Jhones 04/06/2020Chegou a vez de falar sobre uma das melhores leituras do ano!
Conheci Carl Sagan pelos excelentes livro e filme "Contato" e desde então sempre quis conhecer Cosmos, sua obra máxima. Nesse livro, Sagan nos leva a uma viagem pelos mistérios do universo. Conhecemos diversos personagens da história que fizeram sua contribuição para o que a ciência é hoje.
O livro foi escrito e publicado no início da década de 80, época em que a guerra fria e o desenvolvimento de armas nucleares estava a todo vapor. Como cidadão dessa época, Carl Sagan demostrou sua preocupação com o futuro da humanidade como um todo:
"De uma perspectiva extraterrestre, nossa civilização global está à beira do fracasso na tarefa mais importante que enfrenta: Preservar a vida e o bem-estar dos cidadãos do planeta. Não deveríamos estar prontos a explorar vigorosamente, em cada nação, grandes mudanças no modo tradicional de fazer as coisas, uma reformulação fundamental de instituições econômicas, políticas, sociais e religiosas?"
Muita gente acha que ciência e religião são incompatíveis. Carl Sagan, apesar de cético, tinha uma mente aberta e é isso o que eu mais gosto nele.
"Parece que há muita gente que apenas quer uma resposta, qualquer resposta, e portanto foge do ônus de ter na cabeça duas possibilidades mutuamente excludentes"
O livro é dividido em 13 capítulos, cada um abordando um assunto diferente mas de certa forma relacionado com os demais. A escrita é acessível e nem um pouco complicada. Mesmo que você seja leigo como eu ? não vai encontrar dificuldades pra entender os conceitos apresentados no livro.
Não precisa nem dizer que fica a recomendação fortíssima pra você conhecer essa obra que se tornou um clássico moderno da divulgação científica, uma verdadeira aula.