Bruninha 03/05/2014
"Após o sofrimento virá a redenção" (Alighieri, Dante.)
"Ela é de tal maneira constituída que mostra embaixo (...)o mor entrave, que vai se declinando a subida" (Alighieri, Dante.)
ou seja, quanto maior a escalada rumo ao céu, ao perdão dos pecados, mais leve se torna o passo de Dante.
Junto ao seu parceiro Virgílio, (alma pagã destinada á guiar o poeta)Dante trava uma caminhada no mundo dos não vivos, em busca de redimir seus pecados após a morte de sua adorada, Beatriz.
Ao caminho do paraíso, Dante se depara com almas e seus 7 pecados, primeiramente no purgatório, sendo que entre estas varias são muito famosas, fazendo a obra grandes críticas á aristocratas da sociedade antiga.
O protagonista passa por almas que foram dominadas pelos sete pecados capitais: Inveja, ira, negligencia, avareza, gula(vício),e luxuria; Sendo que, em cada terraço de pecado que subia se dirigia á uma forma de "castigo" por assim dizer, relativo ao pecado.
Ao decorrer do livro Dante tem vários sonhos, aqui interpretados como presságio divino para o seguinte passo que o protagonista desbravava.
Quando chega ao Paraíso terreal, encontra com Beatriz, sua amada, que o faz lembrar o quanto foi pecador ao se ver sem ela,Dante se enche de vergonha, e então é batizado por ela, ser quase angelical, fazendo Dante redimir-se dos pecados com tal gesto.
Já sem seu parceiro, Virgílio, Dante sobe aos nove céus com Beatriz, os quais são, respectivamente:
1°Céu Lunar´-Lugar aonde encontram-se os voltados ao bem, porém não cumpridores integrais do voto religioso;
2° Céu de Mércurio:Aonde encontravam-se almas que praticavam o bem para obter fama e gloria;
3° Céu de Vênus:Almas sensíveis ao amor, com salvação plena;
4° Céu do Sol: Almas dos grandes Teólogos, como Tomás de Aquino;
5° Céu de Marte: Almas que morreram na Terra por Cristo e pela Fé;
6° Céu do Planeta Júpiter: Espíritos de príncipes justos;
7° Céu de Saturno: Espíritos contemplativos;
8° Céu das Estrelas Fixas: Aonde Dante se depara com Cristo, Maria, divindades e CIA e é interrogado sobre suas virtudes e devaneios;
9°e ultimo céu: "Primo Mobile" Aonde era possível ver todos os outros céus assim como os anéis angelicais e a Divindade.
O livro termina quando nosso protagonista, já não acompanhado de Beatriz, se depara com três anéis, fazendo á alusão á santíssima trindade, o poeta sente seu corpo se transmutando, tal transmutação aqui interpretada já como a sua reencarnação.