O talentoso Ripley

O talentoso Ripley Patricia Highsmith




Resenhas - O Talentoso Ripley


331 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


migueuangelu 18/07/2024

O Talentoso Ripley (Patricia Highsmith)
“Ele estava só e jogava um jogo solitário. Os amigos que poderiam conhecer eram justamente um dos maiores perigos que o ameaçavam. Se tivesse de vaguear pelo mundo totalmente sozinho, tanto melhor: assim haveria menos chances de ser descoberto.”

Tom Ripley é um vigarista americano enviado à Itália para convencer Dickie Greenleaf, herdeiro de uma grande fortuna, a voltar para casa. As coisas saem do controle quando Tom conhece Dickie e experimenta a vida que tanto sonhou. A partir desse encontro, Tom Ripley decide que fará qualquer coisa para manter essa nova vida.

Que livro maravilhoso. A primeira metade do livro é uma delícia e a segunda metade é um frenesi super envolvente. Devorei as páginas torcendo para que meu sociopata favorito conseguisse sobreviver. A construção do Ripley e a forma como sua mente funciona, sempre justificando seus atos ao mesmo tempo compreendendo a gravidade e as possíveis consequências, são fascinantes! Patricia Highsmith consegue ao mesmo tempo criar um protagonista horrendo e maravilhoso. As ações de Ripley ao longo da história são surpreendentes e repulsivas, mas é impossível não torcer para que ele consiga se safar no final. É um mergulho na mente perturbada de um sociopata, que, por vezes, deixa o próprio leitor meio assombrado com o resultado dos atos do protagonista.

(pra não fingir que passou despercebido: does anyone get a little bit of a gay vibe?)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Helena 14/07/2024

Bom livro mas longo
Livro bom! Embora seja interessante acho que as coisas acontecem muito devagar, tem algumas passagens que a gente acaba se perguntando, onde isso vai dar? É um bom livro, te deixa realmente torcendo pelo vilão (ou denominado anti herói), mas é extenso além do necessário.
comentários(0)comente



graybaird 07/07/2024

Adorei acompanhar a trajetória desse personagem doentio, manipulador, sínico, sociopata e completamente desmiolado!!!

o cara foi quase pego no pulo inúmeras vezes, me sentia aturdido sempre que isso acontecia porque pensava ?agora não tem mais saída?, porém meus amigos o cretino é MUITO SORTUDO, conseguiu sair ileso de todas e ainda saiu como bonzinho por pura sorte. alguns momentos eu fiquei até ?ué? mas isso não é possível??

o livro traz ambientações muito boas que me deixaram fascinado, uma delicia acompanhar o protagonista viajando pra vários lugares da europa e cometendo muitos crimes ?

senti que alguns momentos da trama foram um pouco monótonos e o final foi bem mais ou menos, no entanto o que torna o livro bom é o próprio tom ripley. o personagem é muito bem escrito, com motivações bastante interessantes e muito bem desenvolvidas, é simplesmente incrível acompanhar a ascensão dele!!
comentários(0)comente



LetAcia972 06/07/2024

Uma mona maluca e trambiqueira
Fazia tempo que não gostava tanto de um livro como esse! A autora é incrível e quero ler todos os livros dela
comentários(0)comente



Oliolioliver 04/07/2024

Louco alucinado
Em algum momentos achei a narrativa mto arrastada. De resto um livrão mesmo, homem louco (e tu ainda torce por ele)
Pensar que o livro foi escrito tal qual os incas me deixa mto chocado pq essa mulher SOUBE MTO
comentários(0)comente



vinvtage 19/06/2024

O Talentoso Ripley: Thriller Psicológico de Primeira Classe
"O Talentoso Ripley", de Patricia Highsmith, é uma obra-prima do suspense psicológico que cativa o leitor desde a primeira página até o seu surpreendente desfecho. A narrativa habilmente construída nos apresenta Tom Ripley, um personagem complexo e intrigante, cujas ações nos deixam constantemente questionando seus motivos e sua moralidade. Highsmith tece uma trama repleta de reviravoltas e suspense, mantendo o leitor na ponta da cadeira até o fim.

A ambientação na Europa dos anos 1950 é ricamente detalhada, proporcionando um pano de fundo envolvente para as manipulações e os jogos de poder entre os personagens. Além disso, a escrita da autora é afiada e envolvente, fazendo com que cada página seja um prazer de se ler.

Um dos pontos mais fortes do livro é a construção dos personagens, que são vívidos e complexos, tornando difícil para o leitor tomar partido ou prever suas próximas ações. Tom Ripley em particular é um protagonista fascinante, cuja mente calculista e moral flexível o tornam ao mesmo tempo repulsivo e cativante.

No entanto, apesar de todos os seus méritos, "O Talentoso Ripley" pode não ser para todos os gostos. Aqueles que preferem histórias mais lineares e protagonistas moralmente claros podem achar difícil se envolver com a trama e seus personagens. Além disso, algumas reviravoltas podem parecer um tanto forçadas ou convenientes demais.

