ellen s 29/07/2022
você foi o meu ponto de luz em meio a escuridão
Primeiramente sejam bem-vindos a mais uma resenha e segundo, tenho pontos importantes a ressaltar antes de você prosseguir.
O garoto do cachecol vermelho é um livro onde muitas pessoas acabam avaliando a obra de uma forma negativa graças a personalidade e posicionamento de Melissa Garcia, mas é aqui que entra um grande ponto, Melissa é sim a personagem principal que tem o nariz empinado, que é arrogante, ignorante, se acha melhor que muitos, preconceituosa, racista e capacitista em um certo nível (reuni tudo de ruim aqui né) mas em momentos algum isso foi a opinião da autora, é apenas um ideal que ela criou para que pudesse desenvolver a trama e os personagens (o que foi uma jogada de mestre). Tem algumas situações em que são realmente preconceituosas e impossível de engolir e passar batido, são situações que realmente dão ânsia e você pensa "por favor, me diga que ela não acabou de falar isso". Mas a autora deixou claro que a ideia era esta, criar uma personagem que ela pudesse mudar/transformar e mostrar isso ao leitor. É até mesmo uma forma de você colocar representatividade sobre o assunto, mostrar que tal situação é extremamente errada. Sim você vai odiar a Mel durante muito tempo mas eu juro que todo esse processo compensa!
Claro que você tem todo o seu direito de não gostar do livro, mas você já começou ele (muito provavelmente) sabendo que ela seria uma completa mimada e desprezível, ou pelo menos acabou de descobrir ou irá se dar conta deste detalhe (se ninguém te avisou igual foi o meu caso, parabéns estou te passando o recado e agora meu caro, tenha a santa paciência e tolere essa menina), tudo isso faz parte do desenvolvimento da trama então não adianta dizer "que o início estragou o final" ou "o livro poderia ter sido bem melhor se não tivesse aquele início".
A maneira como a autora fez a Mel mudar de uma maneira sutil ao decorrer do livro foi incrível, é como carregar tijolo por tijolo e construir uma casa. A escrita da Ana Brandão me pegou de jeito, é uma escrita incrível onde mesmo tendo uma protagonista que eu xinguei do início ao fim, não me deu vontade de largar o livro hora alguma.
Este livro não é apenas um romance, é construção, é evolução, é superação, demonstração de amor entre pessoas em geral!
Achei super legal como a Ana Brandão conseguiu construir perfeitamente personagens que são completos polos opostos (quem disse que os opostos não se atraem hein). É incrível e gratificante ver como o Dani trouxe alegria pra vida da Mel e como ele ajudou em cada pedacinho que precisava passar por uma evolução.
Inclusive este não é mais um clichê onde "ele vai mudar a vida dela", ao contrário disto, Daniel foi a alavanca que Melissa precisava, ele foi o apoio e o ponto de luz que ela precisava e nem sabia, toda a evolução foi completamente por parte dela e para ela, ele apenas chegou pra mostrar o lado bom da vida e abrir os olhos dela.
A história me surpreendeu e me envolveu muito mais do que eu realmente esperava. Não esperava pelas lágrimas e o sofrimento que estavam por vir.
Enfim,
apenas tentem dar uma chance para este aqui!!
p.s. obra nacional galerinha