Davi.Paiva 14/10/2022
Muito bom e prático!
Link Amazon: https://amzn.to/3T4NQ8i
Não tem jeito. Livros sobre minimalismo e organização de espaços são a minha nova paixão. E depois que você lê "A Mágica da Arrumação" tanto em livro quanto em mangá, fica animado para ler este livro da Marie Kondo e se aprofundar em seu método "KonMari".
Achei o livro muito bom. É uma recapitulação de tudo que é explicado em seu livro anterior, com a vantagem de ter ilustrações e aprofundamentos, bem como depoimentos pessoais da autora sobre como se tornou organizadora de casas e como levou isso para fora da casa de seus pais para a vida de casada e depois para a vida de mãe.
Então se gostaram de "A Mágica da Arrumação" e querem se aprofundar nos métodos de organização da KonMari além do mangá e do que é ensinado na série "Ordem na Casa", não deixem de ler este livro.
Recomendo!
*
Como eu disse, este é um livro que recapitula o que é ensinado em "A Mágica da Arrumação". Logo, não tem nada de novo no Método KonMari. Mas não custa nada relembrar.
Primeiro é preciso reunir todos os produtos de uma mesma categoria em um só lugar (quarto ou sala, por exemplo) e fazer os descartes. O que sobrar deve ser guardado, de preferência, tudo junto (se você tiver livros na sala e no quarto, por exemplo, deixe todos que ficaram na sua coleção em um só lugar).
O que fica e o que é descartado é com base na alegria de seu usuário. Pegue o produto nas mãos e sinta dentro de si se ele te alegra ou se já perdeu o gosto que tinha pelo seu uso, posse ou se o mesmo não lhe tem mais utilidade. Caso o produto seja de alguém que more com você, deixe que a pessoa primeiro se interesse pelo que você está fazendo e depois que escolha descartar e organizar o espaço. Dê apoio a quem estiver inseguro nesta jornada.
As categorias são:
- Roupas;
- Livros;
- Papéis;
- Komono (artigos em geral que não são nenhum dos anteriores listados);
- Produtos de valor sentimental (presentes, heranças, lembranças de viagens, etc.).
Cada categoria tem o seu próprio método de descarte e manutenção: roupas são descartadas conforme estado de conservação e se não lhe servem mais, livros são descartados conforme o gosto pessoal ou se perderam utilidade (como um livro que você comprou por conta de um curso que já concluiu e assimilou bem o conteúdo, por exemplo), papéis devem ser mantidos a não ser que não sejam mais importantes (como manuais de aparelhos, notas fiscais e embalagens diversas, por exemplo), os produtos komono, a meu ver, são mais difíceis porque envolvem diferentes cômodos de uma casa (quarto, sala, cozinha e até banheiro) e os produtos de valor sentimental, obviamente, dependem do apreço e utilidade que você tenha por eles. A escolha pode parecer ficar mais difícil conforme você zera uma categoria, mas eu falo por experiência própria: se você for pela ordem ensinada, estará bem calejado nas etapas finais.