Thiago 11/01/2022
Mais uma ótima história de Jane Austen
Um livro interessante e divertido, aos moldes de outros da autora, conta mais uma história de amor repleta de dificuldades para uma jovem mulher do século XVIII. Da mesma forma, a autora mantém suas críticas bem pouco veladas sobre a sociedade da época, suas hipocrisias, sua preocupação excessiva com aparência, fortuna e títulos. Nesta obra, os antagonistas - especialmente na primeira metade - são excelentes, nós conseguimos vê-los e sentimos indignação e torcemos pela protagonista. Mas sua construção é tão boa que, ao mesmo tempo, queremos que voltem à cena logo.
No entanto, o final do livro é extremamente abrupto, não sendo construído nem antecipado. A segunda metade do livro também é um pouco truncada e senti falta de uma melhor caracterização dos coadjuvantes, especialmente Eleanor, uma personagem tão presente e elogiada, mas que parece sempre estar apagada, não se pode conhecê-la por ela e não se justificam os elogios que recebe.
Em síntese, mais um livro muito bom de Jane Austen, seguindo sua ótima fórmula.
Tenho de destacar, no entanto, alguns erros de português na edição. Em mais de uma ocasião, aparecem "pelo o que", ênclise após "não", crase com plural masculino (distância: "estou 'à' dois quilômetros") e "prefiro mais". O trabalho de revisão deveria ter sido bem melhor.