Ana Bruno 28/09/2019
Começo meio bobinho, final filosófico...
"Wicked, uma fantasia de qualidade, com algo a mais do que um universo mágico." Inspirou o musical homônimo que fez sucesso em 2016 em São Paulo, com previsão de estreia carioca para janeiro de 2020.
Temos aqui a história da Bruxa Má do Oeste, aquela do Mágico de Oz, que sempre acreditamos ser a vilã da história, uma pessoa horrível que perseguiu Dorothy, mas que neste livro somos colocados a pensar que, na verdade, a bruxa pode ser apenas um pessoa incompreendida.
A história aborda temas variados, tratando-se principalmente de uma crítica política e até mesmo religiosa.
O livro é dividido em cinco partes: na primeira, temos a infância de Elfaba, a segunda parte retrata a vida dela na universidade de Shiz e como ela conheceu a bruxa boa, Glinda (lembra vivências da história de um outro bruxinho famoso) - até essa parte eu estava achando o livro bem bobinho, mas daí em diante as coisas começam a fazer sentido-, a terceira parte, mostra Elfaba como uma jovem rebelde que luta por seus ideais, na quarta parte, ela vai em busca de perdão e redenção depois dos seus dias de militância, e por fim, temos o familiar encontro da bruxa com a Dorothy.
A escrita do Gregory Maguire é bem fluida, porém arrastada em algumas partes (como se o livro pudesse ter sido escrito com menos do que suas 496 páginas), mas com outras partes bem atrativas que dão um ritmo legal!
Elfaba, nos é revelada como uma personagem feminina forte, que se incomoda com as injustiças e manipulações, não se cala quando precisa reivindicar e que não se afasta de seus ideais. Outro aspecto interessante, é que suas características físicas que causam estranhamento num primeiro momento em que outros personagens a conhecem, prossegue com naturalidade e aceitação em seguida. E Elfaba também parece à vontade e relativamente segura em sua condição (armadura de defesa???)
Em todo o contexto Elfaba reflete e busca explicações sobre a existência e a origem do mal, com análises e considerações bem filosóficas e plausíveis. Gostei bastante! Nota 4/5 ?
P.S - As últimas frases do livro são sensacionais!!! ??? (Mas deixe para lê-las ao final)