Nu e As 1001 Nuccias 13/06/2016Resenha do Blog As 1001 NucciasQuando você pega A Guardiã para ler, acha que tem apenas uma boa ficção científica em mãos. Mas você está levemente enganado: é também ação, aventura, romance e uma pitadinha de humor.
A história é narrada pela protagonista Lilian Moore. Nascida e criada no sul do país, ao completar 18 anos deixa seu refúgio no orfanato onde viveu desde a morte dos pais em um acidente de carro e parte para o Rio de Janeiro, onde inicia sua graduação em astronomia. Leva consigo pouca bagagem, sua herança e uma única carta que sua mãe deixou para ela, com uma recomendação pra lá de estranha: "Abra apenas quando estiver em dúvida sobre a realidade".
A protagonista é simpática, inteligente, corajosa, poderosa, sarcástica e até divertida, mas às vezes consegue ser bem obtusa em aceitar alguns fatos ou explicações, especialmente quando está conversando com SID, o Sistema de Defesa do Complexo em forma de robô.
Seus amigos Guardiões já existentes no Complexo são de personalidades bem distintas, uns mais e outros menos marcantes, mas todos têm seu papel delineado. Os poderes de cada um são interessantes e até críveis. Para jovens que acabaram de se tornar adultos na Terra e estão aprendendo a sobreviver para poder salvar seu planeta, eles são bem legais.
eruzzo soube montar uma boa história com uma narrativa fluida, cenários bem desenvolvidos, diálogos dinâmicos. A premissa é bacana, me lembrou um pouco a coleção Legados de Lorien, mas bem pouco mesmo.
Achei que o romance da Lilian com o Richard foi muito abrupto. Mesmo que eles tivessem uma relação antes de virem para nosso planetinha, há de se considerar que ninguém continuaria a namorar do exato mesmo ponto (ignorando-se o fato de que eles vieram quando crianças), como se anos não tivessem passado. Eu, particularmente, acho que começaria tudo de novo. Mas, bem, fora isso, não vi outros problemas.
O livro tem muita ação, a parte explicativa não é chata nem longa, há uma reviravolta mais pro fim muito bem formulada. Desde o começo, Lilian vai contando detalhes que só entendemos do meio para o fim. E o final, minha gente! Como assim o autor fez isso comigo?? E agora, 'quedê' o segundo livro???
Eu recomendo para os amantes de livros mais juvenis, com um pouco de romance e muita guerrilha alien, envolvendo poderes que manipulam os elementos. É um ótimo livro e vale cada letrinha!
*Leia a resenha completa com citações lá no blog!
site:
http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/06/resenha-livro-guardia.html