Coração de Onça (Clássicos Ilustrados)

Coração de Onça (Clássicos Ilustrados) Ofélia Fontes
Narbal Fontes




Resenhas - Coração de Onça


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


02LucasSantos 15/09/2024

"Andarei mil léguas no mundo com tua imagem no coração."
A aventura do bandeirante Pumasonco se assemelha muito às histórias que nossos avós nos contavam ? repleta de romance e violência, difícil de acreditar em algumas partes mas também extremamente antiquada. Apesar do final não ter envelhecido bem, a narrativa retrata de forma interessante o ciclo do metal, com direito à muita cultura castelhana.
comentários(0)comente



Mutante X 27/02/2024

História de bandeirante
Um dos cinco livros que inaugurou a consagrada Série Vaga-Lume em 1973, Coração de Onça narra a história de Antonio Castanho, um jovem que, depois de ser rejeitado pela mulher que amava, decide sair da região onde morava e se aventurar numa bandeira com o pai e os irmãos, em busca de tesouros escondidos. Dessa forma, a realidade do Brasil dos primeiros séculos é romanceada de forma fictícia para os jovens numa aventura empolgante e cheia de reviravoltas. É interessante notar o linguajar rico daqueles tempos e a cultura que escravizava índios e os considerava inferiores e também a própria submissão destes aos homens brancos em troca de alguns poucos benefícios. Acompanhamos o amadurecimento do protagonista e sua transformação de jovem apaixonado e cheio de sonhos em um grande e valente colonizador. Uma aventura bacana que traz um retrato do Brasil nascente.

site: http://mutantexis.wordpress.com
comentários(0)comente



Tassia.Hinojosa 12/12/2023

Gostei
O livro é bom para quem gosta de autores e histórias brasileiras. Esse ainda, remota a antiguidade que inclusive, é super bem retratado.

Não é uma leitura para todos; achei um pouco mais difícil a linguagem, mas para quem tem certa afinidade a esse tipo de leitura pode ir sem medo.

Eu reli ele por ser da minha infância.
Detalhe: foi bem despretensioso e eu gostei muito.
comentários(0)comente



oariellucas 25/07/2023

É um livro que tem muita aventura, e é bem fluido e rápido de ler apesar de ser num português mais antigo. Posso afirmar que gostei de 80% do livro e estava sempre ansioso para saber os próximos passos da aventura, mas o final com um casamento bem estranho envolvendo pedofilia e incesto me quebrou muito, puts. Não rola de romantizar isso. Entendo que em uma época onde as mulheres mal poderiam escolher seus maridos era recorrente de se acontecer coisas assim mas realmente fez cair a qualidade do livro pra mim.
comentários(0)comente



Izadora 22/02/2023

Bacana
Não sou muito fã de livros antigos então não me agradou muito, mas senti uma grande nostalgia ao ler novamente um livro da coleção vagalumes (foram minha infância)
comentários(0)comente



Netto.Fabricio 01/12/2022

No tempo dos Bandeirantes, o jovem Antônio castanho sofre uma decepção amorosa ao ser rejeitado por Luzia. Com o coração partido, Antonio, o coração de onça, decide partir em busca de riqueza e aventura com a bandeira que pretende descobrir, em meio aos perigos e segredos das matas selvagens do Brasil colonial, as lendárias Minas de Potosí.
comentários(0)comente



Yago 28/07/2022

Uma história sobre coragem e perseverança.
A história é bem simples e boa, com um personagem que está sempre em um grande teste por autonomia em busca da auto aceitação. Com uma temática antiga sobre a caça aos índios feita pelos bandeirantes em 1600 o livro mostra lindas paisagens e cenas de ações bem legais buscando a atenção do leitor como uma novela de época.

Vale a leitura.
comentários(0)comente



Samira 25/06/2022

Cultura e história que se misturam
Leitura inédita de mais essa publicação da série vaga-lume amei a forma com que a história foi construída tanto com o romance platônico entre o Antônio e a Luzia e sem dúvida destaque especial para todas as informações sobre a história dos bandeirantes que pouco se vê ser falado em alguma publicação além da viagem por vários cenários tanto no nosso país como em outros pontos da América.
comentários(0)comente



MarciaCannecchia 10/12/2021

Ah, gostei
Livro de 1973 mas a edição de 1983. Adorei. Antes de tudo, coração de Onça é uma história de amor.
Não gostei de saber de algumas coisas sobre os bandeirantes, mas era aquilo de se fazia em 1600: desbravamento.
Mas me encantei com as aventuras, com a caminho que já conhecemos, Parnaíba, Sorocaba, Porto Feliz e por ali foi até Mato Grosso de Goiás e depois Potosi.
Valeu a pena.
Adeus coração de onça.
comentários(0)comente



Evelize Volpi 07/11/2021

Projeto Relendo os livros da Coleção Vagalume.
Este livro fala da população brasileira do tempo das bandeiras.
Do amor de um homem e sua fuga por não ficar com a mulher amada.
Final surpreendente.
comentários(0)comente



Tatá 23/06/2021

Pumasonco
"?Andarei mil léguas no mundo com tua imagem no coração?. "

"Se lhe fosse possível odiar a quem amava, ele a odiaria...
"

"Era uma cena impressionante aquela: num
mísero rancho do sertão desolado, um moribundo armava
cavaleiro o seu filho mais moço!"

"Ora, a boa sorte é mais difícil de ocultar que a má fortuna...
"

"Aprendera a arte
dificílima de encarar os fatos como são realmente."

"Estavam presos um ao outro por laços
que só o perigo, a aventura e o sacrifício sabem tramar. "

"Como o tempo transforma
o sentido dos vocábulos e o coração das criaturas!... Agora achava
graça naquilo que fora o pesadelo de sua vida!"

*Spoiler*
.
.
.
.
.
.
*Só não gostei da morte da Luzia e ele se apaixonar pela filha dela. No mais, é um excelente livro.
comentários(0)comente



Luan 17/04/2021

Uma história bem diferente e diversificada tematicamente. O livro serve como esboço, ainda que superficial, do Brasil colônia e expõe um visão selvagem e hostil do indígena sob o olhar dos bandeirantes, estes tratados - não só aqui, mas historicamente - como heróis. Apesar disso, essa obra pode servir como livro paradidático e gerar questionamentos interessantes.
comentários(0)comente



Daniele.Couto 13/12/2020

Esse livro fez parte da minha jornada inicial como leitora, li esse livro há uns vinte anos e agora relendo achei tão cativante quanto me lembrava.
comentários(0)comente



Tayla Christie 13/06/2020

Interessante
Não direi que gostei pois seria mentira, mas é importante ler estórias sobre a história da época.

Apesar de ser muito bem escrito, a escrita é pesada com muita descrição das expediçoes e seus pormenores.

Leia! Ao menos para saber um pouco do marco histórico que o livro traz com relação aos bandeirantes e ao ciclo do metal.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR