A Testemunha Ocular do Crime

A Testemunha Ocular do Crime Agatha Christie
Agatha Christie




Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime


340 encontrados | exibindo 316 a 331
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 22 | 23


Tatiely 17/08/2013

A testemunha Ocular do crime
Mais um bom livro da Agatha Christie, só que ainda prefiro os casos que tenham o detetive belga Hercule Poirot.
comentários(0)comente



Natália 16/07/2013

Muito Bom!!!
Todas as vezes que eu leio um livro de Agatha Christie fico impressionada com a capacidade que ela tem de criar um enredo envolvente, personagens bem construídos e desfechos surpreendentes. Agatha, é sem dúvida, uma das melhores escritoras de todos os tempos.

A Testemunha ocular do crime foi o primeiro livro que li da autora com a personagem Jane Marple. Apesar de já estar acostumada com o famoso detetive Hercule Poirot, fiquei admirada com a sagacidade e inteligência dessa personagem e pretendo ler outros livros com ela.

Logo, no início da história, somos apresentados a personagem Elspeth McGillicuddy. Após um dia de compras natalinas, ela embarca em um trem para visitar a amiga Jane Marple. O que ela não poderia imaginar era que durante a viagem seria testemunha de um assassinato. Enquanto observa a paisagem pela janela do trem, ela acaba vendo em um outro trem próximo ao seu um homem, de costas, estrangulando uma mulher. Horrorizada ela relata o ocorrido a polícia, que não acredita na história pois nenhum cadáver é encontrado.

Leia mais em:

site: http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/2013/07/resenha-testemunha-ocular-do-crime_16.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tarcila 27/09/2012

Um mistério intrigante
A engenhosa Miss Marple traz mais uma nova aventura inusitada.
Uma amiga da velhinha assiste a um assassinato em um trem e, a partir de então, as surpresas não param de suceder. Primeiro, nenhum corpo é encontrado. Mas, isso, Miss Marple “resolve” com facilidade. Assassinato finalmente comprovado, resta agora descobrir a identidade da vítima, o motivo e o assassino.

A história consegue ficar muito mais empolgante a partir desse momento, quando, com a ajuda de uma astuta amiga, Miss Marple desvenda uma teia de acontecimentos subseqüentes, incluindo novos assassinatos!

É como disse a crítica do New York Times: “Uma história de detetive perfeita. Não há um só momento entediante.”

Só não me agradou muito o final. Talvez por que foi surpreendente demais!
Leitura recomendada!
comentários(0)comente



mila 01/08/2012

Clássico da ficção policial
Li este livro há dois anos e confesso que gostei bastante. Uma leitura agradável e que te prende. Pretendo ler mais livros da Agatha para ter uma opinião mais aguçada sobre esta.
comentários(0)comente



Camila1856 10/05/2012

O Assassino nem sempre é aquele que pensamos
Testemunha Ocular do Crime, Agatha Christie, Porto Alegre, RS: L&PM Pocket, 2010, 256 pág. (tradução de Henrique Guerra)

Conhecida como Dama do Crime, Agatha Christie, nascida em 1890, tornou-se mundialmente famosa por seus romances policiais, contudo Agatha também é autora de romances não-policiais, peças teatrais e poemas, seus personagens mais famosos são Mr. Poirot e Miss Marple. Em 1957, foi publicado “4.50 from Paddington” no Brasil: Testemunha Ocular do Crime e trata-se de uma história protagonizada pela detetive amadora Miss Jane Marple.

No início do livro somos apresentados a Sra. Elspeth McGillicuddy que após as compras natalinas entra em um trem para visitar sua amiga Miss Marple e quando o trem em que a Sra. McGillicuddy viajava diminui a velocidade e outro trem acelera, de sua janela ela acaba presenciando um homem estrangulando uma mulher. Como uma boa cidadã, a Sra. McGillicuddy informa a policia acerca do que viu, contudo ninguém acredita, pois nenhum corpo foi encontrado. Não obstante, Miss Marple, obstinada, acredita piamente na amiga Elspeth e decide procurar o corpo com a ajuda de Lucy Eyelesharrow.

