Jules 24/11/2021
Viagem no tempo
A história é uma verdadeira viagem no tempo, quando nos damos conta a história já se desenrolou e estamos por findar.
.
.
A história é contada do ponto de vista de um dos convidados das reuniões dadas pelo homem que conhecemos pelo apelido de ?Viajante do Tempo?.
No decorrer da narrativa conhecemos a aventura que o nosso viajante se meteu. É contada com uma riqueza de detalhes as sensações que a viajem no tempo causou.
A chegada ao desconhecido ano de 802701 e com ele o encontro com divertidas criaturas que evoluíram da espécie humana, os Eloi e sua desventura com criaturas subterrâneas, também evoluídas da espécie humana, os Morlocks.
O viajante almeja encontrar uma sociedade evoluída e autocentrada, mas o que encontra são criaturas que amam o dia e temem a noite, criaturas que alcançaram um certo grau de evolução e regrediram. Vemos a dualidade da espécie humana, em como ela se dividiu.
Vemos o que a evolução de mundo capitalista, centrado no esforço social causou a espécie humana.Como as diferenças econômicas e sociais evoluíram de uma tal maneira que renegaram dos trabalhadores o sol, a luz, a superfície, transformando em uma espécie totalmente diferente uma das outras, o nosso viajante tenta desvendar os mistérios da evolução humana, mas sem grandes sucesso, apenas faz algumas deduções que a uma primeira vista parecem bastante plausíveis.
As conjecturas evolutivas, sociais e econômicas que o autor faz no decorrer da trama são fontes de grande exortação para o pensamento crítico.