Bruna 09/06/2021
TODOS AQUI DESEJARIAM SER BIBLIOTECÁRIOS DA BIBLIOTECA INVISÍVEL
Acho que posso falar que 100% dos participantes desta comunidade gostariam de ser bibliotecários da biblioteca invisível, ou seja, ter acesso a todos os livros já escritos pela humanidade (desde os comuns até os mais raros), possuir habilidades físicas e psicológicas para rouba-los e ser imortal dentro da biblioteca. Estou errada?
Genevieve Cogman cria a profissão que nós, meros humanos apaixonados por leitura, desejaríamos ter.
Neste primeiro livro da série nos é apresentado a bibliotecária Irene e sua forma de conseguir os livros para a Biblioteca. A autora em poucas páginas consegue já passar para o leitor quem é a personagem, seus sentimentos, sua forma de agir e seu comprometimento com a Biblioteca.
Em pouco tempo descobre-se como a Biblioteca funciona e o motivo dela existir. Somos levados para diferentes mundos, em diferentes épocas em buscas de livros raros e diferentes.
Conhecemos o novo aprendiz de Irene, Kai, é impossível não gostar do seu jeito por completo, ele é tão bem descrito que é quase possível escutar sua voz. Além, seu ar misterioso e atrevido é interessante.
Ao ser enviada para uma Londres alternativa (infestada pelo Caos) em busca de um livro especifica, encontramos uma parceira verdadeira, a apresentação dos feéricos e suas características. Descobrimos aos poucos quem são os vilões e suas motivações, vez que a autora não apresentaria apenas um vilão/anti-herói para Irene e Kai (e um amigo novo).
A autora nunca joga fatos ou descrições desnecessárias, sempre são contadas aos poucos respeitando o tempo da história e são sempre necessários seja para incluir o leitor no livro seja para dar mais para o enredo principal.
O desenvolvimento dos personagens e do enredo é impecável. A autora é capaz de manipular o leitor e fazer sentir os alívios e os desesperos dos personagens. Em muitos momentos é impossível "ler só mais um capítulo".
Tornou-se um livro diferente pela sua quantidade de detalhes, seus mistérios, seus atos inacreditáveis de crueldade e de comprometimento e seus personagens cativantes e apaixonantes.
Nota geral: 9,5/10
Enredo: 9,8/10
Personagens: 10/10
Final: 9