Ana 18/10/2020
Ao terminar este livro, fiquei pensando porque estava tão incomodado com ele. Quer dizer, eu não esperava uma experiência de mudança de vida com essa leitura, mas mesmo assim... Dai eu percebi 💡: este livro não tem enredo!!! O "enredo" gira em torno da interação entre dois personagens principais e é isso. Há a perspectiva de promoção no emprego e a competição a respeito, mas a escritora simplesmente não expandiu isso.
Não é um livro ruim... é só vazio? Em vez de desenvolver seu relacionamento em torno da competição e desenhar seus personagens a partir desse ponto, ela opta por gastar páginas e mais páginas nos contando como Joshua é "grande" e como a pequena Lucy é "pequena".
Joshua é alto, musculoso, bonito e incrivelmente gostoso e tem músculos realmente grandes e um tanquinho perfeito e assim por diante. Eu sou bem ok com descrições repetitivas porque às vezes o autor /precisa/ reafirmar o ponto que ele está defendendo, mas aqui foi muito cansativo ler repetidamente o quão gostoso Josh é. Sério, não estou brincando, a gente vê o livro do ponto de vista da Lucy, então ela repete constantemente o quão lindo ele é, o quão gostoso, o quão grande ele é em contraste com ela. Depois de um tempo parece apenas uma escrita preguiçosa.
E a personalidade de Joshua, oh boy.
** SPOILER** [Eu não entendo o que ela estava tentando fazer aqui, é mencionado que ele é tímido e age como um idiota como um mecanismo de defesa, e eu poderia viver com isso, mas por que ele é tão RUIM com a Lucy quando na verdade ele tinha um crush nela? Acho muito infantil ler que ele é arrogante e tal com ela porque ele quer chamar a sua atenção.Quantos anos eles tem? Doze? A maneira como Joshua fala contra "Nice guys" é simplesmente desconcertante. Bem, desculpe-me por querer alguém que não me trate como lixo e leve em consideração meus sentimentos. Josh é do tipo ciumento, e chegou a pegar o telefone de Lucy e desligar na cara do outro cara com quem ela está falando. Deus, isso me trouxe tantas bandeiras vermelhas. Mas no final é tudo okay porque Josh tem alguns daddy issues, certo? E no fundo, no fundo ele é um cara legal. Bem, certamente, não para mim.] **FIM DO SPOILER**
Eu estava esperando uma slow-burn, mas não é o caso aqui, o que é ok, eu acho, mas o desperdício de uma trama de verdade aqui...
Para finalizar eu só queria dizer que a escritora colocou quase todas as cenas de romcom clichê no livro. Sério, desde brigar em um depósito até “ai meu Deus eles vão ter que dividir a cama” está aqui. Fiquei quase desapontada que eles não tiveram um grande beijo romântico angustiado na chuva, honestamente.
Ler este livro foi uma experiência engraçada e constrangedora, e acho que não vou ler novamente, mas este livro me fez companhia em algumas noites de insônia, então tem seus méritos. Eu também li este livro enquanto lia outros livros com algumas coisas pesadas, então foi uma mudança de cenário bem-vinda. The hating game é leve bem leve e se você quiser ler algo que irá distraí-lo, acho que seria uma boa escolha para ler.
Além disso, como eu li em inglês, acho legal mencionar que é um bom livro para praticar o inglês. O vocabulário era fácil, com algumas palavras que tive que procurar o significado. É um livro de trezentas páginas, mas é totalmente administrável se você estiver pelo menos no nível intermediário.