folkabe 19/09/2023
Vamos falar sobre 'A Cidade do Sol'
Esse livro é, sem dúvidas, um dos melhores que eu já li na minha vida.
Foi a primeira vez que experenciei a escrita e as ideias de Khaled Hosseini (aliás, obrigada tia, pela recomendação) e, confesso, em certos momentos pensei em deixar o livro de lado e voltar a ler depois, mas que bom que não fiz, porque esse livro é sensacional. A escrita é leve, muitos dos capítulos são curtos (o que me agrada muito), a história parece tão realista e o escritor consegue nos deixar tão imersos nas histórias que isso me deixou encantada.
'A Cidade do Sol' é um livro sofrido, angustiante e cheio de reviravoltas. Mariam que foi maltratada de muitas vezes sem o menor dos motivos, e Laila, tão corajosa e também rodeada de tragédias. Quando as duas se juntaram, tive a esperança de que tudo ia ficar muito, muito bem, já que desde o começo Mariam cuidou de Laila, mas aí acontece uma coisa, e mais outra, e o que temos a partir do capítulo 48 é uma bola de problemas gigante, que no final vai se amenizando, de um jeito ruim ou não.
Detestei Rashid, e ele infelizmente é uma representação de muitas pessoas que existem soltas no mundo por aí; Amei Laila, Mariam, Aziza, Tariq e, mesmo Zalmai sendo um pouco incoerente, eu o amei também, ele é só uma criança.
Khaled foi brilhante nessa produção, sem dúvidas merece mais reconhecimento.