Sofia 01/05/20203/5 - Bom, mas nem tantoMarie Kondo é uma das personal organizer mais famosas da atualidade tendo programa de tv, muitos seguidores das redes sociais e livros publicados. Lançado pela Sextante em 2016 o livro 'Isso Me Traz Alegria' é o segundo livro da autora e tem como proposta ser um guia de fácil compreensão para quem leu 'A Mágica da Arrumação' e gostou do método dela. Ainda que tenha sido feito para ser lido em sequencia, é completamente tranquilo ler apenas ele sem nenhum conhecimento prévio algum.
.
Não há nada de revolucionário no método dela, é apenas piegas. Querer que as pessoas guardem apenas coisas que despertam felicidade e tenham boas energias é ótimo, mas qualquer adulto razoável sabe que não é possível viver só de felicidade. Por exemplo, eu sou completamente indiferente ao jogo de xícaras que tenho na minha casa, quase não uso, mas sei que eu preciso manter isso lá porque é provável que um dia eu queira oferecer uma xícara de chá para alguém e se eu não tiver xícara isso não vai rolar. Eu poderia listar vários itens na minha casa que não me trazem alegria, mas preciso manter por um motivo de força maior. Você acha mesmo que alguém manteria uma gaveta de remédios se não precisassem deles?
O livro se torna arrastado em várias partes, eu mesma pulei algumas páginas, mas nem tudo é tão ruim assim: achei bacana a hora que ela foca em dizer que a bagunça externa só reflete a bagunça interna. Eu consigo ver isso muito bem na minha vida: quando estou nervosa ou preocupada, minha casa se torna rapidamente uma bagunça. Depois de muitos anos de terapia, eu passei a ter fixo na minha cabeça que se eu estava em uma fase difícil e queria sair dela, eu deveria começar arrumando a minha volta - e sempre funcionou. Marie Kondo tem uma boa intenção com o livro, mas não chega totalmente ao seu objetivo
site:
https://www.instagram.com/perdidonaestante/