spoiler visualizarJanaina347 31/05/2024
A devoção ao Santos Rosário
Escrito por São Luis Maria Grignon de Montfort, um santo mariano, talvez o maior de todos! Defensor e propagador do Rosário, Sao Luis escreve de maneira amorosa sobre cada parte do Rosário, detalha o significado do Pai Nosso, da Ave-Maria, quais benefícios espirituais são obtidos pelos que se dedicam a essa linda devoção. Nas palavras dele: "Assim, o Santo Rosário é uma sagrada composição de oração mental e vocal, com o objetivo de honrar e imitar os mistérios e as virtudes da vida, da Paixão e morte, e das glórias de Jesus e de Maria." O Santo Rosário é, portanto, uma oração contemplativa e que honra a Virgem Santíssima e Jesus Cristo ao se meditar a vida inteira de Jesus no decorrer de seus 20 mistérios, à época de escrita do livro, os mistérios luminosos ainda não existiam pois foram inseridos pelo papa João Paulo II o qual bem disse ainda que "O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago, é oração cristológica. São Luis conta no livro que cada Ave-Maria recitada é uma rosa vermelha entregue a Nossa Senhora e que cada Pai Nosso é uma rosa branca entregue a Jesus.
O autor narra também muitos milagres alcançados por pessoas convertidas, são histórias inspiradoras que nos levam a refletir quão poderosa é a ação de Deus àqueles que se voltam a Ele na oração! Vidas são completamente transformadas, desgraças são evitadas e superadas pela força da oração, o mal é afastado de nossa alma e bem sabemos que neste mundo nossa luta "não é contra homens de carne e sangue, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares."
O Santo Rosário é uma arma poderosa que o cristão dispõe para lutar contra esse mundo tenebroso desconhecido de nossa visão humana, rezar constantemente e mesmo sem vontade forja nosso espírito! São Luis ainda destaca a importância da recitação de forma coletiva, relembrando o que diz Jesus em Mateus 18.20 "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Imagina uma família que reza unida? Que força terá o demônio para destruí-la? Veja só esse trecho esclarecedor do autor acerca desse ponto: "Os soldados se reúnem num corpo de exército para enfrentar os inimigos. Os ímpios se associam com frequência para fazer suas trapaças e mancomunações. Mesmo os demônios se reúnem para nos levar à perdição. Por que então os cristãos não deverão se reunir para usufruir da companhia de Jesus, para acalmar a ira de Deus e conquistar sua graça e sua misericórdia, e para vencer e afastar de modo mais efetivo os demônios?
Enfim, essa é uma leitura que nos convida a ter mais intimidade com a oração do Rosário, a entender a força contida na contemplação da vida de Jesus e Maria pois eles são tudo o que precisamos para enfrentar as nossas batalhas diárias. É um livro delicado, ao mesmo tempo esclarecedor e rígido no chamado à oração!