Fabi | @psleitura 21/05/2018{resenha feita no blog PS Amo Leitiura}E se você pudesse voltar ao tempo e mudar coisas da sua vida e de pessoas que você ama: você simplesmente embarcaria nessa aventura, mesmo sabendo que o rumo poderia mudar o seu presente ou teria medo de arriscar? Logan Moore tinha uma escolha em sua mão e ele decidiu que era hora de viver essa aventura.
Logan Moore foi baleado em um beco. O que mais o surpreendeu foi que era uma garota que estava o baleando. Devido suas atitudes naquele momento, Logan acabou indo para um reformatório, mas o que ele não esperava era que essa mesma garota estaria lá, vivendo junto com ele.
Olivia é completamente insegura e não consegue falar abertamente sobre esse momento que arruinou completamente sua vida. Eles são melhores amigos e o reconhecimento do que aconteceu no passado demora muito tempo para acontecer, mas quando acontece, Logan fica completamente curioso em desvendar o que tanto perturbou Olívia naquele momento e o porquê ela agiu daquela forma. Mas como descobrir algo se ela não consegue falar do seu passado?
Após um trágico acidente e que faz Logan voltar para casa, seu pai comenta sobre uma pílula que faz você voltar no tempo. Simplesmente precisa tomar uma, escrever uma data no papel e fixar os olhos na mesma e você irá retornar para essa data. Totalmente desacreditado, afinal, como uma pílula seria capaz de fazer você voltar ao tempo? Porém, ele decide enfrentar todas as barreiras e receios para embarcar neste momento único.
E é quando Logan tem um grande click em sua mente: mesmo que o presente seja alterado, ele precisa voltar para a data de quando ele conheceu Olívia naquele beco e fazer com que sua vida seja melhor e seja completamente diferente. E é onde a aventura começa.
“E se...” é uma ficção científica completamente incrível. Vivemos diversos momentos do passado com o nosso personagem, assim como alguns momentos do futuro, mas é completamente interessante como as mudanças que ele realizou no passado e perceptível como seu presente foi completamente alterado. Afinal, são consequências para fazer com que a vida de quem ele ama seja melhor e sem nenhum sofrimento.
Nessas viagens no tempo é completamente compreensível o porquê Olívia agiu daquela forma e como até mesmo a vida de Logan mudou completamente após essas pequenas mudanças. Também adorei quando Logan viajou para o futuro e mudou completamente o rumo de uma possível tragédia. É realmente arrebatador!
A forma como a Giovanna Vaccaro descreve todos os acontecimentos faz você ficar completamente preso na leitura e ficar torcendo para que essas viagens não compliquem totalmente a linha do tempo do personagem e torce para que tudo acabe bem. Tanto é que li esse livro, de 320 páginas, em menos de 12 horas e é repleto de aventuras e acontecimentos inigualáveis. Eu, fã do seriado Flash, não poderia ter ficado mais encantada do que fiquei por esse livro.
Mas o livro vai além dessas grandes viagens: ele mostra novos rumos que nossa vida poderia tomar se tivéssemos feito outras escolhas; como nossa vida é capaz de cruzar com outra pessoa simplesmente por ser destino e não questão de escolhas; como a vida é cheia de segundas chances, cheia de “e se” e tudo depende apenas de nós para realizar essas escolhas. A vida é, realmente, uma caixinha de surpresa e temos que ficar preparados para cada acontecimento.
Adoro esses livros, pois me faz questionar muito o que eu faria de diferente na minha vida. Sinceramente? Eu não faço ideia do que eu seria capaz de mudar se tivesse esse poder. Talvez deixaria as pessoas que eu amo vivas para não precisar sentir saudade, assim como tiraria todo o sofrimento das pessoas queridas. Por mais que a vida seja feita de altos e baixos, acho que se muitos momentos fossem repletos de alegria seria algo realmente incrível. Mas, na minha vida mesmo, eu mudaria poucas coisas, pois aprendi muito nesses 25 anos.
Se você gosta de ficção científica com um grande romance, leia “e se...”. O livro realmente é marcante e vai te fazer viver uma linha do tempo repleta de aventuras, segundas chances, amor e possibilidades.
site:
http://psamoleitura.blogspot.com.br/2018/05/resenha-e-se-de-giovanna-vaccaro.html