Stella F.. 10/05/2022
Lindas crônicas!
Apesar de já ter ouvido falar do autor, nunca havia lido ou escutado nada dele.
Fiquei interessada neste livro de crônicas em audiobook (Skeelo) e não me arrependi.
São crônicas deliciosas sobre os diferentes tipos de amor e fui fazendo anotações de algumas e de outras, acabei escutando sem anotar.
A primeira delas chama-se "Despir um corpo a primeira vez" . O autor vai descrevendo que o corpo é sempre uma surpresa, e que despir um corpo pela primeira vez deve-se ter cuidado, seguir um ritual e não despi-lo de qualquer jeito, "porque o corpo do outro não pode ter a sensação de perda mas a certeza de que algo nele se somou, que ele é um objeto luminoso que a outros deve iluminar."
Abaixo vou deixar links do you tube
Na segunda crônica vai diferenciar desejo e paixão. Amor: paciente construção, Paixão: arrebatamento puro, transgressão.
Na crônica três vai nos falar da responsabilidade que é dormir e sonhar juntos.
Passando para a crônica 8 vamos ver o autor discorrer sobre o amor como um interminável aprendizado: "Amor às vezes coincide com amor, às vezes não."
Na crônica 16 vai nos falar das fugas amorosas de antigamente, e acaba sendo um texto bem-humorado. Vai contar de um caso de uma pessoa que fugiu de Juiz de Fora (MG) para Três Rios (RJ) contrapondo com a atualidade em que os jovens já levam os namorados para dormir em casa. Nesse caso sugere que pelo menos eles leiam Bodas de Sangue do García Lorca.
A crônica 17 "Ninguém resiste a uma história de amor", crônica 18 "Variações sobre amor infeliz", crônica 19 "O amor impronunciável", crônica 20 "Aos 80 também se ama" são excelentes.
O autor é extremamente culto e a linguagem é clara e a escrita belíssima. Recomendo!
site: https://www.youtube.com/results?search_query=escuta+amor+audiobook https://poemas.hlera.com.br/affonso-romano-de-santana/despir-um-corpo-a-primeira-vez/#:~:text=Despir%20um%20corpo%20a%20primeira%20vez%20%C3%A9%20como,com%20as%20m%C3%A3os%20infantis%2C%2