glasswalk3r 26/07/2017Útil mas tediosoO livro tem lá sua utilidade, já que abordagens de padrões de projeto com linguagens interpretadas não é exatamente algo comum.
Dito isto, o livro tem suas escorregadas.
O autor trata cada capítulo como um relatório técnico: primeiro ele faz uma introdução onde explica o que é o padrão, para que serve, o que você deve esperar (incluindo menções sobre exemplos de código em Python 3.5 e diagramas UML), prós e contras e FAQs.
No final do capítulo ele vai repetir exatamente tudo o que foi dito na introdução, item por item.
Depois do segundo capítulo isso fica tedioso, você pode pular esses trechos sem o menor prejuízo. O livro tem 11 capítulos.
O autor também não é muito competente com o texto de uma forma geral: ele escreve de forma repetitiva e monótona. Nos capítulos finais tenta ficar um pouco mais informal, mas o resultado é duvidoso.
Quanto ao aspecto técnico técnico, à despeito das menções sobre código Python 3.5, alguns exemplos claramente mostram código usando sintaxe de Python 2.7 para o "novo" modo de usar OOP.
A tradução, apesar de não estar incorreta, também ficou aquém do que geralmente a Novatec oferece: ou se traduz o código do inglês (os nomes que não são palavras reservadas da linguagem de programação) ou se mantem os originais. O que não dá é para fazer uma mistura das duas coisas.
site:
http://novatec.com.br