Filosofia para corajosos

Filosofia para corajosos Luiz Felipe Pondé




Resenhas - Filosofia para corajosos


230 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


GNR 07/09/2023

A doença do contemporânea
O intuito do livro é chocar com a forma como o autor expressa sua opinião afim de levar o leitor a um espanto que por sua vez gera algum conceito a partir do texto. De um modo geral a ideia de instigar quem lê e bastante clara no decorrer do livro, seja concordando ou não certamente vai lhe causar desconforto (num sentido de provocação) essa leitura.
comentários(0)comente



Leandro.Vini 13/08/2023

Chatinhos e blá-blá-blá...
O objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar com sua própria cabeça. Um objetivo simples; que ao meu ver, foi concluído. Vi muitas pessoas criticando a forma com que ele fala, "prepotência ou arrogância", como ele diz: os chatinhos e o mesmo blá-blá-blá de sempre. Se vc não pensa igual ele, então está pensando com sua própria cabeça, e o objetivo do livro foi alcançado. Não concordo com muita coisa escrita, e não é por isso que não vou gostar do livro. Pois se vc só ler oque lhe convém, melhor tornar-se um escritor Narcisista, escreva para ti mesmo, e se apaixone pelas sua ideias, logo se tornará um grande idiota. Pare de ser um chatinho, papagaio de pirata, e crie seu próprio caminho.
comentários(0)comente



Tani 11/08/2023

Gato por lebre
Na minha opinião o livro não cumpre o que propõe, o autor não só não fornece meios para que o leitor pense por sí só, como demonstra certa arrogância ao apresentar seus argumentos.
Fiquei incomodada com a leitura do começo ao fim, entendo que o incômodo se dá em razão da diferença de pensamento sobre a visão de mundo apresentada, porém ao longo do livro o autor não consegue estimular o público a produzir suas próprias reflexões, me parece muito mais uma apresentação das opiniões do autor e nada mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bianca 29/06/2023

Mais um livro chato
Chato! Filosofia pode ser divertida, instigante... mas ele escolheu o caminho das suas percepções tentando forçar uma ideia mentirosa de que ele estava sendo imparcial.

Chato! Chato! Chato!
comentários(0)comente



Eduardo 22/06/2023

E não é que eu gostei
Estava totalmente descrente sobre este livro...

Mas posso dizer que eu adorei!
O autor fala umas verdades sobre vários assuntos, como religião, política, economia, cultura, comportamento, sociedade....

Não concordo com tudo, mas ele realmente te põe a pensar sobre algumas questões!

Vou ler mais um livro do Pondé pra ver se viro fã mesmo!
comentários(0)comente



Jose497 16/06/2023

Filosofia não é ficar parado
Muitos avaliam a filosofia com base na estátua "o pensador".
O interessante é que Pondé realmente gosta de pisar no calo e ser objeto de discussão. O que ele e outros filósofos pop do Brasil fazem são provocações filosóficas para que saiamos da nossa da nossa caverna.
Atualmente o que mais se deveria questionar é a fonte, visto o fato de que a sabedoria ou idiotice está democratizada através das nossas mídias sociais.
baseado nisso, sabendo que o autor é reconhecido entre os filósofos, mesmo que o que ele diga possa parecer arrogância ou ter um aspecto negativo, sempre vou considerar de quem veio a exposição.
comentários(0)comente



Gabriela.Pereira 08/04/2023

Diferente
O autor trouxe algumas reflexões sobre muitos tópicos diferentes, algumas crenças enraizadas que geralmente temos, mas sinceramente senti um tom arrogante do Pondé?. Como se ?pensar com a própria cabeça? fosse na verdade pensar com a cabeça dele.
comentários(0)comente



NandoFilter 13/03/2023

Me fez querer ler mais sobre filosofia
Gostei da leitura e das opiniões do Pondé, não só porque muitas delas são as mesmas que eu tenho em relação ao mundo, mas também por conta de me lembrar o porquê de eu gostar tanto de filosofia. Me fez ter vontade de ler mais sobre esses assuntos e voltar a questionar o mundo ao meu redor.
comentários(0)comente



Zenaildo 11/03/2023

Filosofia
Pondé usa algumas ideias do cotidiano e expõe ali o que a filosofia fala e sua opinião sobre o tema, nos fazendo refletir sobre o assunto.
comentários(0)comente



Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro “Filosofia para Corajosos” é uma obra do filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, publicado em 2016. O autor apresenta um conjunto de ensaios que abordam temas como a existência, a felicidade, a moral, a religião, a política e a cultura contemporânea, utilizando o método filosófico para tratar questões que afetam a vida das pessoas.

O livro se divide em 13 capítulos, cada um abordando um tema diferente. Em cada capítulo, Pondé apresenta sua reflexão pessoal sobre o assunto em questão, articulando suas ideias com referências de pensadores clássicos como Nietzsche, Schopenhauer, Sartre, entre outros.

Pondé defende a importância da filosofia como um instrumento para enfrentar os desafios da vida, sobretudo para as pessoas que buscam a coragem para lidar com questões existenciais. Ele critica o pensamento politicamente correto, a superficialidade da cultura de massa e a falta de sentido que afeta a vida moderna.

Introdução, fiz o fichamento de apenas dois capítulos.

O autor apresenta uma reflexão sobre o papel da filosofia na vida das pessoas e a importância de questionar os valores e crenças que influenciam nossas escolhas.
Pondé afirma que a filosofia é um instrumento para enfrentar os desafios da vida e que sua função é ajudar as pessoas a encontrar um sentido para a existência.
O autor critica a superficialidade da cultura de massa e o pensamento politicamente correto, que, segundo ele, inibem a reflexão crítica e limitam a liberdade de expressão.
Capítulo 1 - A coragem de existir

Pondé aborda a questão da existência humana e afirma que a vida é marcada pela finitude e pela incerteza.
O autor defende que a coragem é um valor fundamental para enfrentar os desafios da vida, sobretudo diante da incerteza e do medo da morte.
Ele critica a cultura do conforto e do hedonismo, que, segundo ele, geram uma sensação de vazio e desespero na vida das pessoas.
Capítulo 2 - A arte de ser feliz

Pondé discute a questão da felicidade e afirma que ela não pode ser alcançada por meio do consumo ou da realização de desejos imediatos.
O autor apresenta a ideia de que a felicidade está ligada à superação das limitações e ao reconhecimento da finitude humana.
Ele critica a cultura do sucesso e da autoajuda, que, segundo ele, são ilusórias e superficiais.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Wagner 15/02/2023

Pondé tem uma escrita envolvente e provocativa que estimula a reflexão e a autodescoberta, fazendo deste livro uma ótima opção para quem busca ampliar seus horizontes e explorar questões profundas e relevantes.
comentários(0)comente



sosodecampos 08/02/2023

realmente
bem como disseram, o autor está mais preocupado em fazer você pensar como ele, do que em fazer você pensar por si mesmo, porém uma colocação interessante de uma leitora em um comentário de resenha é que a partir do momento em que ele quer induzir você a pensar como ele, as discordâncias e divergências de opiniões fazem você se questionar também, talvez essa parte seja interessante, mas não foi a percepção que eu tive sobre a obra
comentários(0)comente



Lua D. 02/02/2023

Simplesmente...
Que livro.
A arrogância faz com que a leitura fique descontraída. O livro nos faz ver que as vezes a gente tem medo de achar, falar, ser...
Para quem tem mente aberta o livro é perfeito!! Porém para quem não tem... Diria que você ira se irritar sksk
comentários(0)comente



230 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR