Mariana Dal Chico 11/05/2010Não vou mentir, esse é um do casos raros que assisti o filme antes de me interessar pelo livro.
Gostei tanto da narrativa da Patricia Highsmith que acabei lendo a série toda:
1- O Talentoso Ripley
2- Ripley Subterrâneo
3- O Jogo do Ripley
4- Ripley Debaixo D’água
Só para constar, o Talentoso Ripley é de 1.956 e engana-se quem acha que a narrativa é desatualizada, leia pois você vai ser surpreender!
Tom é um rapaz que alimenta um ódio secreto de si mesmo, tudo relacionado que conquistou para sua vida: amigos, emprego, festas, ele simplesmente despeza. Ele mora no quarto de um amigo e vai sobrevivendo de trambique em trambique.
Depois de ir atrás do filho do milionário Greenleaf, Tom se torna o melhor amigo de Dickie, pois o rapaz tem tudo o que ele sempre sonhou na vida: dinheiro a seu dispor.
Acontece que Marge Sherwood, amiga íntima de Dickie e apaixonada por ele, se interpõe no caminho. Com medo de ser despezado, Tom reage de uma maneira inesperada matando Dickie e assumindo sua identidade.
Freddie Miles vai visitar seu velho amigo Dickie, no apartamento dele em Roma, mas acaba encontrando Tom Ripley, imediatamente ele suspeita do Tom e de que algo está errado.
A existência de Ripley se torna um jogo de gato e rato com a polícia italiana, assumindo duas identidades para tentar se safar.
O que me encantou no Ripley, foi sua capacidade de improvisação, sua inteligência, escondida atrás de um rapaz tímido que ninguém desconfia.
Leia mais: http://psychobooks.blogspot.com/2010/05/resenha-o-talentoso-ripley.html