Felipe 22/12/2013Uma jornada inesquecível ao infernoNão vou falar absolutamente nada sobre o livro somente aquele que irá ler poderá tirar suas conclusões. Apenas vou "facilitar" a compreensão da obra prima máxima da literatura escrita por Dante Alighieri.
Essa é a primeira parte do poema escrito pelo autor composto por: inferno, purgatório, e paraíso. E aqui chamo a atenção para a edição da editora Abril da qual tem 40 páginas dedicadas ao intenso trabalho de tradução. Mas para voce que vai ler pela primeira vez esse livro é preciso ter um certo conhecimento acerca da história da Grécia antiga e de Roma que são preponderantes na obra.
Resumidamente falando, há no livro uma certa influencia do que aconteceu na vida do autor, Dante é o principal personagem é guiado por Virgílio ao inferno por Beatriz. Ela foi um episódio marcante na vida do autor vista por ele como uma visão de "beatitude". De fato, muitos dos personagens que o leitor encontrará ao longo do poema foram conhecidos de Dante, inimigos para ser mais exato. A visão de Dante do inferno, apesar de chegar cheia de referencias históricas e alegóricas que nem sempre o leitor moderno domina, continua entusiasmando e influenciando.
Como já foi dito, a história se resume a de um poeta que pede auxílio de Virgílio, na vida real ele era poeta latino autor de "Eneida" que estava "no limbo", aparece enviado por Beatriz e lhe guia pelos nove círculos concentricos do inferno que compõem todos os tipos de homens: avarentos, irascíveis, traidores, suicidas, sodomitas, etc, e é por esse caminho que ele se depara com as paisagens terríveis jamais imaginadas por nenhum autor. Enfim basicamente é isso, mitologia e referencias pessoais e o poema é inteiramente composto em terça rima, exemplo ABA, 121, etc. Ah e lembre-se que se resolver arriscar a ler: "Deixais toda a esperança, vós que entrais"