Luiza - @oluniverso 23/12/2016Resenha originalmente publicada no blog Choque Literário.Náufragos, traficantes e degradados conta como aconteceram as primeiras expedições ao Brasil, mesmo antes de Pedro Álvares Cabral; também relata como alguns índios se rebelaram diante da invasão dos portugueses, espanhóis e franceses e outros, se aliaram a eles.
O livro também dá detalhes de como funcionava a exploração de pau-brasil (até praticamente sua extinção) e como funcionou a disputa pelas riquezas do Rio da Prata.
Algo que me incomodou logo no começo foi a seguinte frase do autor:
"Era 26 de janeiro de 1500 e os homens comandados pelo capitão Vicente Yáñez Pinzón tinham acabado de descobrir o Brasil." Pág. 11
O problema é que, hoje, sabe-se que o "descobrimento" do Brasil pelos espanhóis, portugueses e franceses foi na verdade um achado, porque a terra já estava habitada. Além disso, também encontrei alguns erros de revisão durante a leitura.
A parte legal é que a edição possui algumas ilustrações e legendas que nos ajudam a contextualizar melhor o que estamos lendo, além de notas sobre algumas personalidades no fim do livro.
Enfim, é isso! Náufragos, traficantes e degradados deve funcionar para os amantes de história e para aqueles que querem conhecer um pouco mais afundo o período das navegações no Brasil.
site:
http://choqueliterario.blogspot.com.br/2016/07/falando-sobre-naufragos-traficantes-e.html