Filosofia para corajosos

Filosofia para corajosos Luiz Felipe Pondé




Resenhas - Filosofia para corajosos


230 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Alan.Nina 26/09/2021

Pondé pincelando perguntas
Todos sabemos que um livro de filosofia, o mais importante são as perguntas e não exatamente as respostas. E neste livro, Pondé entrega justamente os questionamentos, desconstruindo muito da visão fechada que, por força de uma educação doutrinadora, costumamos ter.
É bem verdade que um ou outro pensamento, é possível que o leitor já os tenha em mente, bem como Pondé não descobre a roda: certamente para quem já tem visão crítica, vai encontrar vários lugares comuns. Assim, o termo "para iniciantes" é levado a sério aqui, inclusive pelo pouco aprofundamento de alguns temas (alguns capítulos são tão curtos que parece que renderiam mais ou mesmo parecem inacabados). De modo que temos uma leitura fluida e não maçante, as vezes até superficial, mas que cumpre muito bem seu propósito de instigar os iniciantes.
comentários(0)comente



Daniel Sampaio 18/09/2021

Excelente e suave obra acerca de alguns tópicos filosóficos
A obra expõe com muita didática e linguagem acessível alguns dos principais tópicos existenciais analisados pela Filosofia à partir de posicionamentos do autor, principalmente no que se refere à sua crítica à nossa sociedade contemporânea. Recomendo.
comentários(0)comente



Mariana.Moreira 30/08/2021

Filosofia para corajosos
Diferente do título do livro, as questões abordadas são posicionamento do próprio autor e nada que te estimule a pensar.
Livro curto, mas que demorei a terminar.
Na grande parte não me prendeu e achei enfadonho.
comentários(0)comente



Renisson 28/08/2021

Não espere neste livro algo profundo de filosofia, apesar de ter bastante referência. Este livro é feito para massas curto e escrita fluida.
Mas será mesmo que o livro é Filosofia para corajosos?
Não! Ele apenas fala de vários assuntos dentro deles contemporâneos na visão do autor.
O fato de ter vários temas em livro pequeno é até certo ponto ruim, pois talvez faltou mais profundidade em certos temas.
Não é um livro ruim de um modo em geral, ele não superou minhas expectativas, e definamente o título não condiz com o conteúdo do livro.
comentários(0)comente



Polyane.Gimenes 27/08/2021

Não gostei do estilo do autor
Emprestei um dos livros dele de uma amiga e, antes de ler, acabei comprando outro título dele. Li primeiro o que tinha emprestado, e mesmo não gostando acabei lendo também o outro porque já tinha comprado. Mas achei a abordagem bem rude, não recomendaria a leitura.
comentários(0)comente



ma :) 18/08/2021

interessante
meu primeiro livro desse gênero. Gostei muito de ver outros pontos de vistas de assuntos que eu abordava de maneira diferente. A escrita de Pondé é muito fluida e jovial (confesso que achei que seria uma leitura lenta) mas gostei muito!
comentários(0)comente



nilo 12/08/2021

Ponde é fera
Falo sem medo de errar que ponde é o maior(mais cético) filósofo vivo que temos hj...

Faz você dar muitas risadas ao longo da obra...

Esse foi meu primeiro livro dele(já vou no quarto), e de cara já gostei muito, leitura fácil e que faz você refletir muito também.

Ponde é muito cético ( isso que gosto nele) e isso faz você também exercer o ceticismo...
ma :) 12/08/2021minha estante
não curto mto!!


nilo 12/08/2021minha estante
Para de "mimimi" garota!
Esse livro é um Ouro...


Gui202 08/11/2021minha estante
Mais um lunático fã do Pondé.... Só aprender mais um pouquinho que a máscara dele cai pra vc também, tinha que ser fã do Pondé...tratando a garota mal, vá endeusar alguém que preste criancinha !




Gisele 09/08/2021

?Apenas na personalidade há vida?
?Falar em sua própria língua é, antes de tudo, ter coragem de enfrentar os problemas que a filosofia nos traz, sem medo de sermos obrigados a pensar em coisas de que não gostamos. É desistir de agradar quando se pensa. É ser (quase) indiferente a quem tem qualquer expectativa sobre quem você é ou o que você pensa.?

