spoiler visualizarMarcelinho :) 24/08/2021
O famoso caso da sequência tão boa quanto o primeiro livro!
Véi! O que foi isso? Eu estou em choque. Eu fiquei completamente maravilhado com "Um Estudo em Vermelho", e aqui, o Conan Doyle aplicou a mesma fórmula, mas melhorando ainda mais!
O início trazendo os métodos do Sherlock pra dedução, no caso de leitores novos, e algumas menções ao livro anterior, para agradar os leitores que acompanharam a aventura passada.
O caso dessa vez, tem um desenvolvimento equilibrado, você consegue acompanhar o raciocínio do Sherlock, mas obviamente não resolve o caso sozinho KKKKKK, quero dizer que diferente do outro livro, onde ele jogava o culpado na sua cara e você não entendia nada, aqui você você já tem em mente quem é, e vai acompanhando a prisão do sujeito.
Por falar nisso, a maneira que a história do criminoso é apresentada também é diferente, se anteriormente, pra explicar os motivos de Jefferson Hope, todo mundo ficou perdido na segunda parte do livro com o país dos santos, aqui você sabe quando vai ouvir a história e não toma susto, nem fica completamente perdido KKKKKKKKK. Inclusive, tanto o Hope, quanto o Jonathan Small tem seus motivos muito bem justificados, mais um "vilão" que você não acha que devia ser punido por suas ações.
A resolução do caso, obviamente é fascinante, com ótimas cenas, como o Sherlock se disfarçando de velho, um cachorrinho confuso com o rastro de alcatrão, e até perseguição de lanchas!
Também temos a surpresa de ver o Watson apaixonado pela Mary, e sinceramente, eles fazem um casal fofo, fico feliz de ter esse desenvolvimento dos personagens.
Temos algumas cenas curiosas também, como o Sherlock usando cocaína no início do livro, (onde eu e o Watson reprovamos isso) um novo investigador da Scotland Yard, nada contra o Jones, mas eu senti falta do Gregson e do Lestrade, espero que apareçam novamente, eles servem muito bem como alívio cômico, e o Tadeu, que apesar de não aparecer mais depois de um tempo, é um personagem legalzinho. Inclusive, descobrimos por um porteiro da casa dele que o Sherlock foi lutador por um tempo. Será que em algum livro ele mete a porrada em alguém? KKKKKK
E no geral, é um livro muito emocionante e mais uma pérola (entendedores entenderão) nesta série tão clássica. Quando eu era pequeno, eu sempre quis ler esses livros e sabia que ia gostar, e hoje, já lendo, posso afirmar com toda a certeza que eu já amo essa série e sou fã com muito orgulho!
É isso, 10,4/10. Muito bom!
Nice dms! Obrigado por ler até aqui e viva feliz :)