Claudio 05/10/2020
Mente e Coração
Este livro de Malcolm Jeeves aborda assuntos relacionados a ciência e a fé cristã. Sua abordagem para o tema, parte da premissa de essas duas categorias não são antagônicas entre si, pelo contrário, podem inclusive se complementar onde haja espaço para tanto.
Jeeves é professor emérito de psicologia na Escócia com atuações no campo da neuropsicologia. Para apresentar seus argumentos, o autor desenvolve um diálogo com um aluno imaginário. Mas deixa claro que apenas o diálogo é fantasioso, pois seu conteúdo é resultado da interação com seus alunos, seja nas aulas ministradas, nas cartas ou e-mail recebidos por ele, as quais demonstram um interesse profundo em entender a ciência sem perder a fé.
O livro é dividido em 19 capítulos, bem organizados que abrangem áreas como a psicologia, neurociência e a teologia. Trabalha assuntos como a psicologia e a natureza da alma, a consciência humana, determinismo e livre-arbítrio. Interessante quando o autor fala da psicologia evolutiva e a pergunta que se faz: o que nos faz humanos?
Um aspecto importante de sua obra é o diálogo entre a espiritualidade, mais especificamente a cristã, e a ciência, onde cada uma encontra espaço no campo das ideias e dos relacionamentos para poderem viver em harmonia. Para Jeeves, reconhecendo-se ou não, todo homem trás consigo a Imago Dei, o que faz com que o Ser busque a transcendência, de uma maneira ou de outra.
site: https://operegrino.tumblr.com/post/631189702719979520/resenha-mentes-c%C3%A9rebros