Pedro Ferraz Araújo 13/05/2024
Resenha - Arco "Treinamento da Escola Tartaruga"
Esse “mini arco” é incrível! A evolução narrativa é notável. Como um arco de transição, faz muito bem o trabalho de mudar o foco da história e seus temas, saindo um pouco do gênero de aventura e centrando no gênero de artes marciais – sem nunca perder o foco principal na comédia.
Os personagens, novos ou antigos, são ótimos. Mestre Kame, que só tinha aparecida duas vezes até então, é muito engraçado e divertido (apesar de, sim, ter muitas piadas questionáveis). Kulilin é muito carismático, sendo introduzido como rival mal-encarado para logo se tornar um grande aliada e verdadeiro amigo do Goku. Lunch é uma personagem muito divertida e que proporciona alguns momentos bem inesperados. Goku, por sua vez, continua sendo um protagonista incrível, tendo seus momentos engraçados, fofos e entusiasmantes na medida certa. Destaco que o Goku criança é um dos melhores protagonistas que já vi, pois esbanja carisma de forma tão magnética que, mesmo com tantos personagens surgindo ao longo de toda obra, nunca perdeu o interesse do público.
O foco no treinamento de Goku e Kulilin com Mestre Kame é fantástico. É muito divertido e entusiasmante ver os desafios que enfrentam e o quão fortes ficam ao final. Tão é muito bom ver as relações se desenvolvendo tão naturalmente, tanto entre os alunos quanto com o mestre. Os momentos que vão além do treino, em que os quatro moradores da Casa do Kame interagem, também são muito bons e trazem momentos muito engraçados e leves, como a cena do jantar em que todos tem dor de barriga, menos Goku.
Adoro esse mini arco, e a sacada de criar a expectativa para o 21º Torneio de Artes Marciais faz com que a curiosidade fique sempre alta.