A psicologia e, especialmente, a neuropsicologia podem ser algo assustador para os cristãos. Por isso, algumas vezes somos tentados a limitar a relação entre fé e psicologia a temas relativamente fáceis, que não respondem às novas perguntas da ciência contemporânea nem aos dilemas mais profundos da vida cristã.
A partir de um diálogo entre o autor – notável professor e pesquisador – e um aluno, Mentes, Cérebros, Almas e Deuses responde às mais diferentes questões sobre temas como: o determinismo e o livre-arbítrio, a existência do “gene de Deus”, o efeito placebo das religiões, a existência da alma, aquilo que nos torna humanos, entre outros. São dúvidas reais, algumas simples, outras nem tanto, que para muitos ameaçam a fé cristã e a compreensão das Escrituras.
Para Malcolm Jeeves, os cristãos não precisam escolher entre a neurociência e a teologia, ou entre o rigor intelectual e a vida cristã, muito menos encarar a psicologia como um ataque à fé. Existe um caminho a ser trilhado – o caminho da integração e da compreensão da verdade em níveis mais profundos.
Religião e Espiritualidade