O livro ?Filosofia para corajosos? de Luiz Felipe Pondé tem como objetivo ajudar quem lê a falar com a própria língua e a pensar por si só, torná-la relevante no cotidiano - sendo um manual para corajosos. Para tal, a leitura é separada em três partes e aborda não só a visão filosófica do autor, como também alguns dos ?grandes tópicos da filosofia ao longo do tempo? e também a opinião do autor a cerca do mundo contemporâneo.

O que eu queria obter com a leitura era uma síntese filosófica de assuntos importantes ao longo da história, com ideias de nomes relevantes no mundo da filosofia, para que assim, eu tivesse uma base ampla para ler outras obras filosóficas posteriormente. O livro atingiu minhas expectativas e eu indico para aqueles que têm objetivos semelhantes aos meus. No entanto, para essa leitura você tem que estar disposto a enfrentar assuntos problemáticos e que podem disto ar daquilo que você acredita ou acha. O autor possui opniões fortes, cruas e faz comentários sarcásticos ao longo do livro, os quais podem não agradar algumas pessoas. Além disso, no livro já muitas verdades nuas e cruas das quais nem fazia ideia de que precisava tanto ler/ouvir - isso nem sempre pode ser considerado agradável para alguns; como disse Pondé no livro, a filosofia pode não te fazer mais feliz, mas sua vida será menos medíocre.

Na minha opinião, o importante aqui não é concordar ou discordar do autor, e sim perceber, que independente do que você pense dele e de suas ideias, as opiniões que você exprimir da leitura são suas e portanto, o objetivo do autor com o livro já está sendo atingido, fazer com que o leitor pense com a própria cabeça e fale na própria língua, sem medo de agradar ou desagradar pessoas com opiniões divergentes. Afinal, filosofia é isso. Quando percebi isso, pensei: ?genial?. O livro me fez pensar e refletir bastante, formular meus próprios conceitos sobre determinados assuntos e por isso, o indico.

A parte que considerei mais interessante e construtiva foi a Parte II do livro, e a que menos gostei/mais tive dificuldade de concluir a leitura e absorvi menos coisas foi a Parte III.
comentários(0)comente



Jonathas 24/07/2021

Inteligentinho...
Primeiro livro do Pondé que li, não sei se dei azar com esse, mas fiquei bem frustrado, esperava muito mais.
O filósofo usa o tempo todo termos irônicos para descredibilizar outras linhas de pensamento ou movimentos com os quais não concorda, parece um filósofo da quinta série.
Tem alguns insights legais mas grande parte do livro é sobre um velho reclamão e só.
comentários(0)comente



Ana 17/07/2021

Julguei pelo título e...
Achei o título meio clichê e esperava não gostar do livro, mas me surpreendi. O livro trás pontos de vista bem relevantes explicitados de forma muito objetiva, sem floreios. Gostei.
comentários(0)comente



Williams 04/07/2021

Pense por si
A proposta do livro não atingiu a meta. Ou por preguiça ou por achar que o autor queria que pensássemos como ele.
Sobre tudo o livro contém informações úteis que podem ser absorvidos.
comentários(0)comente



Arthur.Sousa 28/06/2021

Sem medo de pensar
Importantes temas discorridos ao longo da história, observados sobre os ombros de gigantes pelas lentes de Pondé, explicitados com muita coragem...
comentários(0)comente



Inlectus 25/06/2021

Bom.
Como eu esperava, bem crítico, de uma acidez agradável.
comentários(0)comente



Ricardo.Borges 24/06/2021

Para ser polêmico?
Livro curto, com tem um linguajar simples, acho que o autor se complica no desenrolar dos argumentos , tentando ser ousado e parecer menos intelectual. Legal quando menciona os idosos e seu fim solitário ou como trocamos crianças por animais.
comentários(0)comente



Gabriel.Bavaresco 19/06/2021

Pondera, Pondé...
Escolhi um bom livro para começar minhas aventuras na filosofia. Concordei com Pondé em vários pontos, mas, por outro lado, discordei em muitos outros. Afinal, o que seria Filosofia a não ser isso??
comentários(0)comente



230 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR