O talentoso Ripley

O talentoso Ripley Patricia Highsmith




Resenhas - O Talentoso Ripley


331 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Letícia 15/02/2023

Melhor livro do ano (até agora)
Esse livro é o primeiro de cinco sobre a vida de Tomas Ripley. Nascido em uma família desfuncional, ele articula, manipula, mente e dá golpes para conseguir dinheiro e se tornar alguém importante. Numa dessas oportunidades, ele é enviado à Itália para convencer Dickie Greenleaf, o filho de um ricaço, a abandonar a vida boêmia e assumir os negócios da família. Enquanto constrói uma amizade com o playboy, Ripley desenvolve uma obsessão doentia por seu estilo de vida.

O que precisa ser dito é que esse personagem é icônico. Considerado um dos primeiros sociopatas protagonistas da literatura, a frieza e a complexidade de Ripley encontram no leitor um misto de sentimentos. Devemos torcer por ele? Odiá-lo? Sentir pena? Se é ele quem está contando a história, não resta dúvidas que sua narrativa é enviesada.

O mais interessante foi ver a própria confusão do personagem ao lidar com seu sentimentos. Em determinado momento, enquanto planeja um ato altamente reprovável, o que passa pela cabeça dele é "(...) Mas Tom poderia golpeá-lo, saltar sobre ele, ou beijá-lo, ou atirá-lo na água (...)". Há muito mais do que frieza presente em suas ações; aliás, ele se mostra um homem com emoções voláteis e intensas, e seu maior medo parece ser de que alguém o veja por trás de qualquer máscara que ele esteja usando no momento.

O desfecho da história é maravilhoso e agridoce. Destaco aqui que o personagem sente culpa, medo, e será perseguido por seus próprios atos durante muito tempo. Eu me pergunto até quando ele vai se importar com esses sentimentos, que, por incrível que pareça, refrearam muitas das suas vontandes até então. Considerando que existem mais quatro livros sobre o personagem, acredito que ele ficará cada vez mais desalmado, até se transformar de fato em um psicopata.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vicky.Schneider 02/02/2023

Eu já havia assistido o filme. Conhecia a história. Ainda assim, li todo o livro em um estado de tensão, sempre aguardando os próximos acontecimentos, como se alguma coisa muito surpreendente fosse acontecer. A escrita é envolvente e cativante. O ritmo é perfeito, alternando entre a calmaria para apreciar as paisagens descritas e a angústia para aguardar o desenrolar do enredo.
comentários(0)comente



michelyvogel 30/01/2023

EITA!!!! Que história!!!! Que personagens! e que audácia!!! E o desfecho então? Algo que já vi em outras tramas, mas colocado de maneira bem diferente. Vale muito a pena.
comentários(0)comente



Michelle 26/01/2023

Eu não sabia o que esperar dessa leitura e me surpreendi muito positivamente. Adorei a escrita, ambientação e também o personagem criado de forma tão interessante pela autora, estou animada para ler o próximo livro
comentários(0)comente



Marina 17/01/2023

Babado e confusão
Livro extremamente divertido, fiquei entretida o tempo todo e o protagonista é muito fácil de torcer, mesmo sendo um sociopata trambiqueiro.
Sinceramente, trambiqueiros são meu tema preferido e eu tô feliz demais de estar abrindo minhas leituras do ano com um livro 5 estrelas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raikelly.Almeida 15/01/2023

Peguei esse pra começar o ano. Ja li "em águas profundas" e não gostei, tentei dar uma segunda chance porque me falaram muito bem desse livro, talvez ele não tenha funcionado pra mim, não é um livro ruim, é ótimo na verdade, eu realmente me senti na cabeça de um sociopata, mas do meu ponto de vista acho que faltou alguma coisa...
comentários(0)comente



Nenie 11/01/2023

o que eu aprendi com esse livro foi que ser um gay trambiqueiro às vezes pode dar certo se você fizer tudo direitinho...
comentários(0)comente



Laurinha 05/01/2023

não tenho palavras pra descrever os sentimentos.
Patricia Highsmith escreve essa obra de uma maneira tao fantástica que é desconcertante, agonizante ler este livro, pois você passa a torcer para um vilão da vida real, que vai contra seus princípios, contra ética e mesmo assim você não consegue se desprender desse apego por ele.

Sorrateiramente a narrativa vai te envolvendo ao ponto de você ser cativado pela lábia do Tom Ripley, ao ponto de você torcer e gostar de um psicopata.

Admito que estava com expectativas baixas nesse livro, mas virou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daiane539 29/12/2022

Mais ou menos, mais ou menos...
Quando ganhei o livro procurei avaliações sobre ele, vi que é bem requisitado e criei um pouco de expectativa. Não correspondeu!
Achei que na história há vários "buracos", a autora força um caminho para que a história vá por determinado lado. Mesmo sendo ficção a gente espera algo que seria provável de dar certo na vida real, senti falta disso no desenrolar dos acontecimentos.
E isso de os jornais Italianos noticiarem tudo sobre uma investigação? Isso é real? Que loucura!
Uma leitura razoável.
comentários(0)comente



Jão 24/12/2022

Fabuloso
Sem dúvidas, uma das minhas melhores leituras desse ano. A meu ver o início é despretensioso, descrevendo o personagem e introduzindo o leitor ao mundo dele. A partir daí, o livro vai em uma crescente que te deixa querendo saber qual vai ser o próximo passo que Tom toma.
Ansioso já para ler o segundo volume, e também para que os outros 3 livros que completam a série sejam traduzidos.
comentários(0)comente



amanda.bataglin 24/12/2022

Interessante
Gosto muito da escrita da Patrícia, é meu segundo livro dela e sinto que a leitura flui rápido, mas achei essa aqui com poucos acontecimentos, esperava um algo a mais que não veio
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



331 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR