O Cortiço - Coleção Biblioteca Luso-Brasileira

O Cortiço - Coleção Biblioteca Luso-Brasileira Aluísio Azevedo




Resenhas -


6 encontrados | exibindo 1 a 6


drewstarkey 02/10/2024

Muito bom
Levei um bom tempo para ler esse livro mas ele valeu muito a pena, esse foi um dos únicos clássicos que eu li em toda a minha vida e definitivamente um dos melhores livro que eu já li, apesar de o livro ser exaustivo alguma vezes, ele é muito bom, e a maneira em que o autor retrata a realidade brasileira de seu tempo é incrível.
comentários(0)comente



Elisa Coelho 04/08/2024

Cru
Uma escrita que com certeza pode ser considerada ?escandalosa? pra sua época. Um livro que não tem personagem principal senão o próprio cortiço, com sua gente que ?brota do chão? e é estupidamente humana.
Um retrato da periferia da época, uma fiel descrição das pessoas que lutavam para sobreviver no final do século XIX. Intrigas, fofocas, traições, o autor serve tudo.
comentários(0)comente



Kauã 07/06/2024

Divertidíssimo
Pura fofoca KKKKKKKKK
Um ótimo livro que te prende realmente e te faz querer ver mais.
Sem uma narrativa especifica, nem mesmo um personagem principal, narra os acontecimentos de forma crua de uma pequena sociedade, o cortiço.
Com fortes características naturalistas retrata os vícios, instintos e a decadência da sociedade geral, sem filtro retrata preconceitos e esteriótipos.
Realmente muito divertido de se ler ainda mais considerando sua linguagem que espera-se ser difícil mas na realidade é muito convidativa
comentários(0)comente



jusouzr 17/04/2021

Triste
é um livro que retrata todas as mazelas da época mas que também serve para os momentos atuais, fiquei esperando que pelo menos algum morador do cortiço ficasse bem, mas não aconteceu
comentários(0)comente



Camila1856 29/01/2020

A história se passa em um bairro da periferia da cidade do Rio de Janeiro nos fins do seculo XIX. Os personagens são baseados em estereótipos e o protagonista do livro é o próprio cortiço, muitas vezes descrito como um organismo vivo, e em contraponto o sobrado do comerciante Miranda e sua família, ao lado do cortiço.
Ao analisar essa obra naturalista, podemos observar caracteristicas tipicas do movimento, como por exemplo, o homem sendo um produto do meio em que vive.
Conta a história do caminho que o português João Romão percorre para ficar rico. Para conseguir esse objetivo, ele explora seus funcionários e em particular a Bertoleza, a qual se torna amigado, rouba nos trocos da venda, mistura as bebidas com água, comete qualquer tipo de ilicitudes sem nenhum remorso.
O livro é recheado de personagens e cada uma delas vive um drama diferente. Ele retrata paixões, injustiça social, escravidão velada, os preconceitos à classe social e racial, adultério, homossexualidade, prostituição e destruição da família. E a figura feminina acaba ganhando grande destaque nas histórias mais marcantes da obra. João Romão enriquecia por meio de trabalhos realizados por outros e a grande maioria desses trabalhadores ou colaboradores eram as mulheres que viviam em seu cortiço.
Andre.28 30/01/2020minha estante
É um clássico. Faz um tempão que não leio ele.


Camila1856 02/02/2020minha estante
Primeira vez que leio e acho que vou fazer uma releitura em breve, sinto que deixei passar muitos detalhes.


Andre.28 04/02/2020minha estante
Obrigadooo




6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR