A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells




Resenhas - A Máquina do Tempo


815 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Luis.Gengibre 13/07/2020

Para onde vamos?
Este é o segundo livro que leio do autor. A maquina do tempo apresenta personagens de inicio pouco descritos, como o comum da literatura de época. O autor aprofunda o Viajante e sua jornada em um futuro muito distante, consolidando um gênero de grande estima para os fãs de ficção cientifica, ao mesmo tempo desenvolvendo um horror breve.

Gostei muito e espero ler mais obras de H. G. Wells
comentários(0)comente



Lucia101 09/07/2020

Apesar de adorar ficção científica e viagem no tempo, confesso que fui ler um livro com um certo receio. Fico feliz que o livro tenha me surpreendido positivamente.
comentários(0)comente



Larissa.Herbsthofe 19/03/2020

Será que o nosso futuro distante (mais de mil anos a frente) será bizarro, acredito que o autor tinha uma grande imaginação, já que talvez seja improvável a realização da viagem no tempo...
comentários(0)comente



Paula 20/07/2020

Excelente! Não esperava tanto do livro quando comecei a ler mas depois de um tempo não queria mais parar. Me surpreendeu!
comentários(0)comente



Kevin 18/09/2022

H.G. Wells foi um dos precursores da ficção científica e este livro foi um dos primeiros que o escritor publicou. Além disso, é importante salientar que o autor possuía um viés político para uma esquerda socialista e isso acaba influenciando suas obras.

Sobre o livro, A Máquina do Tempo, achei a ideia e intenção do autor muito interessante, porém não gostei muito do desenvolvimento da história, com personagens pouco empolgantes. Porém ao decorrer da obra percebi que o autor foca mais na ideologia por trás da história do que pela história em si. Então, acho que o livro se torna mais interessante nessa perspectiva.

Sendo assim, sem querer dar muito spoiler, o autor utiliza a ideia de viagem no tempo para tentar fazer uma abordagem de como será a humanidade no futuro. Tanto na perspectiva ambiental do planeta, quanto na evolução biológica da espécie (é percebido uma influência da seleção natural de Darwin que era muito recente na época de publicação da obra, 1895), mas principalmente em relação divisão de classes sociais. Assim, é interessante observar as ideias de como possivelmente uma sociedade capitalista ou socialista poderiam influenciar o futuro da humanidade e do planeta.

-

"O vigor é o produto da necessidade; a segurança é um convite ao enfraquecimento".
comentários(0)comente



LaAs183 07/07/2020

"Não há inteligência onde não há mudanças nem necessidade de mudanças."
comentários(0)comente



Adelson 14/03/2024

Pode ser facilmente um episódio de Doutor Who
Gosto de livros antigos onde os autores não perdem tempo falando nome, sobrenome ou da onde veio tal figurante. Aqui Wells coloca: Médico, psicológico, editor, jornalista e Viajante do tempo.
E nosso querido viajante do tempo diz como foi suas aventuras com Elois e Morloks, cabe aos ouvintes acreditarem ou não na sua narrativa.
comentários(0)comente



Rodrigo.Xavier 07/02/2020

Atemporaliedade de H. G. Wells
Mesmo sendo publicado em 1895, mais de um século atrás, H. G. Wells não fica ultrapassado.
Embora curto (cerca de 100 páginas), o livro propicia ao leitor diversos prazerosos momentos, as maravilhas, mistérios e temores sobre a Terra eras à frente da nossa.
Com as elocubrações e deduções do protagonista, através de cada descoberta do futuro é possível entender mais como ele encara as desavenças de seu presente, que rapidamente podem ser vistas em nosso presente, mesmo após mais de um século.
Além disso, através da narrativa emocionante do viajante do tempo ele nos leva a refletir sobre quão efêmero e único é o mundo e a vida que conhecemos.
Uma curta e excelente leitura, para se ler em uma tarde e ficar dias e mais dias se pensando.
comentários(0)comente



j.essicasampaio 16/08/2020

Previsões
Considerada uma das primeiras obras a explorar a temática distópica na literatura, "A máquina do tempo" faz, ainda no século XIX, suposições acerca do futuro da humanidade caso a sociedade insista em um processo de constante exploração e desumanização de uma parte de seu próprio povo em detrimento do conforto e da comodidade da outra parte.
comentários(0)comente



DBC Jampa (@dbcjampa) 28/08/2020

Favorito
Este é um dos meus livros favoritos na vida. Conheci por acaso e foi um dos mais felizes. Pós-Apocalíptico? Distopia? Utopia negativa? São as muitas questões levantadas na obra, debates socialistas, até marxistas, é incrível o pode que H. G. Wells tinha com as palavras. Um mestre das narrativas leves e empolgantes.

