A Catedral do Mar

A Catedral do Mar Ildefonso Falcones




Resenhas - A catedral do mar


61 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Eduardo 19/04/2012

Bom
Boa leitura. Uma história medieval com muitos desencontros e enredos, mas não me empolgou.
comentários(0)comente



Fátima 15/02/2012

Prepare-se para ler uma estória incrível, inesperada e inspiradora.
comentários(0)comente



Ladyce 21/05/2011

Uma visita à idade média em Barcelona
A tradução recente do espanhol para o português de A Catedral do Mar de Ildefonso Falcones, um advogado catalão que escreve seu primeiro romance, foi muito bem recebida aqui no Rio de Janeiro, e foi o livro escolhido pelo meu grupo de leitura para discussão em novembro.

A história se passa no século XIV, na Catalunha, e tem como tema central a construção de uma catedral gótica, à qual seu título se refere. Também demonstra a importância desta construção – que existe até hoje – para a cidade de Barcelona e como a sociedade, dos nobres aos servos, foi afetada pela construção desta igreja.

Neste meio tempo, temos o que eu diria ser uma das melhores séries de aulas sobre a vida na idade média. A vida de Arnau Estanyol segura o texto de maneira surpreendente, do início ao fim do livro. Nascido servo, nosso herói acaba barão. Desta maneira, conseguimos entender não só as obrigações diárias de um servo na época, como aquelas esperadas dos homens livres, dos comerciantes e dos que emprestavam dinheiro a juros. Vemos o início da Inquisição, a vida na Jederia ( o bairro judeu), as preocupações e obrigações diárias dos religiosos. A medida que Arnau passa de uma aventura à outra, e aos poucos galga posições sociais, numa escalada sem igual, o leitor fica familiarizado com a vida dos homens livres, e como uma cidade mercantil funcionava. E a quê vinham os nobres? Preconceitos e valores morais são demonstrados e explorados com mestria. O resultado é entendermos como pensavam os protagonistas de cada nível social.

E apesar dessa informação toda, a história é muito interessante, rápida, uma aventura quase, numa linguagem de fácil absorção. A “aula de história” passa desapercebida, infiltrada como está em prosa de excelente qualidade. Pouquíssimas são as passagens mais longas, ou diálogos que trazem mais informação do que adiantamento da trama. Este romance é prazeroso de ler, apesar da grande informação histórica que se propõe a passar. Por causa disso mesmo, este livro teve grande sucesso de venda na Espanha, e foi responsável pela inclusão n da catedral do título e de outros locais mencionados ao longo do romance, nos roteiros turísticos de Barcelona e da Catalunha.

A grande surpresa, para mim, veio na descoberta de quão diferente Barcelona era das outras cidades da época, que também viviam da exploração mercantil do porto. Tinha uma população de homens livres muito maior do que essas outras cidades européias, até mesmo Veneza. Surpresa também é o conhecimento extenso e profundo de Ildefonso Falcones, assim como sua capacidade de manter a nossa atenção através das quase 600 páginas desse livro,

Espero com bastante antecipação o próximo livro do autor. E sei que milhões de outros leitores estarão também alimentando expectativas para o seu próximo livro. Recomendadíssimo. Excelente romance histórico.

24/11/2007



Nanci 01/02/2015minha estante
Ladyce:

Este livro ficou anos na minha lista de desejados, desde que li sua resenha. Finalmente, li A Catedral do Mar e fiquei fascinada pela trama, pelos personagens, pela aula de História, como você bem observou. Por vezes me esqueci de que "estávamos" no Séc. XIV e senti extrema revolta pelas maldades mesquinhas e por tanta crueldade - costumes e leis da época. No fim do livro, gostei especialmente do confronto de interesses, autoridade e conspiração dos Inquisidores, Igreja e Nobres - o diálogo entre o mouro liberto e o inquisidor-mor é maravilhoso.

Obrigada pela dica.


Helder 10/09/2018minha estante
Vc viu que estreou uma série baseada neste livro na Netflix. Devido a isso o coloquei na minha lista de leitura e depois de ler esta sua resenha vejo que devo mesmo adiantar esta leitura.


Ladyce 11/09/2018minha estante
Vi a série. Não gostei. Fizeram uma historia mais melodramática do que o livro, Este sim é sensacional.


Helder 12/09/2018minha estante
Bom saber. Vi o trailer e achei meio fraco, mas sou curioso. Vou ler o livro e depois ver a série. Queria ter visto Pilares da Terra que ficou um tempão no catálogo da Netflix, mas qdo fui procurar tinha saído de cartaz. Gosto muito desta temática medieval.


Ladyce 12/09/2018minha estante
Nos EUA esses dois livros Pilares e Catedral foram sistematicamente comparados. E a vantagem foi dos Pilares. Mas não o li.




LissBella 28/02/2011

Marcante...
Certamente um livro muito bem escrito, marcante e de muito conteúdo histórico.

Achei bastante longo e confesso que quase desisti, mas ao longo da história ele vai valendo a pena.

Recomendo.
comentários(0)comente



Bruno T. 25/11/2010

Quem nasceu Falcones, nunca chegará a Follet
Minha paciência com "A catedral do mar" durou exatas 152 páginas, suficientes para demonstrar tratar-se de um romance extremamente chato.
O estilo arrastado e nada ágil do autor está longe de ser agradável (a péssima tradução, diga-se de passagem, não ajuda em nada), a trama não decola, os clichês são muito frequentes e as personagens são desinteressantes.
Confesso que comprei o livro (saga medieval em torno da construção de uma catedral) imaginando algo semelhante a "Os pilares da terra", que consta de minha lista de favoritos. Não imaginava, porém, que o advogado Ildefonso Falcones (que, aparentemente, até conhece a história de Barcelona) estivesse a tantos anos-luz de distância de Ken Follet e tivesse tão pouca habilidade para criar uma história que pudesse minimamente atrair a atenção do leitor.
Chama a atenção o excesso de palavras em desuso (aguazil, látego, pró-homem, condal, tercena, alvarenga, ajaezar, só para citar algumas, todas dignas de aparecer nos testes linguísticos da Seleções) e da utilização generosa de "pontos e vírgula" ao longo do texto, talvez mais uma brilhante colaboração da tradutora, para piorar um pouco mais "a obra".
Na contramão de quase todos os colegas skoober que apresentaram suas entusiasmadas resenhas, recomendo a todos que procuram um bom romance medieval que leiam (o já citado) " Os pilares da terra" e "Mundo sem fim", ambos de Ken Follet, os comparem com este fraquissimo "A catedral do mar" e sintam a (enorme) diferença.
Adriana 09/02/2017minha estante
Bruno, Gostaria muito de ler esse livro mas está esgotado. Queres me vendê-lo? Adriana


Bruno T. 25/03/2017minha estante
Olá, Adriana. Felizmente, consegui me livrar desse livro pouco depois de tentar lê-lo, em 2010. Vendi pela Estante Virtual e recuperei o dinheiro que havia gasto. Sorte sua estar esgotado.




Elaini 12/07/2010

Belíssimo
É uma obra belíssima, é um do livros mais lindos, que já tive o prazer de ler.
comentários(0)comente



Hérida Ruyz 07/06/2010

"A CATEDRAL DO MAR" (Ildefonso Falcones)
Apesar da era medieval ser conhecida como a "Idade Das Trevas", sendo considerado um período de entrave e retrocesso intelectual e cultural, uma época em que a fé turvou a luz da razão; ainda assim sou fascinada.



"A igreja do povo, construída pelo povo e para o povo", este foi o espírito impresso em sua construção e ao ler o livro percebe-se o quão verdadeira é a citação. É uma história emocionante, onde junto com os personagens, realmente vivenciei as dificuldades de sobreviver em uma época tão conturbada e a impossibilidade de lutar contra a miséria e a servidão. A segregação social era tratada com naturalidade e as diferenças vistas como uma dádiva concedida apenas aos merecedores...Nobres de sangue.O protagonista, Arnau Estaniou, é cativante. Sua história de amor e sacrifício junto a construção da catedral é comovente. Se opõe ao orgulho e a soberba, sempre agindo com justiça e a favor dos humildes.Com uma narrativa detalhada e rica em relatos históricos, Ildefonso Falcones, me proporcionou uma leitura arrebatadora e voraz. Sentidos são aflorados, feridas quase cicatrizadas são reabertas, desencontros, ambição e vingança, foram alguns dos sentimentos experimentados....



Para ler a resenha completa acesse:http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2009/10/catedral-do-mar-ildefonso-falcones.html
Silvia 27/05/2016minha estante
Estou lendo este livro, ainda estou na página 110 comecei ontem. E estou amando!




Ellys Soares 15/05/2010

Uma obra fascinante, emocionante, envolvente, belíssima. Conhecer a Catedral Santa Maria del Mar em Barcelona, já está incluída em meus planos.
comentários(0)comente



Cissa 07/05/2010

Fascinante
Comprei este livro às cegas, sem recomendação nenhuma e fiquei fascinada por ele. É sem duvida nenhuma uma dos melhores romances que já li. O autor realizou uma pesquisa de muitos anos para reunir informações hostóricas sobre Barcelona (Espanha) durante a Idade Média. A história verídica da construção da igreja Santa Maria Del Mar serve como pano de fundo para uma história forte, com personagens que nos envolvem e nos fazem vibrar e não querer largar o livro. Quando terminamos, sentimos que Estaniol faz parte de nossa vida como um grande, corajoso e leal amigo.
Lima Neto 07/05/2010minha estante
seu caso, quando iniciou a leitura desse livro, foi mais ou menos como o meu. eu peguei esse livro porque... simplesmente porque ele estava numa mesa da livraria olhando pra mim, e não resisti (que maneira de falar que escolhi o livro para lê-lo!). fiquei inteiramente encantado com esse livro. a pesquisa histórica dele está muito bem feita, é uma história envolvente e tocante, com personagens belíssimos e cativantes. é um livro que figura na minha lista de favoritos e desejados...


Elaini 04/08/2010minha estante
Cissa,eu adoro este livro!!!Para mim é um dos melhores livros que li. Uma pena que é tão pouco conhecido.


Telma 02/12/2018minha estante
Cissa, ouvi falar desse livro hoje, pela primeira vez e quero muito ler..... Boa indicação você ter gostado!!!!


Cissa 03/12/2018minha estante
Telma, acredito que vc ira gostar muito. A história é baseada em fatos verídicos sobre a construção da igreja Santa Maria Del Mar em Barcelona.


Telma 05/12/2018minha estante
Vou ler sim, Cissa.... Depois comentamos sobre ele...


Elaini 11/03/2019minha estante
Cissaaaa, chocada que a gente leu esse livro a 9 anos!!! Como o tempo passa!!!!


Cissa 12/03/2019minha estante
Elaiiniii !!! Tudo isso já? O tempo voa mesmo!




everlod 24/03/2010

Historinha pra boi dormir em pé
Se eu tivesse lido até o fim, certamente teria aprendido uma boa parte da história da Barcelona Medieval e por analogia da Europa. O problema é que muita pesquisa pra escrever livros acaba resultando numa tese de doutorado e não numa obra literária. O autor explica tudinho, didaticamente, talvez para conseguir uma indicação do MEC, não sei. Não me convenceu. O texto é truncado e tem-se a impressão de estar-se ouvindo um LP arranhado(lembram dessa?), algumas frases são cortadas no meio e outras começam no fim, às vezes o ritmo pára. Quando esperamos alguma reação do personagem, ele mesmo já esqueceu de nós e o narrador recomeça a ladainha sócio-política.
Para quem gosta de descrições históricas enfadonhas, estórias banais e personagens gelatinosos, indicadíssimo.
Ah, quase esqueci de falar da tradução: fraca, fraquinha mesmo.
Bruno T. 25/11/2010minha estante
Li umas cento e cinquenta páginas e minha avaliação está cada vez mais próxima da sua. Tudo indica que, em breve, também irei abandonar a leitura.


Adriana 09/02/2017minha estante
Gostaria muito de comprar esse livro! Queres me vender? Adriana




Érika Serejo 17/12/2009

Leitura não é ruim...
... porém, pra quem tem um dia-a-dia corrido, vida agitada, ou mesmo não está com muita paciência de dividir o tempo com estilos "novela", adio a conclusão dessas páginas pra um outro momento.
comentários(0)comente



Ju 06/11/2009

Nem senti o tamanho do livro, na verdade, quando terminei, ainda queria mais. O livro é excelente! A mistura da ficção com a realidade é sempre fascinante e deixou um saudosismo do livro.
Bernat e Arnau, seu filho, figura principal do livro, vivem uma saga em terras catalãs por volta do século XIV que me levaram a uma leitura desenfreada, de tirar o fôlego.
A história da Virgem do Mar é belíssima, e a catedral é verdadeira e um lugar lindíssimo.
Cheia de reviravoltas, Ildefonso fez um romance de primeira. Recomendo a leitura.
Rosa Santana 24/02/2011minha estante
Eu tb fiz essa "leitura desenfreada". Tracei as quinhentas e oitenta e nove páginas em três dias. Comecei na noite do dia 20 e terminei por volta das dezessete horas do dia 23!! Gostei muito do livro!




marcosm 17/06/2009

Um romance histórico que acompanha o período de construção da catedral do título. O autor tem a clara preocupação de fazer um registro dos costumes e tradições da época, chegando a ser didático em alguns momentos. O protagonista Arnau Espanyol, como é de praxe em livros do gênero, passa por várias provações e reviravoltas ao longo da história. Um bom livro.
comentários(0)comente



Lima Neto 24/03/2009

um livro magnificamente bem escrito, envolvente, marcante, com personagens muito bem desenvolvidos. um dos romances históricos mais belos da literatura contemporânea, sem dúvida. só é uma pena tão poucas pessoas terem-no lido.
comentários(0)comente



Paccelli 28/01/2009

Curto e Grosso
B E L Í S S I M O
comentários(0)comente



61 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5