@thereader2408 15/07/2021E não é que da para fazer jornalismo em quadrinhos?Essa é uma HQ diferente, pelo menos para mim foi. Joe Sacco nasceu em Malta e vive nos EUA desde os 12, se formou em jornalismo mas nunca trabalhou de maneira convencional, Sacco é apaixonado por quadrinhos e por isso procurou aliar sua formação profissional a sua paixão, e não é que deu certo?
O autor é um premiado quadrinista, jornalista e correspondente de guerra , se especializou em produzir reportagens em quadrinhos, suas obras mais famosas são Palestina - uma nação ocupada, Notas sobre Gaza e Área de segurança Gorazde. E como jornalista-quadrinista o autor acaba assumindo mais responsabilidades que um repórter tradicional.
A reportagem feita através de fotos e vídeos é precisa, mesmo que o contexto tenha que ser bem explicada pelo repórter. E quando não há fotos e o jornalista precisa apresentar os fatos em desenhos? Parece ser bem difícil, mas não para Joe Sacco que consegue fazer isso e muito bem.
Em Reportagens o autor apresenta uma coletânea de relatos socialmente relevantes sobre conflitos ao redor do mundo, são histórias sobre refugiados, contrabandistas, criminosos de guerra, crueldade, ambição e pobreza extrema. Tudo é apresentando em desenho e com cenários ricos em detalhes, algumas vezes coloridos e outras em preto e branco. Todo o trabalho é baseado em fatos coletados e entrevistas feitas in loco.
No geral são 6 reportagens desenhadas: Territórios palestinos, Iraque, Kushinagar, A guerra e as Chechenas, Julgamento de guerra e Os indesejáveis. Ao final de cada reportagem, Sacco relata suas experiências pessoais, traz referências externas e nos dá mais informações sobre cada conflito, seja através de mapas ou gráficos desenhados tudo muito didático e fácil de entender.
Os indesejáveis é meu favorito, fala sobre imigrantes ilegais do Mar Mediterrâneo que vão para Malta, o país de origem de Sacco que apresenta diferentes perspectivas sobre o conflito (imigrantes, cidadãos e representantes do governo). Sacco foi muito competente em descrever cada conflito sem prejudicar a narrativa textual e visual o que nos permite uma completa imersão, tudo de forma sensível e impressionante.
@thereader2408
site:
https://www.instagram.com/p/CRXXzQCL2_K/