giulia.berbel 24/10/2020
A vida é irônica
Ao menos de nome, muitos conhecem o Guia do Mochileiro das Galáxias, escrito por Douglas Adams. Originalmente, a série de ficção científica cômica foi transmitida na BBC Radio em 1978, sendo adaptada posteriormente para outros formatos como teatro, livros, quadrinhos, série de televisão, jogo de computador e filme.
O conjunto de livros (publicados entre 1979 e 1992), conhecido como a "trilogia de cinco", é considerado um dos grandes clássicos da cultura nerd e do universo geek. Até quem nunca leu conhece várias referências à obra, como: a resposta para a vida e o universo é 42 (até o Google concorda); uma toalha é o objeto de maior utilidade para um mochileiro; e o Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio, também chamado de Dia da Toalha.
Sempre num tom sério de piada e sátira, o autor ironiza os questionamentos sobre a vida, as perguntas vazias, o funcionamento do mundo e as preocupações mais íntimas de um ser, abordando ainda questões de política, instituições, burocracia e meio ambiente, que são atuais até hoje.