Vanessa Boedermann 29/06/2017Viena no Tempo de Mozart e Schubert | Blog Corredora LiteráriaCom um vocabulário riquíssimo, o autor nos convida a um mergulho na Áustria do século XVII. Um livro cheio de detalhes e sem prolixidade. Os capítulos não são cansativos, cada qual abordando um tema, ajudando no desenvolvimento da leitura.
Pude perceber os pontos positivos e negativos dos tipos de políticas praticadas, geografia, comércio, cultura, arquitetura, religião e gastronomia e como cada prática diária afetava a outra no desenvolvimento da sociedade.
“Como bom vienense, ao mesmo tempo em que negava as tristezas e as misérias, recusando-se a reconhecê-las, mostrava um ar de completa felicidade” em vários pontos do livro percebi a Áustria como o lugar “perfeito” para viver, mas como nada é perfeito há também o seu lado obscuro, da miséria, da prostituição e tristeza, o autor nos mostra os diferentes pontos de vista da sociedade e em suas diferentes classes sociais.
As gravuras existentes no meio do livro ajudam o leitor a viajar no tempo e “perder” um tempo admirando-as.
O surgimento de influências externas desencadeia mudanças de hábitos da sociedade e inicia-se a lamentável revolução.
Uma dica que sempre dou aos leitores é: pesquise no Google fotos de lugares e pessoas que são citados(as) nos livros e escute no Youtube as músicas que são apresentadas, faça uma viagem completa, aumente seus conhecimentos e ajude sua memória.