O Mulato

O Mulato Aluísio Azevedo
Douglas Tufano




Resenhas - O Mulato


149 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Júlia 16/05/2022

o mulato
Achei que, por ser um livro antigo, a história foi até boa. Claro que esses livros sempre são mais difíceis de ler, mas o conteúdo foi interessante, mostra como a sociedade brasileira era racista mesmo após a alforria. Não é um bicho de sete cabeças kkkk
comentários(0)comente



Carolina 06/05/2022

Fruto do naturalismo brasileiro, O mulato é sem dúvida uma história que reúne os traços e características desta escola literária além é claro, de narrar uma história envolvente e repleta de preconceitos.
Embora essa narrativa se passe no período oitocentista ainda assim estabelece um diálogo com o leitor atual. Pois aborda questões de gênero, política, sociedade e sobretudo preconceito.
comentários(0)comente



Côrtes 03/04/2022

Romance interessante
O livro possui uma escrita difícil então durante a leitura precisa consultar todo mundo oq significa as palavras,livro enrola demais a história com uma quantia grandíssima de detalhes sobre cada cena oq pode ser positivo ou negativo dependendo do seu ponto de vista.
comentários(0)comente



Gui 14/03/2022

Impactante e provocativo
Aluísio Azevedo escreveu uma obra inspirada. Com críticas sociais ferrenhas - sem serem óbvias - , o autor apresenta o panorama de uma sociedade extremamente religiosa, saudosista de Portugal e que beira à hipocrisia. Linda história de amor, que faz com que torçamos pelo casal do início ao fim.
comentários(0)comente



Souza417 16/02/2022

O clássico "crítica social f*da".
O livro conta a história de Raimundo, um mulato brasileiro filho de um português com uma de suas escravas. Após a morte de seu pai, ele é enviado ainda criança para morar e estudar na Europa e retorna ao Brasil como um doutor advogado por motivos de negócios. Ao chegar à São Luís acaba por passar por série de situações preconceituosas que cominam em tragédia.
A escrita visceral de Aluisio nesse livro chega a incomodar que precisei fazer algumas pausas. E acho que era justamente o que ele queria. Ele consegue ao mesmo tempo narrar com naturalidade e criticar a postura preconceituosa e hipócrita da sociedade ludovicense da época.
Me incomodou que Raimundo só percebeu o motivo do ódio que sentia por ele quando Manoel verbalizou. Parece que ele não se entendia como mulato.
Mas o que mais me chamou atenção foi a construção do Cônego Diogo. Um homem que me causou repulsa desde o início do livro e que sempre conseguia se super no quesito maldade.
No fim eu fiquei triste porque esperava um final feliz, mas Aluisio me deu algo real.
comentários(0)comente



Alexandra.Helmer 07/02/2022

Gostei bastante da escrita desse autor, te prende a atenção até o final. Você fica com aquela vontade de saber o que vai acontecer e querer ler tudo de uma vez.

✨A única dificuldade que senti foi com a escrita que além de ser bastante descritiva, tem uma característica muito singular. Ele não usa muitas pontuações, e fica parecendo que é tudo dito num fôlego só.

✨No começo isso foi um pouco mais complicado para ir entendendo, com o tempo passei eu mesma ir colocando as pontuações mentalmente. Mas não acredito que isso deva se tornar um motivo para não querer ler.

✨Entretanto, a edição que tenho não foi das melhores, primeiro a capa é daquelas moles que deixa a desejar na qualidade, sem falar que as pontinhas vão estragar. Segundo a tipografia, letras miúdas demais, acredito que para manter o padrão da coleção com relação a espessura do livro, mas não dá certo.
Terceiro as margens, no caso a falta delas. No final, a combinação dos três foi uma das piores experiências, praticamente abrir o livro em 180° para ler.

✨Sobre a história, posso dizer que gostei e acho que deve ser lida, mas tenha em mente que é um livro crítico, então vão ter momentos que vai se sentir incomodado. Esse é o propósito.

✨E posso afirmar que a literatura brasileira clássica sabe desenvolver muito bem personagens, relações e cenários. Você percebe que eles não são só jogados e você que se vire.
comentários(0)comente



Glauber 04/02/2022

Nossa tragédia
Obra contundente, que mostra preconceitos fundadores do nosso país.

