spoiler visualizarRemylle Alves 24/10/2024
As consequências do avanço tecnológico
O livro é um marco na ficção científica do século XIX ao abordar o conceito de uma máquina do tempo como meio de viajar através do tempo, em contraste com as ideias anteriores de viagens por sonhos ou portais.
A história é direta e objetiva, sem um desenvolvimento profundo dos personagens. Acompanhamos o Viajante em sua jornada ao futuro, onde ele descobre uma civilização distinta da nossa, sem doenças, família, propriedade, crenças, fome ou miséria ? detalhes que prefiro não revelar para não estragar a leitura. A partir dessa exploração, o autor levanta reflexões filosóficas e políticas sobre o futuro da humanidade, enfatizando o comodismo em uma era que parece não ter problemas a serem resolvidos, ao menos do ponto de vista do protagonista no início de sua jornada.
O livro é fluido e evita divagações desnecessárias, mas transmite uma visão pessimista sobre o desenvolvimento humano. Apesar de suas reflexões serem breves devido ao tamanho da obra, elas instigam o leitor a considerar os vários caminhos que a humanidade pode seguir.