De fato Lucy consegue encontrar o corpo de uma mulher em um sarcófago na casa da família Crackenthorpe, em Rutherford Hall. A família Crackenthorpe é uma família rica e como todos os ricos têm suas excentricidades. O Sr. Crackenthorpe, um velho ranzinza e avarento, e seus filhos: Emma, Alfred, Cedric e Harold, apresentam personalidades muito peculiares. De inicio o inspetor Bacon não desconfia que a família tenha algo haver com a morte da mulher desconhecida, mas por se tratar possivelmente de uma estrangeira a Scotland Yard entra em cena com o inspetor Dermot Craddock que por sinal é amigo de Miss Marple.

Pistas reais, pistas falsas, omissões em depoimentos, fatos estranhos, investigações abrangendo várias hipóteses são lançadas no livro e o leitor é guiado por um intrincado e misterioso labirinto de pistas. O que de início pareceu uma morte desvinculada da família Crackenthorpe, toma contornos familiares, principalmente quando percebemos a ganancia e o desejodos filhos de que o velho Sr. Crackenthorpe morresse para que pudessem se apropriar da herança. E como a própria Miss Marple afirma que uma morte sempre tende a gerar outras, outras mortes surgem dentro da própria família o que torna o quebra-cabeça para descobrir o assassino mais intrincado e emocionante.

Novamente A. Christie desenvolve personagens complexos, e trilha diversos caminhos para a investigação, não perde o foco e faz com que o leitor, instigado, dê um de detetive e tente, desesperadamente, descobrir o assassino. A linguagem e a esperteza de Agatha Christie consegue envolver o leitor do começo ao fim do livro.

Ninguém sabe matar tão bem seus personagens como Agatha Christie e ninguém sabe encontrar um sentido para a morte de forma tão plausível como ela. O livro é envolvente e encantador, acredito que nem todos os leitores conseguem descobrir o assassino, mas em momento algum Miss Marple deixa a desejar, principalmente para aqueles leitores que são fãs de Poirot, não há frustração, apesar de que com Poirot a investigação se torna mais emocionante, pois ele vai atrás das provas, já Miss Marple segue outra linha investigativa.

Testemunha Ocular do Crime, é super indicado para todos que apreciam um romance policial, para os fãs da Dama do Crime, para quem gosta de bancar o detetive e para todos que gostam da personagem Miss Marple.

Camila Márcia
http://delivroemlivro.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Lili Machado 01/02/2012

Não há suspeitos, outras testemunhas... e, principalmente, não há um cadáver.
Num determinado instante, dois trens corriam lado a lado. Naquele exato momento, Elspeth McGillicuddy, uma amiga de Miss Marple, testemunha um assassinato, da janela de seu vagão de 1a classe.
Desesperada, ela tenta ver da janela de seu vagão, um homem apertando o pescoço de uma mulher. Mas os trens já se afastaram.
Em vão, ela tenta relatar o crime, mas ninguém a leva a sério. Não há suspeitos, outras testemunhas... e, principalmente, não há um cadáver.
Elspeth estava retornando de compras de Natal em Londres, para visitar sua amiga Jane Marple em St. Mary Mead. Somente ela para acreditar em sua amiga.
Apesar de Elspeth continuar viagem, para ver seu filho no Ceilão, Miss Marple resolve continuar a pesquisar sobre o tal crime, para provar a estória contada por sua amiga.
A primeira coisa a fazer é comprar uma passagem e viajar naquele mesmo trem, para saber onde um corpo poderia ser lançado fora do vagão em movimento. E o melhor local é na propriedade dos Crackenthorpes, o pai Luther, a filha Emma, 3 filhos, um cunhado e um neto. Pelo menos 4 homens candidatos a serem o estrangulador.
Como Miss Marple não é mais tão jovem para ficar procurando corpos desaparecidos pelo mato, ela pede a ajuda de Lucy Eyelesbarrow, uma empregada doméstica da cidade. - em meu entender, o personagem mais fascinante do livro.
O corpo é encontrado, afinal, mais assassinatos são cometidos, o culpado é desmascarado e o motivo real revelado – tudo do modo dramático e peculiar de Miss Marple.
Em 1961, o livro foi transformado em filme: “Murder, she said”.
comentários(0)comente



Sull 07/12/2011

Bem mais ou menos!
Verdade seja dita... a estória fica meio enrolada e só se torna fluída nas últimas 30 páginas...
Deixou a desejar.
comentários(0)comente



Veronica.Goncalo 09/10/2011

A testemunha ocular do crime
O livro é bom, a história se desenvolve de uma maneira intrigante; sempre se quer sabe o que vem em seguida. O motivo foi fácil, e o plano engenhoso, mas o assassino me decepcionou. Mesmo assim a "rainha do crime" é ótima. Aconselho.

http://here-igo.blogspot.com/
comentários(0)comente



João Paulo 15/07/2011

Muito bom! Nunca havia lido nenhum livro com essa personagem encantadora que é a Miss Marple! Dizem que é o retrato da própria Agatha Cristie: uma senhorinha agradável e assombrosamente persicaz.

Achei a trama muito bem elaborada, os personagens muito bem caracterizados e, de resto, toda a genialidade dessa autora, que na minha opinião devia ter um Q.I. muito acima da média, para construir romances policias tão engenhosos.

O difícil é tentar adivinhar o assassino, porque todos parecem ter motivo suficiente para matar: aliás, sempre há "pistas falsas" pregadas pelo narrador, como a querer nos dizer: "olha, pode ser esse personagem o assassino".

O interessante é que os suspeitos vão morrendo também, e você fica: "Meu Deus do Céu, quem será o assassino!?" E começamos a suspeitar de personagens insuspeitáveis!

Achei que este foi o grande barato do livro: a confusão mental que o narrador apronta com o leitor, fazendo com que a gente leia velozmente para saber quem é o danado do assassino!

Fora isso, como já disse, os personagens bem caracterizados: a velhinha Elseph, a Lucy Eyelesbarrow (única vez que ela aparece nos romances), o sr. Crackenthorpe, os meninos, etc. Vale a pena ler.
Naldo.Vieira 24/03/2024minha estante
Os trens vinham na mesma direção. Foi no momento que eles se emparelham que ela ver o crime




Zazá 01/11/2010

Este livro é simplesmente MUITO BOM...

Antes deste, eu tinha lido apenas "O Caso dos 10 negrinhos" e não quis seguir lendo as obras dela, ma agora eu quero ler todas quanto puder.

A história é fantástica e o desfecho é muito inteligente.
Vale a pena ler.

Recomendo.
comentários(0)comente



Lord_Vaynard 08/08/2010

Outra história quase perfeita da rainha do Crime!

Você não vai conseguir parar de ler!!!
comentários(0)comente



Mateus 26/06/2010

Agatha Christie é minha autora policial favorito há muito tempo, desde que li O Caso dos Dez Negrinhos. Seus livros me deixam em transe da primeira à última página, fazendo com que eu me torne extremamente curioso para saber quem é o assassino ou o ladrão por trás dos crimes.

Com A Testemunha Ocular do Crime não foi diferente. Desde o primeiro capítulo, quando é narrada a viagem de trem de Elspeth McGillicuddy, onde ela vê um assassinato, me senti dentro do trem presenciando tudo o que acontecia. E quando vamos acompanhando as suspeitas de Miss Marple, foi como se eu estivesse à escuta. Já o momento em que Lucy Eyelesbarrow aparece é o ponto mais alto da narrativa. Agatha Christie mostra sua genialidade exatamente ao construir essa personagem, pois é a melhor e mais carismática de todos os livros que a autora já escreveu. Fiquei penalizado ao descobrir que Lucy nunca mais chegou a aparecer em outros livros. Se o contrário tivesse ocorrido, iria render excelentes obras.

Tudo no livro se mostra impecável, todos os personagens são bem construídos e a história é extraordinária. Com uma narrativa tão boa assim, esperava um super final, como em Assassinato no Expresso do Oriente ou A Casa Torta. Pensei que iria ocorrer uma grande reviravolta ou uma grande inovação, mas não foi bem isso o que aconteceu. Agatha Christie era capaz de escrever algo melhor, e achei que ela deixou um pouco a desejar. Mas o final não foi ruim, só bastante normal. A Testemunha Ocular do Crime é um excelente livro, e talvez possua o melhor desenrolar de todos os livros da autora.
comentários(0)comente



340 encontrados | exibindo 316 a 331
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 22 | 23


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR