Inferno

Inferno Dante Alighieri




Resenhas - A Divina Comédia


584 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Helena.Salgado 15/11/2024

Extraordinário
As passagens de Dante pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso são narradas em 3 livros com 33 cantos (capítulos) cada um.
As passagens são descritas com muitos detalhes e riqueza de informações.
Desde o momento em que Dante encontra Virgílio, que será seu guia pelo Inferno e pelo Purgatório, até a hora em que Beatriz assume o lugar de Virgílio, a leitura prende.
De fato, não é uma leitura fácil por possuir muitas referências específicas de mitologia, religião, política, hostória e geografia. Mas depois que você lê, dá pra entender porque é um clássico e porquê deveria ser lido!
comentários(0)comente



Allan255 15/11/2024

Confuso, mais bom
Realmente a obra de dante decai um pouco nesse livro, mas isso não deixa de deixar o livro excelente
Eu nunca pensei no purgatório como uma montanha, mas sim como só escuridão, e ele ajudou a quebrar esse paradigma e a parada dos 7 pecados capitais também, foi certeira, acho que esse ponto matou o livro deixando ele muito bom, o que realmente foi o ponto negativo algumas partes ficaram muito confusas, mais do que o primeiro, eu tive que depois ler a HQ da divina comédia para entender algumas partes principalmente o inicio
comentários(0)comente



Renata.Orlando 13/11/2024

Impressionante
A Divina Comédia é uma obra impressionante que combina uma profundidade filosófica com uma narrativa desafiadora. A complexidade da linguagem utilizada por Dante Alighieri é fascinante e exige atenção cuidadosa de qualquer leitor. A estrutura rica e a poesia elaborada elevam o conteúdo a um nível que, embora possa ser desafiador, recompensa quem se dispõe a decifrar suas camadas e significados.
comentários(0)comente



A Justiceira 04/11/2024

Do céu ao inferno
Esse livro é uma obra prima, li no terceiro ano do ensino médio e jamais esqueci dos detalhes do inferno e do céu, e das pessoas que encontramos em cada grau. É incrível !

Nota: 10/10
comentários(0)comente



Benigno_Lê 31/10/2024

O livro conta a história da viagem de Dante (que é bem interessante, porque é o autor escrevendo uma história em que é o personagem principal, tipo uma fanfic adolescente sksksksk) pelos ambientes possíveis de se estar no pós vida. O livro é dividido em três partes: inferno, purgatório e céu, que são justamente os locais, em sequência, pelos quais Dante passa.

O livro original é uma coleção de cantos, que são todos poemas. Neste livro que li, cada canto é um capítulo em forma de prosa.

Dante mostra um lado da cultura europeia da época, um homem com influências culturais da igreja católica e também das culturas romana e grega. Seu livro cria um mundo ficcional que tem como base as mitologias cristã e clássica, uma mistura bastante interessante.

Além disso, Dante aproveita para fazer várias críticas à política de Florença, sua terra natal, e da Itália (que ainda não era um Estado ainda, se não me engano, não sei exatamente ao que era referido como Itália). O autor também criticava a Igreja, vários papas e organizações cristãs, como ordens religiosas, franciscanos, por exemplo. Inclusive, a ideia de que no passado a cidade de Florença era melhor, que naquele momento ela era cheia de corrupção e pessoas avarentas nos mostra que esse tipo de pensamento não é moderno, muito pelo contrário.

Dante também aproveita sua passagem pelo além túmulo para fazer perguntas para os mortos e para os seres celestes. As perguntas que ele faz para Beatriz, sua guia do paraíso, marcam questionamentos e verdades da época, ideias essas muito influenciadas pelo pensamento de Aristóteles, por exemplo. A ideia da divisão do mundo sublunar e supralunar é evidente, onde o primeiro é imperfeito e o último é perfeito e imutável. Inclusive, Dante pergunta à Beatriz o motivo de a lua possuir manchas, o que me remete às ideias clássicas de que a lua deveria ser sem defeitos, pois é celeste. Entretanto, Beatriz responde que são diferentes "virtudes" que geram as manchas (não sei o que seriam essas virtudes, não sei no que exatamente Dante acreditava, talvez essas virtudes seriam luzes divinas que variariam de intensidade em diferentes partes da lua, ou talvez tipos diferentes de materiais na lua). Essa parte é bem legal, porque Dante discute com Beatriz sobre esse tema e ela sugere experimentos físicos que contrapõem os argumentos de Dante de forma acurada, até que ela mostre a "verdadeira" causa das manchas na lua.

O inferno e o purgatório são mais fáceis de ler, já o paraíso é mais difícil (e em parte mais chato, porque tem mais críticas e citações de acontecimentos e famílias da Itália e de Florença), porque possui discussões filosóficas e o ambiente é muito mais abstrato que nos demais locais, que ainda são sublunares.

De modo geral, é uma leitura bem legal, mas um tanto difícil; mostra bem aspectos da visão da época da religião, da cosmologia, da política.
comentários(0)comente



rosesinwinter 26/10/2024

Inferno - 2024
Haja estômago para quem é cristão para ler esse livro aqui! minha opinião é neutra sobre o livro, recomendo para quem tem interesse de saber a versão de dante sobre o inferno.
minha nota é de três estrelas para esse livro.
comentários(0)comente



Lucas007 26/10/2024

Sensacional
Inicialmente, pensei que fosse um livro que, além dos contos, possuísse um enredo ou história em específico. No entanto, pude perceber que o livro é composto somente por vários cantos, os quais me trouxeram diversas reflexões (e até novas palavras ao meu vocabulário).
Dante é um autor clássico, mas considero uma leitura fácil, com apenas alguns termos mais complicados (pelo fato do século em que foi escrito). No mais, a obra é um mergulho na filosofia, na moralidade e na religião medieval.
comentários(0)comente



Morettii. 14/10/2024

Confuso, desmaiei.
Eu absolutamente amo esse traço de desenho. Achei a história em sí um pouco confusa, se você ler sem saber NADA sobre Dante e a sua jornada, você vai achar um pouco confuso do início, mas é muito legal.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 07/10/2024

Dante relata sua viagem pelos três reinos do outro mundo: o Inferno, o vale doloroso onde termina o ser humano a partir do momento que ele se recusa a seguir a ´verdadeira via´, a da razão e da virtude. O Purgatório, montanha alta e escarpada, que se eleva do grande oceano do hemisfério inferior e o Paraíso, onde a beatitude é descrita e representada. A Divina Comédia é antes de mais nada, um testemunho de uma época no qual o homem deveria viver em conformidade e harmonia com a vontade divina.

Empreste esse livro na biblioteca pública Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573261219
comentários(0)comente



Bia 03/10/2024

A divina comédia com a tragédia da vida
Pensar que comecei esse livro numa época e terminar em outra parte da minha vida que literalmente ficou caótico é curioso. O livro as vezes nos acompanha por jornadas que a gente nem imagina e para além da história dele, mas mistura do na das nossas vidas.
comentários(0)comente



Bruno R. 02/10/2024

O cara além de ser fanfiqueiro fez self insert..
Não é divertido, não é fácil de ler. Tem boas inspirações e inspirou coisas melhores, então respeito esse livro por isso, mas a única coisa que tirei dele é o que o autor fez:

Me sacanearam? Vou fazer um livro onde eu sou foda e todos vocês queimam no inferno!
comentários(0)comente



Luana 29/09/2024

Vou falar a verdade não gostei, não por ser um livro ruim e sim por ser bem difícil de ler, gigante e não me atraiu. Poucas as partes que eu realmente me senti estigada a continuar a leitura.
comentários(0)comente



Ale.Lima 23/09/2024

MUITO Difícil de ler *mas vale a pena*
É difícil de ler. É MUITO difícil de ler! Tive que recorrer ao dicionário várias vezes pois meu conhecimento da linguagem de 1300 e pouco é absolutamente inexistente. PORÉM apesar da linguagem antiga, a obra ainda impressiona pela profundidade filosófica e pelos detalhes das cenas. As cenas são montadas na nossa cabeça de uma maneira incrível. É uma reflexão sobre a alma humana, com críticas à sociedade da época, mas que continua atual. Um clássico que mistura poesia, aventura e uma dose pesada de autoconhecimento. Demorei uma vida pra terminar essa obra, mas valeu a pena!
comentários(0)comente



sunsetluv 02/09/2024

PÉSSIMO
Puta livro chato insuportável, só é considerado uma grande obra pela época que foi escrita porque no geral é muito ruim e Dante é patético.
comentários(0)comente



Vitoria camara 02/09/2024

Magnífico!
Primeiramente não espere de um livro aquilo que ele não vai lhe dar, antes de iniciar a leitura de um clássico é interessante pesquisar sobre, pra não haver uma frustração e abandono do livro!
É altamente religioso, é escrito de uma maneira massante (palavras difíceis e em forma de poema) e que muitas vezes vc não vai saber ao certo quem é a pessoa mencionada ou a metáfora que ele tá usando por isso é interessante uma edição que tenha nota de roda pé pra você não ficar tão perdido, mas a leitura em si é muito edificante!
No inferno podemos notar a forma feia e rude que Dante descreve o ambiente, fora as almas serem atribuladas, com vergonha de seus pecados e muitas vezes bem ariscas, faz uma boa explicação dos pecados e suas consequências.
No purgatório já podemos ver uma mudança de ambientação bem nítida (um meio do caminho literalmente) almas mais brandas e que aceitam seus pecados e suas penas!
O paraíso não tenho nem muito o que falar, é literalmente o paraíso a presença divina, aqui ele não esmiuça muito as almas, mas sim alguns Santos e anjos, seus milagres e suas obras, é muito lindo de se ler.
Se tem um entendimento a mais sobre a religião católica embora eu não entenda bem algumas menções sobre signo/mitologia grega, visto que a igreja católica hoje abomina tais crenças.
Também não podemos deixar de notar o amor de Dante por Beatriz que no meu ver, preferi interpretar não como um o amor carnal dele, mas sim como a pessoa que ele escolheu pra ser a presença divina, visto que não poderia descrever Deus. E é isso vale muito a pena a leitura porém se proponha a ler sabendo que é sim uma leitura cansativa, muitas vezes ela não flui, mas que é de um alto nível de conhecimento, reflexões muito bem feitas e com um embasamento bem relevante.
comentários(0)comente



584 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR