recordava do livro e de todo o sofrimento das mulheres afegãs, então fui tomada pela maior sensação de impotência.

Recomendo o livro, e mais que isso: considero essa, uma leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Samy 04/09/2023

Me surpreendeu
No início achei que não gostaria da leitura, porque não estava acostumada com o gênero, mas rapaz esse livro me pegou muito. Fiquei chocada com os acontecimentos, porém foi incrível ter contato com uma cultura diferente.
comentários(0)comente



marayah0 03/09/2023

Khaled, exijo que pague minha terapia.
Sem palavras. Escrita simplesmente incrível, e mais incrível ainda é o fato de o autor ser homem e descrever tão bem a dor, o sofrimento e os sentimentos de uma mulher. Acho que nunca li coisas tão cruéis e realistas, chorei inúmeras vezes, desde as primeiras páginas. Eu estava quase certa de que esse livro se tornaria um favorito, o que acabou não acontecendo.

Eu li até a metade praticamente direto, ininterruptamente. Estava muito submersa na história, até que a sequência de desgraças começou a me cansar muito e eu larguei o livro um tempo. Quando voltei a ler, estava com mais esperança de que as coisas melhorassem. E isso é algo que o autor te faz acreditar algumas vezes, mas não se iludam muito. Esse é sim um daqueles livros em que as coisas começam ruins e só vão piorando, (quase) à la Uma Vida Pequena. Desgraça do início ao fim.

Então, apesar de ser um livro esplêndido e com certeza uma das minhas melhores leituras, não virou um favorito por dois motivos: eu não pretendo ler ele novamente, e teve um acontecimento em específico que me deixou extremamente abalada e irritada. Pra mim, o autor me torturou fazendo com que eu vivenciasse toda aquela dor de forma tão íntima pra que no final, eu nem sequer fosse "recompensada" por ter passado por isso tudo junto com a protagonista.

Enfim. Livro incrível, me destruiu, mas é incrível. Definitivamente não recomendo a quem estiver passando por momentos difíceis.
comentários(0)comente



2012 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR