Marcola. 23/08/2013
Um livro para guardar para eternidade
Mesmo sendo um assunto difícil Wells consegue fazer uma ótima introdução. A ideia da quarta dimensão e a possibilidade de viagem no tempo são muito bem explicadas e fazem você realmente acreditar que isso possa acontecer. Claro que como a viagem ocorre é pouco explicado, mas podemos intender isso. A ideia de fazer uma reunião com várias pessoas possibilitou que várias perguntas fossem feitas e respondidas tornando ainda mais clara a compreensão do assunto. O psicólogo, o médico, o jornalista e outros, tiraram dúvidas que eu também tinha.
Os dois primeiros capítulos além de explicarem sobre assunto servem como uma entrada maravilhosa para o prato principal, não consegui parar de ler até que o Viajante do Tempo colocasse sua máquina para funcionar.
O personagem desde o nome é envolto numa aura de mistério. Nada se sabe muito dele, ele não é a melhor pessoa do mundo, mas tem capacidade de realizar um feito incrível. E com o passar do tempo ele se mostra corajoso, perspicaz e sensível, sentindo muito a perda de sua parceira Weena.
Achei a viagem em si muito bem explicada, me senti junto na máquina assistindo as alternâncias de dia e noite cada vez mais aceleradas. É muito difícil descrever algo que não se vivenciou ou conhece, imagine algo que nem se sabe se é possível. Nestes casos é que vemos um grande autor. Outro ponto positivo de Wells é que ele “joga em todas”, ou seja, além de ser uma obra de ficção científica, as partes em que o personagem estava próximo ao Morlokcs era assustador, um suspense aos modos de Stephen King, além de uma jornada por uma terra desconhecida com uma descrição muito boa de um mundo futuro.Lembrou muito os livros do Júlio Verne que eu gosto muito. Sua ideia de conhecer o fim do mundo também foi fantástica. Senti uma melancolia uma certa tristeza ao ver nosso sol morrer. Acho que ele acertou em cheio na descrição dos humanos do futuro, a tendência é sermos cada vez mais mirrados, vejo isso todo dia com crianças e adolescentes que por causa de um desenvolvimento facial inadequado.
Para finalizar gostaria de recortar um trecho do livro que mostra como H.G. Wells era um visionário, um homem a frente de seu tempo. “... a Natureza mostra-se tímida e lenta em nossas mãos inábeis. Algum dia, tudo isso estará mais bem organizado; e cada vez mais. Essa é a direção da corrente, apesar dos redemoinhos. O mundo inteiro será instruído, inteligente e cooperativo. A Natureza será subjugada numa progressão cada vez mais veloz. Por fim reajustaremos o equilíbrio da vida animal e vegetal para que se adapte às necessidades humanas.” Excelente.