Ariadne 16/09/2022
Joe Sacco é um jornalista que publicou diversas matérias em revistas e jornais de renome mundiais. Ao contrário de muitos profissionais da área, ele prefere fazer suas reportagens em forma de quadrinhos, e esse é o grande diferencial desse exemplar que tenho em mãos.
Os traços do autor ilustram muito bem as expressões de cada personagem entrevistado e oferece um entendimento maior das situações retratadas. Cada sentimento e cenários desenhados funcionam como se estivéssemos assistindo a um documentário, o que deixa tudo mais forte do que muitos textos que apresentam apenas textos, ou uma outra foto.
Embora apresente bastante texto para situar o leitor acerca do conflito retratado, isso não atrapalha em nada a fluidez da reportagem. Os diálogos são muito claros e diretos, e muitas vezes duros. Não podemos nos esquecer que é uma reportagem como outra qualquer, afinal.
Um detalhe muito interessante é que ele se insere nos próprios quadrinhos, mostrando como chegou até essas pessoas, mostrando que, em quase todo caso, a sua mera presença desencadeia diversas situações. Isso tira a impressão que a figura do repórter é de apenas um mero espectador.
Eu normalmente leio graphic novels de maneira bem rápida, mas Reportagens foi uma leitura perturbadora, e por isso acabei demorando mais do que eu tinha imaginado. Não foram poucos os momentos em que tive que parar para refletir sobre o que tinha acabado de ler e, principalmente, ver.
É tudo muito carregado de tristeza, pobreza e locais destruídos pelos mais diversos motivos. E, apesar das histórias terem sido escritas há uns bons anos, os conflitos que retratam são tão recorrentes, que, infelizmente, soa tudo assustadoramente atual 😢
Retratos é, portanto, um belíssimo trabalho que dá voz a lados que muitas vezes a grande mídia prefere ignorar. Tanto que ele foi muito criticado pelo matéria a respeito do exército americano, por exemplo.
Ao final, dois sentimentos conflitantes tomaram conta de mim: admiração pelo excelente trabalho realizado, mas tristeza pela realidade de tantas pessoas ao redor do mundo.
site: https://www.instagram.com/p/CiavZCMOhUL/