O livro conta a história do amor entre uma mulher branca e um homem negro no Maranhão do século XIX. E, a partir disso, acompanhamos uma trama cheia de hipocrisia e densos sentimentos, por meio da escrita ágil de Aluísio Azevedo, que constrói um retrato vivo da sociedade da época, da qual o leitor de hoje pode identificar rastros nos dias atuais.
comentários(0)comente



Marcos.Carvalho 01/02/2022

Desafio: Clássico da literatura nacional
Nessa obra o autor transporta o leitor para o contexto das relações sócio raciais do Maranhão no século XIX. Através do romance entre Raimundo, que é um mestiço, e Ana Rosa, que é uma mulher branca, em pleno contexto da escravidão, o autor aborda diversas questões relacionadas ao desenvolvimento do racismo estrutural na sociedade brasileira. Fazendo uma crítica as ideias racialistas do período. Temas como o desgaste do regime monárquico e a necessidade de instauração de um sistema republicano também aparecem. Tem personagens interessantes e bem construídos. O livro é bacana. A leitura dele me trouxe a sensação de estar assistindo a uma novela de época.
comentários(0)comente



Elineuza.Crescencio 07/01/2022

Amor impossível
Tema: Leituras de Janeiro 2022 (2)
Título: O mulato
Autor: Aluísio Azevedo
País: Brasil
Estado: Maranhão
Páginas: 272
Editora Ática – 1998 - SP
Avaliação: 4/5
Término da leitura: 06/01/2022
#desafiodos100livrosemumano 02/100
#vailendo2022 – Clássico Nacional 02/25
#desafioestadosBR 2022 -01/27

Autor
Nascido em São Luiz do Maranhão no ano 1857.
Ainda era o Império no Brasil.
Foi contista, romancista, diplomata, jornalista, caricaturista e pintor.
Estudou no Rio de Janeiro na Academia Imperial de Belas artes. “Enquanto fazia o curso, na condição de ajudante, trabalhou como caricaturista nos jornais: “O Fígaro”, o Mequetrefe” e “A Semana Ilustrada”.
Após a morte do pai volta ao Maranhão em 1887.
Tendo que cuidar da manutenção da família abandona os desenhos e envereda pela carreira literária.
Dá início assim ao movimento “Naturalismo” na literatura brasileira.
Abolicionista convicto.

Obra
Ao ser publicado em 1881, “O Mulato” escandaliza a sociedade por suas declarações nitidamente abolicionista.
Amor impossível entre uma jovem branca, de “feições europeias” e um filho de escrava com homem branco Raimundo é criado por uma rica família sem filhos e educado nos moldes europeus tornando-se advogado.
Ao retornar da Europa apaixona-se pela jovem Ana filha de rico comerciante.
O que impede o romance e o casamento desejado? No dizer do pai da moça: mulato. A cor da pele.
A história é instigante.
Do jeitinho de Aluisio Azevedo. Descreve tipos da sociedade, o folclore, a cultura, os hábitos religiosos e também as diferenças do pensamento político vigente na época.

Considerações
É um romance.
Muito bem escrito.
Envolvente por seu enredo e posicionamentos dos personagens.

Citações:
1. “A natureza não criara cativos. Criaram-nos os homens”.
2. “O amor é uma moléstia contagiosa”.
3. “O povo não tem instrução, é ignorante, é burro.”
4. “Maldita a raça de especuladores que introduziram o sangue africano no Brasil”.
5. “O governo dizia que o negro era uma propriedade. Mas era antes um roubo.”
https://entremeadaselivros.blogspot.com/2022/01/2022-janeiro-2.html.
comentários(0)comente



EduardoCDias 14/11/2021

Racismo
Um clássico que permanece muito atual ao explorar o racismo, mesmo passando-se no séc. XIX, antes do fim da escravidão. Um mulato, filho de uma escrava, apaixona-se por sua prima branca, tendo que lutar para conseguir seu amor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Matheus1102 27/09/2021

HOUVE LACRE!!!!!
Bem, o motivo por eu ter dado 4 estrelas, foram, o desenvolvimento do texto, e as palavras muitos trabalhadas, por também ter sido escrita no século IXX. O livro em si, é ótimo, mas, poderia ter ocorrido um desenvolvimento melhor, que traria o melhor entendimento do texto, glória a Deus eu terminei, porque, se não me engano, esse foi o que mais demorei, por ser pequeno. Enfim, gostei muito, mas não leria outros livros do autor, e é sobre isso.
KISS ME MORE ????
comentários(0)comente



Anderson916 04/09/2021

Sensacional...
Por favor, leiam mais livros nacionais... Esta obra vai me fazer prestar mais atenção para nossa literatura...
comentários(0)comente



Cinthia 03/09/2021

Um amor proibido
Nossa que livro, gostei muito do decorrer da estória e o final me decepcionou bastante, não por ser ruim, mas, por que não terminou como eu queria, super indico para quem gosta de romances inter-raciais e amores proibidos, quem não gosta de ler sobre os escravos ,o livro aborda muito isso ,teve momentos que me deu muita tristeza de ler como os negros eram tratados naquela época, mais valeu a experiência.
comentários(0)comente



149 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR