Carol Luques 27/12/2023
Depois de um começo conturbado, a leitura do segundo livro da saga Valeria, intitulado "Valeria en el espejo", foi bem mais tranquila. Provavelmente, já estava mais acostumada à linguagem e à forma de escrever da Elísabet Benavent, além de já ter visto as temporadas da série, o que me ajudou a reconhecer os personagens. Isso também me fez achar o texto mais simples e divertido.
O livro continua acompanhando a história das quatro amigas Valeria, Lola, Nerea e Carmen, tendo como foco principal a Valeria, a jovem escritora que acaba de publicar um romance de sucesso, inspirado na sua vida (sua separação e seu novo relacionamento com o Victor) e na rotina das suas amigas também.
Neste segundo livro, Valeria está recém separada de Adrián e confusa com o que esperar do seu relacionamento com Victor, que tem sérios problemas em assumir o que sente. Eu confesso que a Valeria me irrita algumas vezes com seus problemas de insegurança. Mas, comparada com a adaptação da Netflix, a Valeria do livro me parece muito mais decidida e corajosa.
Com relação às amigas, vemos Lola sofrendo com um relacionamento tóxico, Carmen aprofundando seu namoro com Borja e Nerea precisando lidar com uma questão bastante complexa. Inclusive, o desenvolvimento da narrativa da Nerea foi um dos mais marcantes neste livro.
Para concluir, continuo achando que vale a pena a leitura (apesar de ter achado algumas partes mais enroladas)! Para mim, além do objetivo puramente linguístico, me proporcionou passar um tempo de diversão (e me fez querer ver a série novamente! Hehehhe).