Em suma, "O Talentoso Ripley" é um thriller psicológico de primeira classe que merece ser apreciado por fãs do gênero. Com sua trama envolvente, personagens complexos e atmosfera intrigante, é uma leitura que fica na mente do leitor muito tempo depois que o livro é fechado.
marianachgs 19/06/2024minha estante
uau




Camila1856 18/06/2024

Meu sociopata favorito
Que loucura que foi entrar na mente do Tom. Pensamentos completamente distorcidos. E eu amei que enquanto estava lendo estava na Grécia, igual o Tom queria estar kkkk Achei livrão. E gostei mais do final do livro que do final do filme.
comentários(0)comente



Rafael3901 18/06/2024

Um dos melhores livros que li
Personagens interessantes, história bem escrita, um livro cheio de detalhes, fiquei imerso como se estivesse do lado do personagem viajando pela Itália...
comentários(0)comente



joão pedro 12/06/2024

Um anti-herói magnético
A Patricia Highsmith é uma mestra na criação de personagens. Neste livro, você acompanha a mente de um homem sofredor, solitário, pobre e, acima de tudo, muito ambicioso. Tom Ripley é um trambiqueiro esperto, inteligente, ansioso, controlador e controverso. Vi muitas críticas atribuindo ao Ripley o diagnóstico de sociopata, algo que não é mais usado pela comunidade científica, mas acredito que ele tenha sim alguns fortes indicativos para o transtorno de personalidade anti-social, como a ausência de empatia e de remorso. Contudo, em alguns momentos do livro, ele se arrepende dos seus atos, mesmo que implicitamente, revelando a maestria da escrita da autora.
Essas contradições do personagem são um forte argumento para a sua classificação como personagem redondo, conceito de análise literária que diz respeito a personagens contraditórios, complexos, profundos e conflituosos ? características essas evidentes em Ripley.
Além disso, um personagem redondo enfraquece a capacidade de julgamento moral do leitor, fazendo-o simpatizar com o personagem, independentemente de suas ações perversas ? efeito esse notado neste livro, já que o Tom Ripley te magnetiza do início ao fim.
Para mim, o livro só teve um empecilho: seu ritmo se tornava um pouco lento e massante em alguns momentos. Entretanto, a personalidade do Ripley sempre me fazia voltar à história.
Em suma, "O Talentoso Ripley" é um livro fenomenal, complexo, profundo e anti-heróico, assim como o seu protagonista!
comentários(0)comente



Fred Zanitti 04/06/2024

Recomendadíssimo!
Eu já havia visto o filme, lá atrás com o Matt Damon, e também recentemente a série na Netflix. A série, até por ter episódios e ser mais longa, é bem mais fiel e detalhada que o filme, mas ambos muito bons. O livro é muito bom, há tempos já queria lê-lo e com o surgimento da série me despertou a vontade novamente. Não há muito o que argumentar, já que a maioria das pessoas que já ouviram falar de Tom Ripley ou já viu o filme ou já viu a série. Resumidamente, Tom Ripley é o diabo na pele de cordeiro :D
Recomendado de olhos fechados!
comentários(0)comente



Carlos.Pery 02/06/2024

Resolvi reler o livro após assistir a série da Netflix, e tive a mesma sensação da primeira leitura. Tom Ripley é um personagem fascinante e que merece/precisa ser descoberto por uma nova geração de leitores.
comentários(0)comente



Rebecca 29/05/2024

Eu amo essas histórias de golpistas, gosto quando o livro segue o vilão da história que se dá bem quase sempre, ainda mais quando é uma pessoa (realista, sem magia/fantasia) porque humanos são os piores mesmo e a vida não é justa. Essa história é muito bem contada e o nível de esquemas, crimes que o Ripley vai se metendo, você acha que agora vai dar ruim, mas aí ele tira outro esquema da manga.
Enfim! Gostei e gostei do final. Kkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz Souza 24/05/2024

O ursupador
O livro conta a história de Tom Ripley um jovem de 25 anos , um sociopata habilidoso que tem na arte da mentira sua maior arma de manipulação mas apesar de sua maestria sempre de vez em quando fica lhe uma preocupação se vai ser descoberto ou será encurralado talvez seria medo ou um pouco de consciência o que seria raro no caso dele.
Ele quer ser tanto Dickie que vira uma obsessão.

A história é bem costurada ,foi uma das poucas vezes que vi uma narrativa em 3 pessoa que parecia 1 pessoa , a autora faz lindas descrição tanto dos lugares como do ambiente em si.
Tom tem uma parte que fica chato demais principalmente depois que ele mata Dickie mas depois a trama ganha agilidade como todo bom suspense psicológico.

Ótima leitura.
Biaâ¡ 24/05/2024minha estante
A Netflix fez uma adaptação se não me engano


Luiz Souza 25/05/2024minha estante
Fez sim , dizem que tá boa a adaptação




331 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |