Frida 07/04/2021Para conhecer a cultura japonesa samuraiIndico muito a leitura pra quem tem interesse em conhecer a cultura japonesa por volta do século XVII (em especial a samurai)!
Acho muito interessante refletir, depois da leitura, sobre como a religião está intrinsecamente ligada à moral de uma sociedade, e como isso influencia no comportamento das pessoas. Ou ainda sobre situações atuais que tem fortes influências da mentalidade militarista japonesa.
Agora, vou falar sobre os pontos negativos da obra. Primeiro, os capítulos são bem longos e não terminam com algum "gancho" pro próximo. Ademais, no geral, a história não tem um bom ritmo, e por esses motivos eu demorei bastante pra ler o livro, ele não me "viciou", não fiquei curiosa pra ver como iam se desenrolar os acontecimentos. Apesar disso, em certos momentos, eu ficava encantada com a história, achava realmente sensacional. Enfim, foi meio uma montanha russa de emoções durante a leitura.
Um último detalhe é sobre os diálogos, eu fiquei extremamente confusa sobre quem estava falando o que, mas isso também pode ter sido um problema da versão digital do livro que eu li.
Enfim, pra complementar, recomendo muito o documentário "A Guerra dos Samurais" da Netflix. Os eventos narrados lá se passam antes dos eventos do Xógum, mas não dão nenhum spoiler.