Este é o livro que redefiniu as viagens no tempo. Pela primeira vez na literatura, uma obra trouxe uma máquina de viajar no tempo, controlada pelo viajante (antes isso ocorria através de poções mágicas, sonhos e outros).

Wells deixou uma incrível marca no mundo e é um orgulho estar entre as estudiosas de sua obra. ??
comentários(0)comente



aarmelim 27/06/2020

Livro sobre viagem no tempo mas com reflexões interessantes
"Eu vinha desta nossa época, de pujante maturidade da raça humana, em que o Medo não nos paralisa e o mistério perdeu os seus terrores"

Até que ponto somos realmente maduros? Até que ponto o futuro sera melhor ou pior se nos mantermos nesse ritmo e nesse tipo de "evolução"?Os de cima sao realmente melhores? Por que perderemos nossas forças e inteligências? Qual a importância de mantermos livros e museus em nossa sociedade? Ou só precisamos mesmo é de ferramentas? Só alguns devaneios e reflexões que esse livro me trouxe e compartilho como resenha.

Ótimo livro considerando a época em que foi escrito. E Rapido de ler.
comentários(0)comente



livrodebolso 14/10/2019

Mais um romance onde o autor introduz um tema na ficção: antes de criar a ideia de invasão alienígena, em A Guerra dos Mundos (resenhado na #LeiaSciFi do ano passado), Wells já era o pioneiro dos livros de viagem no tempo.
Aqui, um inventor percebe que se deslocar na dimensão temporal é tão fácil quanto na espacial, e convence seus colegas com uma narrativa (perfeitamente) detalhada de sua viagem para o futuro e do que lá encontrou.
Pouco se preocupa em explicar como funciona a Máquina, o que nos poupa de excessos muito recorrentes na obra de Verne, por exemplo (que eu amo, mas é cansativo). Na verdade, o prefácio de A Guerra dos Mundos nos apresenta o que de melhor se encontra nas obras de Wells: quando ele quer contar uma aventura sobre determinado tema, é apenas sobre isso que ele escreve. Não há poção mágica no meio de uma guerra interplanetária, ou viagem no tempo saída de uma ilha assombrosa; apenas um assunto, brilhantemente explorado.
No futuro no qual o Viajante do Tempo vai parar, a humanidade está mudada. Os seres humanos são baixos e animalescos, na superfície vegetarianos, no subsolo, carnívoros e monstruosos. Não apenas a aventura é o foco, mas um estudo antropológico comparativo entre a sociedade da época do autor e da distopia por ele imaginada. Sim! A Máquina do Tempo também é uma distopia.
É notável a contribuição das obras de Wells para a ficção científica, considerado o pai dela, junto de Mary Shelley, a mãe. Enquanto lia, lembrei-me de O Planeta dos Macacos e o final mais impactante de todos, que encontrou um parceiro em minha lista de "últimas frases mais angustiantes da literatura".
comentários(0)comente



Joo 25/11/2023

Bom para passar o tempo!
Bom, não é lá essas coisas, não é uma estória com um grande impacto. É só...bom? Sim. Apenas um viajante do tempo contando a sua breve história sobre sua viagem no tempo e uma pequena aventura para um grupo pequeno de pessoas. No começo é bem interessante, muito! Mas quando o viajante começa a contar a sua história, não tem algo que eu, particularmente não achei graaande, é só uma boa história. Tem umas partes que são reflexões do viajante e questionamentos, que são bastante interessantes e que realmente pode nos fazer refletir....
comentários(0)comente



Arthur Peixoto 23/11/2023

Nada empolgante...
O livro traz a história de um homem que constrói uma máquina do tempo, após se aventurar no futuro, retorna para narrar suas histórias para alguns convidados. Achei o livro chato e sem muita empolgação. O autor tenta criar uma tensão e um suspense a cada capítulo, porém os questionamentos filosóficos recorrentes do personagem acabam ficando maçantes. Realmente, não sou fã do H. G. Wells.
comentários(0)comente



Flôr 31/03/2020

Leitura arrastada... Achei que a escolha do autor por termos rebuscados faz uma quebra no ritmo de leitura. O enredo é bom, deve ter sido incrível a época... Mas não me fez desejar ler os demais, apesar de ter "Guerra dos mundos" me esperando aqui.
comentários(0)comente



815 encontrados | exibindo 346 a 361
24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR