Sara.Marques300 13/06/2020"Cada órgão do corpo foi feito para ser servo da mente. A mente é a capital do corpo". pg.72Mente, caráter e personalidade I, livro escrito por Ellen G. White apresenta princípios gerais acerca da saúde mental e da importância do cuidar dessa área específica.
No prefácio é ressaltado um ponto muito importante, diz o seguinte “É óbvio que Ellen White não escrevia como psicóloga. Não empregava a terminologia comumente usada hoje na área da psicologia”. E esse é um ponto muito importante, ter isso em mente pode facilitar a leitura, afastar julgamentos e ajuda a não criar inferências.
O livro é dividido em 17 seções que abordam assuntos como: Estudo da mente, o desenvolvimento da mente, personalidade em crescimento, saúde mental, problemas emocionais, falsos sistemas de terapia etc.
“A mente deve ser disciplinada, educada, exercitada”. Pg.5
Não espere que esse livro seja um livro de psicologia, pois não é. Pelo menos não com a psicologia que conheço, até porque, é bom lembrar que Ellen White não era psicóloga. Por outro lado, é um livro que trata de uma forma bem rica sobre a importância de se cuidar da saúde mental. E Ellen W. faz isso muito bem. É um livro cheio de pérolas.
Pontuando meu discurso, o que quero enfatizar é que, se você for ler esse livro pensando que se trata de um livro que discorre sobre a psicologia cientifica atual sinto dizer que terá uma surpresa. Segundo ponto, isso não quer dizer que Ellen White não traga questões riquíssimas sobre a área. Muitos pontos citados e explanados pela autora ainda hoje se entendem da mesma maneira, por exemplo “O que a criança vê ou ouve, produz impressões profundas na mente tenra, que nenhuma circunstância posterior da vida poderá desfazer completamente”. Pg.151 Lembrando que a escritora morreu em 1917, ou seja, na época a psicologia ainda era somente um bebê. Terceiro e último ponto, a base principal do livro é Deus, mais precisamente a fé cristã.