Duas Luas

Duas Luas Bruna Longobucco




Resenhas - Duas Luas


10 encontrados | exibindo 1 a 10


carol (taylor's version) 10/07/2023

"Às vezes, depositamos esperanças demais em alguém e aprendemos que nunca se pode esperar mais do que o outro está pronto para oferecer."
comentários(0)comente



Juliana.Magaldi 08/11/2022

fui surpreendido
Duas Luas é o tipo de livro no qual não me aventuraria olhando a sinopse: a proposta de uma ambientação rural, com um toque mágico.

No entanto o livro me surpreendeu muito positivamente, apesar de haver uma cor local evidenciada por sotaques, paisagens e posturas, há também um conflito social que trouxe a história para uma linha que me agrada mais.

Gustavo e Clarissa são personagens fortes desde o início da trama quando ainda são crianças. Ambos vivem muitas mudanças e reviravoltas na vida. Esse processo de amadurecimento é o ponto forte da história.
comentários(0)comente



nalu | @ilyreiner 18/12/2021

Sem palavras! É incrível
Nesse pequeno livro, Clarissa e Gustavo se conhecem quando crianças e desenvolvem um relacionamento cheio de dificuldades. Com o passar do tempo, conflitos conturbam suas vidas e sentimentos.

Duas Luas é um livro de ensinamentos, os personagens têm muita vida e você se apega facilmente à eles. Eles erram e aprendem com os próprios erros, lutam contra seus demônios de uma maneira que te faz ler sem parar.

Esse livro me prendeu do início ao fim, me vi encantada pelos personagens secundários e confesso que queria mais deles, mais da história! Mais páginas cairiam bem demais.

Dito isso, finalizo com um amor imenso por esse livro que passei a gostar desde as páginas iniciais. Simplesmente incrível! Leiam, por favor. Valorizem os livros nacionais!
comentários(0)comente



Mariana 26/07/2021

beleza, vamo lá..
esse livro tem diversos ensinamentos, personagens, qualidades. conta uma história tão linda e dolorosa, tem assuntos complicados, uma escrita e uma história muito boa. apenas acho q a autora deveria ter se aprofundado mais em alguns acontecimentos, ter dado mais detalhes etc., umas páginas a mais faria bem hehe
gostei muito!!!!
comentários(0)comente



Angel 09/06/2021

Muito bom
Essa é uma história sobre pessoas reais, que aborda conflitos familiares, expectativas, mudanças e realizações, que foi trabalhada pela a autora de forma leve, mas que não deixou a desejar na mensagem que queria passar ao leitor, fazendo com que consigamos nos conectar com os personagens e se colocar em seus lugares e sentir seus sofrimentos como o de Gustavo que foi abandonado por sua esposa com dois filhos para criar e Clarissa a menina que se tornou mulher muito rápido e depois teve que amadurecer na marra, com as dificuldades da vida, esse foi um livro que me emocionou e tocou muito, pois conseguimos sentir empatia diante das dificuldades enfrentadas pelos protagonistas que apesar de se amarem muito, precisavam lidar com as dificuldades geradas pelos problemas financeiros responsabilidade pelos filhos, e preconceitos raciais, e tudo isso eles tiveram que suportar muito jovens, pois tiveram um amadurecimento precoce imposto pela realidade, enfim foi um experiência de leitura muito boa e fiquei muito feliz de conhecer o trabalho de mais uma autora nacional muito talentosa, com uma história com pessoas humanas, passíveis de erros e de acertos, e foi interessante a autora mostrar o quanto nossas experiências influenciam em nosso caráter, através de personagens cativantes, autênticos, fortes e tão únicos.

Gostei muito também dos personagens secundários como o Carlos amigo de Gustavo e primo de Clarissa, Janaina e etc todos os personagens apesar do livro ter 153 páginas foram bem desenvolvidos e o final não deixou a desejar e fiquei com coração quentinho amei!
comentários(0)comente



Mirella_Hellen 24/05/2021

"Às vezes, depositamos esperanças demais em alguém e aprendemos que nunca se pode esperar mais do que o outro está pronto para oferecer. "
comentários(0)comente



Kyckling 08/01/2021

Nossa esse livro foi muito bom e me surpreendeu dms.

No começo a leitura não me prendeu muito e demorou uns 3 capítulos para engatar a leitura. Apesar de ser em terceira pessoa eu gostei bastante da escrita, de como envolve e aborda todos os personagens, mesmo que não se aprofunde muito.

No começo, achava a Clarisse com atitudes infantis, mimadas e egoístas, e realmente eram, mas o amor dela por Gustavo era verdadeiro. Quando ela partiu eu fiquei p da vida como ela podia fazer aquilo com os bbs, o próprio Gustavo, por conta da situação difícil do momento. Mas em certa passagem de tempo e com uma fala do pp, eu percebi que se a situação fosse ao contrário, não seria tão revoltante pq isso acontece todos os dias, pais fingindo das suas obrigações e as mães arcando com todo responsabilidade. Eu gostei bastante do "arco de redenção" da Clarisse e de como foi posto a vida dela no exterior.

Gustavo foi um personagem cativante, com seus princípios e sonhos inabaláveis, a determinação dele e em muitos momentos sensatez me vez me apegar bastante ele, achei que em certos momentos, assim como Clarisse, falou coisas bem desnecessárias no calor do momento.

No geral, foi um livro que me surpreendeu dms e positivamente, teve umas reviravoltas e bombas q eu fiquei bem chocada, outras coisas previsíveis e outras desnecessárias no meu ver, mas a obra é muito boa e merece mais reconhecimento. Tratando de assuntos tão importantes e de uma forma bem realista.
comentários(0)comente



@livrosmundofantastico 04/08/2018

Toda atitude tem suas consequências
Clarissa e Gustavo se conheceram em Canoa Velha ele veio da cidade com seus pais que não tiveram condições financeiras de continuar e Clarissa perdeu a mãe e seu pai a deixou com os tios e foi para os Estados Unidos.

Ambos tão diferentes mais o amor começou a florir ainda na infância. Com dezoito anos Clarissa acaba engravidando e seu tio mesmo contra o namoro aceita o casamento dos dois. Com a convivência e o nascimento dos gêmeos, Clarissa não consegue suportar a viver com dificuldades financeiras mesmo Gustavo fazendo de tudo para agrada-la, depois da carta do pai que não dava notícias a anos ela decide ir para os Estados unidos deixando o marido e os gêmeos.

Muitas surpresas aguardam na vida dos dois e eles vão aprender que certas atitudes tem suas consequências.

Me surpreendi com a leitura, uma história verdadeira que faz o leitor refletir sobre as atitudes e a vida. É uma leitura rápida e fluída, quando percebi já tinha terminado.
comentários(0)comente



Fran 06/06/2017

Desde que se mudou para o interior de Minas com os pais e foram acolhidos pela família de Paulo, uma gente simples, batalhadora e de grande coração. Gustavo fez amizade com Carlos, filho de um grande fazendeiro da região.

Carlos, logo lhe apresentou sua prima Clarissa, que veio morar com os tios enquanto seu pai estava nos Estados Unidos, na promessa de um dia vir lhe buscar. A amizade entre os três foi instantânea, apesar de Gustavo ser negro e João ser contra o envolvimento do filho e da sobrinha com ele.

Clarissa dividia com Gustavo o prazer pela leitura e muitas vezes se encontravam na biblioteca para conversar e aproveitar o tempo livre. Quando chegou à cidade de Canoa Velha, Clarissa estava confiante que seu pai voltaria para levá-la dali. Ela esperou dias, semanas, meses e anos e a promessa de um dia reencontrar seu pai acabou com seus sonhos.

Os três crescem e cresce também o amor entre Gustavo e Clarissa e cresce o ódio de João pela família de Gustavo.

Após vários episódios inesperados, a história tem uma reviravolta surpreendente, muita coisa acontece para tudo tenha um encaixe perfeito. Uma gravidez inesperada e uma traição unem o destino de Gustavo e Clarissa, mas a vida simples do moço e a lida com dois gêmeos enchem Clarissa de desespero e ela os abandona em busca do grande “sonho americano”, mas a realidade bate na porta e ela está de volta cinco anos depois para reaver o seu lugar na vida dos três.

OPINIÃO: Amor, traição, abandono, expectativa, mudanças e principalmente, realidade. O livro é uma mistura de tudo isso e um pouco mais! A história é muito viciante e muito real. Quem acredita de verdade que o amor pode superar qualquer coisa e ultrapassar as provações do dia a dia, vencerá. A Clarissa era uma menina mimada, que idealizou uma vida ao lado de Gustavo, mesmo quando ele a alertou da sua dura realidade. Ela quis seguir em frente e na primeira provação, abandonou tudo e foi viver um “sonho”, sim, sonho entre aspas, pois ela sentiu na própria pele virar um pesadelo. E sem condições para voltar, teve que ir até o final para perceber que ela era feliz e não sabia. Uma lição que devemos levar para nossa vida. Amei o livro e a escrita da autora!


site: http://bit.ly/2rPZfiu
comentários(0)comente



Bia 20/09/2016

Resenha publicada no blog Lua Literária
Desde que li Mais que uma Escolha fiquei ansiosa para conferir mais trabalhos da autora.
Em Duas Luas conhecemos a história de Gustavo e Clarissa. Gustavo é um homem negro, muito bonito, que sabe muito bem o que é passar por dificuldades na vida.
Quando pequeno, mudou da favela de Belo Horizonte para Canoa Velha, no interior de Minas. Seu pai era simples, procurava com a mudança para o interior, tranquilidade; já que tinha um pedacinho de terra por lá. Sua mãe não estava contente com a vida que tinha, julgava o marido por acomodado. Eram pobres e ela não se conformava com essa realidade.
“O que faz morrer um relacionamento? O destino, a convivência, outro amor, novos interesses, falta de dinheiro ou só incompatibilidade de gênios? É um pouco disso ou tudo isso?” – página 99
Assim sendo, Gustavo testemunhou de perto o que era um casamento infeliz, tendo os pais como grande exemplo.
Clarissa é uma linda loira, acostumada com o bom e o melhor. Foi parar em Canoa Velha também pequena, para morar com seu tio, o grande fazendeiro João. Sua mãe havia falecido e seu pai precisou fazer uma viagem. João, riquíssimo, não era lá uma pessoa muito fácil de se relacionar, por sorte tinha o primo Carlos.
Cidade pequena vocês sabem como é, não existe escola de rico e pobre. Carlos e Gustavo já eram amigos; Clarissa e Gustavo se tornaram próximos por compartilharem do mesmo gosto pelos livros.
O tempo passou, o sentimento entre Gustavo e Clarissa mudou de amizade para amor. Um amor proibido, já que o tio da moça não aceitava o rapaz, que era pobre e negro.
Gustavo herdou toda a simplicidade do pai, arrumou trabalho em uma papelaria local. Ganhava pouco, mas pelo menos iria aprender uma profissão. Clarissa, imatura, sonhadora e virtuosa. Apesar de tudo que passou, não tinha maturidade para crescer e perceber que nada na vida era fácil. Talvez por sonhar demais, não evitou engravidar, ainda adolescente, de Gustavo.
Então vocês pensam: sendo o tio de Clarissa tão preconceituoso, jamais ele aceitaria o casamento e tão pouco a criança, certo? Bem, aquele ditado tem caroço nesse angu faz todo sentido nessa trama.
João aceita o casamento do casal, porém a sobrinha e seu marido viveriam na vida humilde. Ele não ajudaria.
Clarissa se muda para a casinha que Gustavo divide com sua mãe. As coisas não seriam fáceis, o pai do rapaz já havia falecido, ele precisaria se desdobrar para sustentar a casa. A moça percebe que casamento não é lá como um conto de fadas, e a sogra faz o possível para deixar a vida da nora ainda mais trevosa. Para colocar mais tempero ainda na relação, o destino não mandou um bebê para o casal, mas sim DOIS: vieram gêmeos.
Gustavo precisava agora se multiplicar em dez. Clarissa, imatura, não suportava a realidade pobre e não conseguia cuidar dos bebês e aturar a sogra. Impulsivamente, abandonou todos, inclusive os filhos, para seguir o pai no exterior.
Nem preciso dizer o quanto Gustavo ficou arrasado. Por sorte, nosso protagonista conseguiu superar.
Herdou a papelaria em que trabalhava, conseguiu aumentar ainda mais o negócio, e cinco anos depois de todo o sofrimento, era um homem de posses.
Clarissa, nesse mesmo tempo, cresceu e conseguiu enxergar a realidade. Se arrependera do que fez, agora estava de volta para tomar seu lugar de mãe e quem sabe conseguir o perdão de Gustavo.
Poderia ele perdoar a mulher que tanto o fizera sofrer?
Não há como não se encantar com a escrita singela de Bruna. É um romance, que tem alguns clichês, porém a autora escreve para que o leitor tire lições através de seus personagens e de seu enredo.
Mais uma vez temos Minas como cenário, apesar de Canoa Velha ser uma cidade fictícia, me senti como se estivesse viajando para o estado pela segunda vez em se tratando de suas obras. A autora resgata esse regionalismo dentro do romance, que hoje, infelizmente, está tão perdido.
Os personagens são humanos, muito bem construídos, únicos. Senti vontade acolher Gustavo, era como se estivesse lá presenciando toda sua dor. E quanto a Clarissa, não consegui julgá-la, pois entendi perfeitamente todas as suas inseguranças e medos. Quantas vezes não achamos que fugir pode ser a válvula que precisamos para começar de novo?
“O que aconteceu com a gente me fez entender que as pessoas são capazes de qualquer coisa quando estão infelizes. E nem sempre é por falta de escrúpulos ou caráter.” – página 149
O enredo nos faz refletir sobre o preconceito socioeconômico, mas essa fuga da personagem feminina também traz um balde de água fria ao leitor apto ao romantismo: estamos acostumados com a figura masculina sentir medo e abandonar a mulher e filhos. Será que vamos acolhê-la da mesma forma que fazemos com os mocinhos?
“- Não sei o que leva uma pessoa a tomar certas atitudes. Talvez o desespero. É difícil entender e aceitar, só que nem sempre a vida deixa uma escolha.” página 86
A leitura de Duas Luas lembrou-me de O Mulato. Claro que são enredos totalmente diferentes, porém várias e várias vezes enxerguei a mesma doçura de Raimundo em Gustavo.
Outro aspecto da autora que preciso glorificar de pé é a revisão textual impecável e o cuidado com a língua portuguesa. A linguagem da obra é simples e regionalizada, por vezes temos diálogos em que o sotaque e bordões mineiros aparecem, porém, mesmo se tratando de uma obra publicada de forma independente, não nos deparamos com erros de português.
Leitura recomendada para os amantes de bons romances, mais uma vez um livro da Bruna encheu meu coraçãozinho de amor.

site: http://lua-literaria.blogspot.com.br/2016/09/resenha-duas-luas-bruna-longobucco.html
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR