O Mulato

O Mulato Aluísio Azevedo
Douglas Tufano




Resenhas - O Mulato


149 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline221 28/09/2024

Revolucionário
Teve uma época que minha professora de literatura vivia passando vários livros da literatura Brasileira para lermos e fazermos trabalhos sobre eles,esse aqui foi um dos primeiros que li na época da escola.
Esse aqui é o primeiro livro do naturalismo Brasileiro,ele foi publicado em 1881,e naquele momento em específico do país o Brasil está a pra se tornar república e abolir a escravidão.
O livro fala muito do Brasil daquela época,onde os negros e mestiças sofriam um preconceito horrível que essas pessoas sofriam,o momento mais horrível da nossa história.
Ao mesmo tempo temos um breve romance na história,mas a história em si não é sobre isso.O livro é de uma profundidade maior.E detalhe eu simplesmente me apaixonei pelo protagonista do livro,que pelo o que o autor escreveu,era muito lindo.
Esse é um livro histórico e um dos mais importantes da nossa literatura Brasileira.Só leiam galera.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marianny17 17/08/2024

Que livro meus amigos, QUE LIVRO
Um livro escrito quando o Brasil estava se preparando para se tornar República e abolir a escravidão. Mas o racismo nunca deixou de estar presente e que dura critica o autor faz com isso.
Falta palavra para engrandece esse fantástica obra.
Confesso que ainda esperava um final feliz, uma reviravolta, sei lá
Lembrou-me de Romeu e Julieta, de um casal impedido de fica junto, no caso O mulato seria pelo preconceito racial.
Merece estar muito na sua estante!
Samara 03/09/2024minha estante
E você esperava final feliz de um livro naturalista?


Marianny17 09/09/2024minha estante
Confesso que pelo menos esperava uma descoberta do que tinha acontecido para a família de Ana




Belle156 09/07/2024

Livro pesado mas necessário. Fiquei muito triste com o final, é horrível pensar que esse racismo acontecia e ainda continua acontecendo. Gostei muito das críticas tanto ao racismo quanto ao clero, são bem estruturadas e mostram a realidade da época.
comentários(0)comente



Comenta Livros 19/06/2024

Muito bom
Livro interessante que relata bem um romance improvável entre duas pessoas onde o preconceito imperava.
Gostei da leitura.

site: https://comentalivros.com/o-mulato-aluisio-azevedo/
comentários(0)comente



Caio.Cesar 05/06/2024

A trágica história de Raimundo José da Silva. Acredito que está história foi inspirada em Romeu e Julieta.
O amor impossível, mas uma vez enaltecido, mas centrado em um Mulado, que no meia a história e sua prima Ana Rosa.
Uma história onde mostra claramente a sociedade racista da época, ambientado no Maranhão do final do século XIX.
É um livro curto, mas com capítulos longos. Ao prolongar a resenha, posso acabar dando algum Spoiler.
comentários(0)comente



peregrinaliteraria 22/05/2024

?Que o destino me arraste para onde quiser, serás sempre o?
? imaculado arcanjo a quem votarei meus dias; serás a minha inspiração, a luz da minha estrada; eu serei bom, porque existes.?

Esse livro sempre me deixa no extremo da irritação e indignação.

Eu amo a escrita do Aluísio de Azevedo, como ele apresenta cada personagem e como traz tantas nuances em cada um deles e nas suas interações.

A discussão social se faz muito atual mesmo tantas décadas depois e, como obra naturalista, deixa um gosto amargo na boca ao final da leitura, uma sensação de injustiça que poucos livros conseguem entregar.

Foi bom ler esse livro pelo prazer da leitura, e não como objeto de estudo, pois vi nuances como leitora que não tinha visto quando li pela primeira vez no ensino médio e pela segunda vez, na faculdade de Letras.

Recomendo muito essa obra, que é curtinha e entrega um enredo incrível. Valorizem essa leitura quando se depararem com ela na escola! Vale muito a pena apreciar cada página.
comentários(0)comente



Beatriz3345 29/03/2024

O mulato
Sou suspeita pra falar pq sou fã da escrita de Aluísio Azevedo, e apesar da linguagem um pouco difícil, ele consegue narrar muito bem.
Só achei algumas partes desnecessárias para a história, como por exemplo se tirasse da história a festa de São João e a gravidez de Ana Rosa, não faria a mínima diferença.
Também achei estranho Raimundo só perceber que era preto no Maranhão. Não existia racismo na Europa?
Mas no geral gostei do livro.
comentários(0)comente



Ale 28/03/2024

O livro se assemelha bastante com o romance de Shakespeare, Romeu e Julieta. achei uma releitura meio parecida, mas com temas atuais como o racismo . Apesar do tema ser identico, o final se tornou diferente. Achei muita descrição de lugar, que tornou a leitura mais cansativa. O começo e o final me pegaram mas o meio foi muito massante
comentários(0)comente



Thayna 18/03/2024

O coadjuvante
É complicado descrever um livro clássico, pois é necessário entender o contexto histórico da escola literária para depois avaliar o livro.

A questão machismo, excesso de personagens, o amor incondicional a primeira vista, a contextualização da igreja (bem e o mau) são só algumas das características deste e outros livros da era realista.

Deixando de lado toda essa parte, o livro me incomodou bastante no aspecto do personagem principal . Senti falta de uma relevância maior do denominado ?O mulato?. A construção do personagem me entediou e o desenvolver da história dele não me prendeu. Esperava mais.
comentários(0)comente



Natasha 13/03/2024

?
O romance é meh, a questão racial é meh. Muito enrolado e com um final decepcionante, o ponto bom é que mostra bem a vivência do Maranhão do século 19.
comentários(0)comente



Felipe1503 08/03/2024

Uma mensagem para o Brasil
Uma história envolvente, com suspense, segredo e uma mensagem relevante a ser transmitida para o Brasil do passado e de hoje.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia 15/01/2024

Que livro!!!
?O Mulato? me surpreendeu em um nível muito grande que nem sei descrever. Inicialmente, não esperava nada de mais uma leitura longa e as vezes chata embora sempre deixasse um pouquinho de quero mais a cada revelação. A escrita de Aluísio Azevedo é tão envolvente que faz você sentir na pele cada momento se repúdio aos pensamentos enraizados na época e o amor incondicional dos dois amantes apesar de as vezes ser muito descritiva. Quando cheguei na metade do livro adiante, não queria mais parar de ler e o final, é apenas tão tenebroso e tão trágico que até me lembra a obra ?1984? de George Orwell. Enfim, um livro que realmente está entre os meus preferidos agora e que recomendo demais.
comentários(0)comente



149 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR